TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FATORES QUE INTERFEREM NA RESPOSTA SOLICITADA PELO EXERCÍCIO FÍSICO

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo:

Existem muitas doenças que podem ser tratadas ou amenizadas com exercícios físicos, como por exemplo, a hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta. A hipertensão pode ser controlada com exercícios físicos regulares e um estilo de vida mais saudável, dispensando até mesmo medicamentos em alguns casos.

A prática regular de exercícios físicos também pode prevenir doenças cardíacas e AVC (Acidente Vascular Cerebral), pois fortalecem os músculos cardíacos, diminuem a pressão arterial, aumentam o HDL (colesterol bom), diminui o LDL (colesterol ruim) e melhora a circulação.

Palavras-chave: Doenças, Exercício Físico, Pressão Arterial.

Introdução

Doenças são comuns em todos, e se alguma pessoa não possui nenhum quadro com 20 anos, mas não pratica exercícios regularmente, não preza por uma boa alimentação e não faz exames regulares, pode adquirir algum tipo de doença quando for atingindo uma idade mais avançada.

Algumas das doenças mais comuns, não apenas em pessoas com uma idade mais avançada, são:

Estresse;

Diabetes;

Dor na lombar;

Hipertensão;

Entre outras.

Essas doenças podem ser tratadas ou reguladas com auxílio de exercícios físicos, porém, devem ser acompanhadas por um profissional de educação física e por um médico, que pode auxiliar em relação ao quanto de força pode ser exercida e duração do exercício.

O corpo humano possui, em aspectos gerais, estrutura óssea, responsável pela sustentação, estrutura muscular, responsável pela realização de trabalho. Como também possui sistema de irrigação sanguínea e sistema nervoso.

Osteoporose e exercícios físicos

Osteoporose significa “osso poroso”, onde ocorre a perda de massa óssea, que acontece principalmente no envelhecimento.

A osteoporose é uma doença silenciosa e que normalmente é descoberta quando ocorre alguma fratura, porém quando é feito o diagnóstico, uma quantidade grande do osso já foi perdida, por isso é necessária a prevenção.

“Segundo a OMS, essa prevenção deve começar desde cedo com dieta rica em cálcio, atividade física regular e evitar hábitos como tabagismo, consumo de café e álcool em excesso”, diz o ortopedista Marcello Ganem Serrão.

Algumas das atividades mais indicadas para serem feitas, até mesmo para prevenção é corrida, musculação. O programa de exercícios físicos deve ter exercícios aeróbicos de baixo impacto e de fortalecimento muscular.

Com a estrutura de sustentação corporal comprometida o corpo terá dificuldades ao exercício físico, seja por demasiada dor, como pela fragilidade dos ossos.

Artrite e exercícios físicos

É uma doença reumática e que pode causar dor, rigidez, inchaço nas articulações, como consequência da inflamação destas.

Os exercícios físicos devem ser praticados por pessoas que tem artrite pois reduzem a rigidez e a dor na articulação, e também aumenta a flexibilidade, força muscular, saúde do coração e a resistência física. Para a maior parte dos exercícios as articulações são solicitadas, desta forma reduz, e muito, a performance dos exercícios.

Três tipos de exercícios para as pessoas com artrite são:

Extensão de movimento, como dança, pois ajuda a aliviar a rigidez e elevar a flexibilidade.

Exercícios de força, como musculação, ajudam a manter ou elevar a força muscular.

Exercícios aeróbicos ou de resistência, por exemplo andar de bicicleta, ajuda na elevação do condicionamento cardiovascular, no controle e peso e melhoram as funções gerais.

Ter um profissional orientando os exercícios físicos e um médico para auxiliar, é algo de extrema importância para que não haja lesões nos treinos e o caso de artrite piore ao invés de melhorar.

Pressão arterial e exercício físico

Pressão arterial é uma força contra a parede das artérias, sendo determinada pela quantidade de sangue que está sendo bombeado e a resistência do fluxo sanguíneo.

O valor mais alto da pressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com