TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFÍCIOS NA UTILIZAÇÃO DO KARATÊ PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  17/8/2019  •  Monografia  •  5.168 Palavras (21 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Leonardo Donizeti Alves Adolpho

        

OS BENEFÍCIOS NA UTILIZAÇÃO DO KARATÊ PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ribeirão Preto

2018

Leonardo Donizeti Alves Adolpho

OS BENEFÍCIOS NA UTILIZAÇÃO DO KARATÊ PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Monografia submetida ao Curso de Educação Física da Universidade Paulista, para a obtenção do Título de Graduado em Educação Física.

Orientador: Prof. Dr. José Eduardo Costa de Oliveira

Coorientadora: Prof.a Dr.a Eliana Leão do Prado Battaglion

Ribeirão Preto

2018


AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar agradeço a Deus, pela sabedoria concebida e discernimento para o desenvolvimento desse trabalho.

Dedico aos meus pais, Reginaldo Donizeti Adolpho e Fátima Aparecida Marques Alves Adolpho, pois foi quem fez esse investimento para que tanto meu sonho quanto o deles seja comprido. Aos meus irmãos, Jean Carlo Alves Adolpho e Rafael Alves Adolpho que de alguma maneira estavam ali para colaborar nessa caminhada.

Agradeço imensamente minha parceira e se Deus quiser minha futura esposa Aline Juliana Vilela que esteve presente em todos os momentos, por ser minha principal ouvinte, por se importar além do que precisava, por toda a paciência, todo conselho e pela força quando as coisas ficaram difíceis não deixando o desanimo superar a vontade de chegar até o final.

A todos os professores que passaram na minha vida por todo o conhecimento transmitido até aqui em especial ao Professor José Eduardo Costa de Oliveira por ter aceitado ser meu orientador e por toda a colaboração no desenvolvimento deste trabalho.

E por último agradeço a minha filha Ana Laura de Oliveira Adolpho, minha inspiração, meu motivo para querer crescer cada dia um pouco mais, pois tudo isso é por você e para você.


“Ser humilde com os superiores é um dever; com os iguais, é uma cortesia; com os inferiores, é nobreza; e com todos, segurança.”

(Bruce Lee)


RESUMO

ADOLPHO, L. D. A. Os benefícios na utilização do Karatê para alunos do ensino fundamental. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Educação Física) – Instituto de Ciências da Saúde, Universidade de Paulista, Campus Vargas, Ribeirão Preto, 2018.

O Karatê-do no início ainda não conhecido com esse nome sempre prezou por ser uma arte marcial que prega a humildade, respeito e a busca da formação de um cidadão integral. Na contramão dessa situação encontra-se nossas escolas atualmente, onde o que reina é o constante aumento de casos de indisciplina por parte dos alunos com professores e até entre si. Este trabalho apresenta a influência do Karatê-do como ferramenta pedagógica nas escolas para tentar contribuir para melhoria na disciplina dos alunos em geral, além do rendimento tanto dentro da sala de aula quanto fora dela. Para isso foi realizado uma revisão bibliográfica utilizando vários estudos com diferentes métodos de pesquisa com o mesmo tema proposto para que possa apresentar tais resultados. Com o aumento constante da indisciplina dos alunos nas escolas, passa a ser importante a busca por renovação objetivando uma melhora nessa situação que aflige as escolas atualmente, e o Karatê-do por ser uma arte marcial que preza acima de tudo o respeito, passa a ser um grande aliado nas aulas de Educação Física para a diminuição de casos de violência, agressividade e desinteresse aumentando assim a disciplina no cotidiano das escolas. As pesquisas focam sempre alunos no Ensino Fundamental e todas voltadas a melhora no comportamento após o início da prática dessa arte, além de apresentar melhorias físicas, sociais e intelectuais como crescimento da concentração dos alunos durante as demais aulas. Os resultados no geral foram todos satisfatórios podendo afirmar que o Karatê-do desde que seja aplicado e ensinado de forma correta com um professor graduado a preparado pode ser útil para os benefícios propostos nas escolas.

Palavras-chave: Karatê, Educação, Escola, Benefícios.


LISTA DE FIGURAS

Gráfico 1 – Sinal de Agressividade ou Indisciplina antes do treinamento..................18

Gráfico 2 – Mudança de comportamento dos alunos após o treinamento do Karatê.........................................................................................................................18

Gráfico 3 – Colaboração do Karatê para o desenvolvimento de atitudes saudáveis nos filhos....................................................................................................................19

Gráfico 4 – Registro de atitudes positivas/negativas pelos pais................................19

Gráfico 5 – Praticantes de Karatê..............................................................................20

Gráfico 6 – Não Praticantes de Karatê.......................................................................20


LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Ordem de graduação no Karatê...............................................................15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................8

2 OBJETIVOS ...........................................................................................................10

2.1 Geral ....................................................................................................................10

2.1 Específicos ..........................................................................................................10

3 METODOLOGIA.....................................................................................................11

4 REVISÃO DA LITERATURA        12

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (248.5 Kb)   docx (110.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com