TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS COOPERATIVOS NA PRIMEIRA FASE

Por:   •  17/5/2016  •  Monografia  •  8.771 Palavras (36 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 36

SUMÁRIO

[pic 1]

RESUMO        06

1. INTRODUÇÃO        07[pic 2]

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        09

2.1 JOGOS        09

2.1.1 O jogo no contexto da educação        10

2.1.2 Jogos na Educação Física        13

2.1.3 Jogos Tradicionais        15

2.2 JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR        18

2.2.1 Educador, a Criança e o Brinquedo        20

2.2.2 Os Jogos e o Desenvolvimento Moral        21

2.2.3 Os Brinquedos Envolvendo Sucatas        24

2.2.4 Construindo Brinquedos Na Escola        25

2.3 JOGOS E SUAS APLICAÇÕES        27

2.3.1 Trabalhar a ansiedade        28

2.3.2 Rever limites        29

2.3.3 Reduzir a descrença na autocapacidade de realização        29

2.3.4 Aumentar atenção e concentração        30

2.3.5 Ampliar o raciocínio Lógico        31

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        32

4. REFERENCIAS        33


RESUMO

[pic 3]

TAL, Fulano de. JOGOS COOPERATIVOS NA PRIMEIRA FASE. Trabalho de conclusão de curso. Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Beltrana. Longe Daqui, 2011. (34)p.

Os jogos foram implantados nas escolas, sendo por muitos considerados “brincadeiras”, mas somos conhecedores do seu poder de desenvolver a criança em diversos aspectos como: cognitivo, afetivo, lingüístico, social, moral e físico, motor. Com esse pensamento que o educando é um ser integral, as atividades que as mesmas realizam na escola não podem ser fragmentadas, assim o jogo pode contribuir significativamente para que isso aconteça pois ele passa ser o elo de integração. O jogo oferece oportunidade para que aconteça uma aprendizagem significativa, motivadora, prazerosa. Resgatar os jogos que ficaram no passado é uma maneira de preservar nossa cultura nossas raízes. A Educação Física trouxe grande benefícios para os alunos, por intermédios dessa disciplina é possível aprender a socializar-se, desafiar a si mesmo, respeitar limites, aumentar concentração, respeitar e ser respeitado, além de aprender regras. Acredito que o jogo possa trazer inovações, afim de haver um desenvolvimento integral do ser humano.

Palavras chaves: Jogos, aprendizagem, escola, educando.


INTRODUÇÃO

Por muito tempo a Educação Física foi vista por muitos como meio de preparar a juventude para a defesa da nação e buscar novos talentos esportivos. Mais isso ficou no passado, hoje ela é reconhecida, como um importante componente curricular da Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, que passa a mostrar o caráter essencial de sua prática que é o de integrar-se com as outras disciplinas. “A Educação Física deve propiciar uma aprendizagem integradoura que mobilize diversos aspectos sociais, afetivos, éticos e da sexualidade. A proposta é que os alunos sejam capazes de participar de atividades que envolve o corpo, respeitar o próximo e a si mesmo repudiar a violência, adotar hábitos saudáveis de higiene e alimentação preparar para atuar de amaneira positiva na sociedade que integra.” (PCN, 1996).

Por isso se escolhe a fonte dos estudos os jogos cooperativos, as brincadeiras, a confecção de jogos, suas aplicações. O jogo tem se tornado um tema de crescente pesquisa. Acredito no jogo como uma atividade dinâmica que atua no comportamento da criança e o transforma, ela se solta, descarrega suas energias e agressividade, interagem com outras crianças, se desenvolve fisicamente, aprende a se expressar.

Nisso, passam-se a reconhecer os jogos cooperativos como uma estratégia ou mais uma alternativa para que aconteça uma educação integradora sem descartar outras metodologias, trabalhar com os jogos cooperativos de maneira consciente, o caráter de prazer e ludicidade que ele tem na vida do educando.

Resgatar os jogos que ficaram no passado, conhecidos como jogos tradicionais e preservar a cultura de um povo, as vezes essa tarefa não é fácil pois o mundo sofre diversas mudanças de situações, mais pode-se revive-los transformando-os e adaptando-os as condições que se vive hoje. São varias as maneiras que a escola pode fazer isso, será de grande valia para os educandos resgatar os jogos do passado.

Através dos jogos cooperativos e as atividades recreativas, trabalha os valores morais, desenvolve a noção do certo e do errado, percebe o quanto o jogo é importante para o desenvolvimento moral, a cooperação, o respeito mútuo, o senso de responsabilidade, para quebrar preconceitos.

As escolas devem ter espaço para atividades lúdicas. Muitas vezes não existem materiais, ou objetos adquiridos, mais é importante ter uma mente aberta para o lúdico e reconhecer sua importância por que assim podem transformar objetos que foram descartados em brinquedos, em jogos, as famosas sucatas que possibilita a livre imaginação, a criatividade da criança ela manuseia, escolhe, constrói e ama o que cria.

Hoje vive o enorme desafio de transformar o atual sistema educacional. Precisa-se de uma educação que permita ao indivíduo o seu desenvolvimento integral, nos seus múltiplos aspectos, fazendo com que ele se perceba como um todo, e ao mesmo tempo, como uma parte interdepende do universo.

Com os jogos cooperativos que são dinâmicas de grupo, tem como objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais e promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, propõe-se uma educação voltada para a totalidade, ela não irá supervalorizar o cognitivo, mas a criatividade, imaginação, sentimentos, desejos, o afeto, o corpo, o prazer, fatores que podem incentivar a construção do saber e conhecimento.


2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 JOGOS

Um homem somente brinca quando ele é humano no sentido amplo da palavra, e ele somente é humano no sentido amplo da palavra quando ele brincar”

(Freidrich Shiller)

Brincadeiras são importantes todos concordam com o dizer ‘ deixe a criança brincar” o jogo é uma necessidade do ser humano”. Esses dizerem são repetidos já por muito tempo, principalmente por aqueles que lidam com crianças: pais, professores, recreacionistas e outros. De uma forma generalizada todos concordam. Por que? As respostas também são generalizadas alguns dizem: é um divertimento, criança se solta, descarrega suas energias e agressividade, interagem com outras crianças, se desenvolve fisicamente, aprendem a se expressar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.8 Kb)   pdf (296.6 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com