TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ano que meus pais saíram de férias

Por:   •  5/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA-BACHARELADO

O ANO QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS

MACEIÓ-AL

2019

FICHA DE ANÁLISE DE UM FILME

•     Filme: O ano que meus pais saíram de férias

•     Diretor: Cao Hamburger

•     Roteirista: Cao Hamburger, Caio Gullane e Fabiano Gullane

•     Música:  Beto Villares

•     Ano: 2006

Análise do filme  

O ano em que meus pais saíram de férias, Diretor: Cao Hamburger, Produção: Cao Hamburger Caio Gullane e Fabiano Gullane, local: São Paulo, Produtora: Gullane Filmes e Caos produções cinematográficas, miravista, globo filmes, 2006.

Síntese

 O filme se passa na década de 70, época do regime militar, mais precisamente no ano da copa do Brasil.  Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro estavam sendo perseguidos, especialmente seu pai Daniel Stein, pela ditadura por conta das suas posições políticas, o que os fez "saírem de férias" na visão de Mauro, enquanto que na verdade eles estavam fugindo. Devido a essa situação seus pais o deixam na casa de seu avô, num bairro judeu. No dia em que Mauro chega à casa de seu avô, ele havia acabado de falecer, sendo Mauro então acolhido por um judeu chamado Scholomo que era vizinho do seu avô. Enquanto o menino procura se adaptar à nova vida no bairro tão diferente do que ele era acostumado, o filme demonstra sutilmente o clima de tensão da época e a grande importância da copa para as pessoas. No desenvolver da história o protagonista começa a perceber a ausência de seus pais, que haviam prometido que retornaria na copa, ele começa então a notar as prisões feitas na universidade e ajuda um refugiado, amigo de seu pai, a se esconder. Nesse mesmo período o judeu Scholomo é preso para ser interrogado, fazendo com que ele comece a perceber mais a situação. O Brasil é tricampeão, todos comemoram e é nessa época que sua mãe retorna para buscá-lo, seu pai, entretanto, não retorna com ela. Ao final do filme, ele conta que foram exilados, sem, porém, entender o real significado da palavra.

Destacar e comentar personagens centrais: - O pequeno Mauro, garoto de 12 anos apaixonado por futebol. Só que a ansiedade pela estreia da seleção dá lugar a uma espera triste e angustiada por um telefonema dos pais, que são obrigados a ‘sair de férias’ repentinamente, deixando o menino aos cuidados do avô paterno. - O vizinho do avô, Shlomo, um judeu idoso solitário que não sabe muito bem o que fazer com uma criança. O choque de culturas e hábitos é incômodo para os dois, mas ambos acabam se adaptando e desenvolvem uma bonita relação. Enquanto aguarda um contato dos pais, Mauro conhece outros moradores do bairro, faz amizade com as crianças, se apaixona platonicamente pela atendente da lanchonete e vivencia toda a emoção da Copa. - Hannah, a única menina da turma, que sempre esteve ao seu lado desde sua chegada no prédio do bairro Bom Retiro, em São Paulo, ela se sensibiliza com Mauro e vai se mostrando solidária com ele, até irem construindo a amizade, fruto de uma escolha, neste caso.

Selecionar e analisar uma seqüência: Quando o menino tem as esperanças frustradas com o primeiro jogo da Copa, em que os pais não aparecem, ele se revolta, perde um pouco as esperanças, e começa então mais a descobrir o bairro. Entretanto, sempre é feita a relação com o interno e o externo, com o exílio e a liberdade. Em uma cena em que o menino joga bola com as outras crianças do bairro, ele enxerga um carro igual ao do seu pai, se distrai no jogo, o que acaba provocando uma confusão entre os times. Enquanto Mauro corre atrás da sua liberdade, atrás do carro, na composição da cena está um muro com a palavra liberdade. Vendo que não é seu pai, o menino desiludido volta para casa.

Sublinhar aspectos audiovisuais: Cada plano parece grávido do plano anterior e ecoa no plano seguinte. Uma estrutura musical, orquestrada com mão de mestre por Cao Hamburger, que nos oferece narrativas que acreditam na força expressiva do silêncio, dos espaços em branco que devem ser completados pelo espectador. A narração chega à causar nostalgia quanto a diversão da época.  

 Destacar e analisar valores e ideias: Cao Hamburger realiza uma obra em que aborda a ditadura através dos olhos de uma criança, retratando a amizade, as diferenças entre culturas, escolhas e amadurecimento. Abordando um pedaço da história do Brasil realizando uma autocrítica, realizando uma analogia com a história de Moisés e mostra o amadurecimento de uma criança no meio daquela loucura. Trazendo o futebol como pano de fundo, mostrando que enquanto milhares de pessoas fugiam, apanhavam, eram mortas por tentarem mudar a situação política do país, outros milhares pareciam desconhecer o que se passava, hipnotizados pelo campeonato mundial. A decisão do próprio Mauro, de ser goleiro, é emblemática: ele é aquele que fica a maior parte do tempo sozinho, observando o que se passa ao redor e tentando entender o que estava acontecendo ao seu redor, enquanto espera pelo pior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (260.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com