TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da educação

Por:   •  27/5/2017  •  Dissertação  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

O papel da educação

        Sabemos que o papel do educador é ensinar, mas para saber como e o que ensinar é necessário nos aprofundarmos no assunto.

        Para isso existem estudos sobre cada fase do desenvolvimento humano que comprovam que em cada idade o ser é capaz de aprender de uma forma diferente, então se deve ensinar conteúdos de acordo com sua faixa etária.

        O educador tem por sua função não apenas transmitir o conteúdo que deve ser ensinado, mas também auxiliar em suas dificuldades e abrir caminhos para o futuro. A maior dificuldade do professor muitas vezes é que ele tem em mente que o aluno é como uma caixa vazia que deve ser preenchida, mas não é bem assim, o aluno já sabe muita coisa e cada um tem uma realidade. Para que aprenda, conheça, tenha idéias diferentes, o que ele deve fazer é colocar no lugar cada informação que o aluno já trouxe de casa somando com o conteúdo a ser trabalhado.

        O que acontece muitas vezes é que ele só se preocupa em cumprir seu papel de passar conteúdos, usa aquelas metodologias antigas, ensina, passa, fala, etc. O aluno escuta, recebe todas as informações e vai guardando tudo em sua mente, mas são tantas informações juntas e jogadas que não sabe nada.

Com a finalidade de que a aprendizagem seja significativa é que o educador estuda sobre métodos de aprendizagem, jogos, brincadeiras, diferentes para cada idade.

        É necessário ter em mente que não estudamos nada por estudar, tudo tem uma finalidade e que nos leva a ser um bom profissional. Um educador não deve pensar só dele, mas sim preparar seus alunos para a vida, para o futuro, ensinar como desejam que ensinem seus filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com