TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da Informação e comunicação: novos paradigmas educacionais

Por:   •  9/7/2018  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

STANKIEVICZ, Ana Cristina Lass. Tecnologia da informação e comunicação: novos paradigmas educacionais. Disponível em: <http://www.abed.org.br/anais>.

Acesso em: 28 maio 2018.

O objeto desta resenha é um artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em formação docente e orientadores acadêmicos em EAD do Centro Universitário Internacional (UNINTER). A autora Ana Cristina Lass Stankievicz é Psicóloga e Docente no Centro Universitário Campos Andrade em Curitiba/PR (informações coletadas através da plataforma Lattes em 28/05/2018).

Visando analisar como a tecnologia de informação e comunicação contribui para a produção do conhecimento na Educação a Distância, a autora investigou as teorias que abordam novos paradigmas educacionais que colaboram para o aperfeiçoamento da educação nesta modalidade. Este trabalho tem sua importância na medida em que se voltou para um fenômeno que vem ganhando força nos últimos anos, a educação à distância, e apresentou uma nova visão acerca das possibilidades de aplicação dos recursos tecnológicos de informação e comunicação como forma de integrar o processo de ensino-aprendizagem que ocorre no ambiente educacional. A sociedade moderna, denominada de sociedade do conhecimento, vê na tecnologia uma forma de influenciar a gestão do conhecimento, maximizando a transferência de informações entre os indivíduos e as disponibilizando ao maior número de pessoas possíveis através da democratização da informação. Compreendendo então o papel das tecnologias, e que elas exercem um papel fundamental na difusão do conhecimento no ambiente educacional, observa-se uma tendência de usá-las como instrumentos de aprendizagem através de uma nova proposta que moderniza a prática educativa. O professor, visto como mediador do processo de aprendizagem, precisa conferir significado aquela informação que ele transmite, e aliar este processo ao uso de uma tecnologia torna-o mais atraente. Quando se fala em educação a distância é preciso pensar ferramentas que coloquem o aluno em posição ativa quanto a construção do conhecimento. Portanto, a interação em um ambiente EAD deve propiciar interatividade, e a autora apresenta formas de se atingir essa finalidade. Ela cita como exemplos a aprendizagem multimídia, por meio de chats e fóruns, ambientes virtuais para interação simultânea e a utilização de hardwares e softwares que facilitam a troca de informações, consequentemente ampliando a interação entre aluno e professor. Portanto, a leitura do artigo em questão é de grande recomendação para estudantes do nível superior, por apresentar uma visão panorâmica dos recursos de tecnologia da informação e comunicação. Sua leitura serve ainda para proporcionar ao aluno da disciplina de Comunicação e Expressão a noção da importância de aliar tecnologias ao processo de comunicação no exercício de sua profissão.

Atualização 29/05/2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com