TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Esportes Complementares

Por:   •  25/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

NOME: Simeia Nadla Rodrigues Silva

DISCIPLINA: Esportes Complementares

PROPOSTA DE ATIVIDADES EM ESPORTE COMPLEMENTARES URBANOS

São muitos os benefícios dos esportes urbanos. Experimentar novidades, trabalhar o corpo, ganhar confiança e, assim viver melhor. A ideia é de se arriscar e experienciar emoções intensas que podem ser bem interessantes e viciantes. A prática dessas atividades, ainda tem o poder de melhorar a qualidade vida como um todo, propiciando uma sensação de bem-estar geral. A ideia de superar obstáculos e dificuldades fomentam um aumento na autoconfiança do indivíduo, na sua autoestima. O ato de buscar a transposição de limites instiga as pessoas a buscarem sempre mais e o melhor.

Existe uma grande variedade de modalidades de esportes de aventura e esportes radicais urbanos. A classificação dos esportes radicais pode ser definida como: esportes com prancha, motorizados, de escalada, aquáticos, queda livre, voo/aéreos, sobre rodas e diversos (aqui entram esportes que não se encaixam nas categorias anteriores).

Skate

O skate é um dos esportes urbanos mais disseminados e praticados no mundo. Com uma cultura diretamente ligada ao cenário da cidade, ele pode ser praticado pelas ruas em ambientes abertos ou fechados. Desde os anos 80, a identidade dessa modalidade vem se transformando e conquistando mais, adeptos, principalmente nas camadas mais jovens da população. O skate surgiu na ausência de boas ondas para os surfistas, que, para não ficarem sem praticar nenhuma atividade, adaptaram a prancha com um tamanho menor e com quatro rodinhas que dão o suporte ao movimento. Seu maior reconhecimento foi a recente inserção no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Atualmente, a maioria das cidades possui pistas e rampas para sua prática.

[pic 1]

Parkour

Vindo da França, o Parkour — percurso, em português — é uma alternativa muito interessante para quem gosta de estar em movimento na cidade. A modalidade consiste no deslocamento entre diferentes pontos da cidade, com um percurso repleto de obstáculos urbanos, trabalhando, sempre, a maior eficiência nos movimentos. Para a sua prática, o Parkour combina agilidade, força e concentração. Além disso, ele também trabalha a força mental e a determinação de vencer os desafios. O esporte chegou ao Brasil no ano de 2004, a partir de simpatizantes e admiradores que conheceram o Parkour por meio de vídeos na internet, ou em alguns países da Europa.

[pic 2]

Slackline

Esporte mais recente da nossa lista, o Slackline ganhou espaço no Brasil em 2010, principalmente nas praias e parques. Na sua essência, surgiu como um exercício de treinamento para praticantes de escaladas, como forma de melhorar a consciência corporal. Sua prática é simples: basta arramar uma corda elástica entre dois pontos a uma certa altura do chão e pronto. Na corda, é possível realizar atividades de equilíbrio, força e acrobacias. O esporte já tem muitos adeptos e, até mesmo, competições oficiais ao redor do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (62.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com