TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Campos de Atuação Educação Física

Por:   •  20/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Na trajetória da Educação Física, observamos a sua importância para a sociedade e como os seus vários momentos históricos ajudaram no desenvolvimento e ampliação da visão do profissional educador assim como nos campos de atuação.

Falando sobre conhecer a importância desses espaços e as práticas e atividades que hoje são preparadas pelo professor de Educação Física, precisamos saber que por muito tempo não era assim, pois o conhecimento ficava restrito às ciências biológicas como Fisiologia, Biomecânica entre outras cujo aprendizado estava ligado à saúde, limitando assim o aprendizado que por muitas vezes não possuía professores, espaços ou equipamentos específico para essa área.  No período da história da humanidade em que surgiram os primeiros povos civilizados, as atividades físicas foram usadas como meio de sobrevivência que com o passar do tempo vemos a sua consolidação em lugares específicos, onde a realização mais a prática de esportes contribuíram para alcançar recursos e resultar em avanços e novos equipamentos.

A Educação Física é a ciência que se dedica ao processo de educação da cultura corporal do movimento. Ela é uma área de diversos campos de atuação, importante em todos os segmentos, pois ela promove o desenvolvimento integral dos alunos, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática de desporto. Desse modo podemos perceber a importância que o profissional de Educação Física tem relacionados ao cenário de atuação, utilizando várias metodologias e práticas pedagógicas.

PESQUISA

Há exatamente 10 anos atrás surgiu a academia Biofisio Fitness no dia 01 de abril de 2012, e teve uma reinauguração no dia 14 de outubro de 2015, em um local diferente. É uma academia de musculação que traz muitos benefícios do que simplesmente músculos, promovendo saúde, bem-estar, cuidados e prevenção para todos se cuidarem por inteiro de forma prática, possível e que cabe na rotina. Para os alunos a atividade física da musculação continua sendo uma das formas favoritas de se exercitar e de se obter todos esses benefícios, sobretudo para quem está buscando incluir mais movimento na rotina. A Biofisio Fitness é mais que uma academia, um grupo de amigos que se torna uma família e vive em prol da saúde.

Espaço de atuação: Academia, instrutora (Personal trainer).

Local: Biofisio Fitness

Endereço: Cariacica, Rua: Cinquenta e Nove, Bairro: Nova Rosa da Penha.

Profissional entrevistada: Fernanda Barreto.

Escola de Futebol Cavalini, um projeto de futebol com uma metodologia visando o desenvolvimento integral através desta modalidade. O projeto se iniciou em uma quadra de futsal no Colégio Panorâmico (Escola particular no Espírito Santo), no dia 11 de março de 2019, e no dia 13 de janeiro 2022 foi ampliada para campo society (Limeira Society). Tem um papel importantíssimo no desenvolvimento físico e comportamental das crianças e adolescentes de 04 a 17 anos, tendo turmas mista de meninos e meninas. Além de promover a saúde e o condicionamento físico dos alunos, as atividades físicas exercem um enorme impacto no bem-estar psicológico e social delas, preparando o aluno e auxiliando no desenvolvimento de suas capacidades profissionais, agregando valor para o aluno em sua vida, tendo a possibilidade de encaminhar futuros atletas para grandes clubes de futebol. Tendo como principal objetivo o desenvolvimento da criança e adolescente não apenas dentro do esporte, mas também incentivar o aluno a levar uma vida mais saudável e menos sedentária. “Formando para o jogo da vida”.

Espaço de atuação: Campo de Society, Treinador de futebol.

Local: Limeira Society

Endereço: Cariacica, Rua: Heraclides Gonçalves, nº 06, Bairro: Cariacica Sede.

Profissional entrevistado: Edson Cavalini (Ex atleta de futebol profissional).

Metodologia

Campos de Atuação dos Professores de Educação Física

Prática de integração I

Qual seu nome?

Fernanda Barreto

Por que você escolheu o curso de Educação Física?

Tive o interesse de escolher um curso em que pudesse ajudar as pessoas com o meu trabalho e pesquisando sobre a Educação física, percebi a importância da área e sua relação com a saúde e qualidade de vida.

•Qual o ano de formação docente?

2022

•Como avalia a formação profissional que teve no curso superior?

Nível de Dedicação ao Curso

  1. Fraco (    )
  2. Moderado (    )
  3. Satisfatório (    )
  4. Muito bom (    )
  5. Excelente ( X )

•Você teve experiência em alguma área da Educação Física antes de terminar o curso?

  1. SIM ( X )
  2. Não (    )

•Quais experiências?

Estágio na área do lazer com aulas de ginástica para o grupo de cegueira e baixa visão. Estágio em esporte na área da ginástica artística infantil. Estágio em saúde com treinamento funcional. Estágio em academia.

•Quanto tempo?

  1. 6 meses ( X )
  2. 1 ano ( X )
  3. 2 anos (    )

•Você possui outra formação?

  1. Sim (   )
  2. Não ( X )

•Você fez alguma pós-graduação?

  1. Sim (    )
  2. Não ( X )
  3. Estou cursando (    )

• Você trabalha em outro local? Qual a diferença da atuação?

Não

•Em qual área?

•Quais as dificuldades encontradas no decorrer da sua atuação profissional?

Quantidade de alunos por horário e a pouca demanda de equipamentos.

•Você está satisfeito com a profissão?

Nível de satisfação

  1. Fraco (    )
  2. Moderado (    )
  3. Satisfatório (    )
  4. Muito bom ( X )
  5. Excelente (    )

•Por algum momento pensou em desistir?

  1. Sim (    )
  2. Não ( X )

•Se SIM, por quê?

•Como se mantém atualizado?

Leitura de artigos científicos, livros, cursos.

• Qual o papel social que você, enquanto profissional, está desempenhando no seu local de trabalho?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com