TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade

Por:   •  21/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.121 Palavras (13 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 13

JOGOS OLÍMPICOS DA ANTIGUIDADE

Os jogos olímpicos tiveram sua origem na cidade de Olímpia, uma das cidades-estado da Grécia Antiga. Apesar de 776 a.C. ser conhecido como o ano dos primeiros jogos olímpicos, ninguém sabe o ano exato.Antes disso com certeza devem ter existido de forma não oficial. Mas nesse ano (776 a.c ) foi registrado que um cozinheiro ganho uma corrida nas pistas de Olímpia.

Os jogos antigos surgiram numa época na qual as guerrilhas e o caos deram lugar a prosperidade e a paz na grécia. Conforme a população crescia os gregos começaram a se estabelecer pelo mediterrâneo. Conforme a cultura grega se desenvolvia, festivais gregos começaram a ser criados. Por meio deles o esporte começou a ganhar espaço na cultura grega.

Adoração aos Deuses

Na grécia antiga era possível ver templos e monumentos dedicados aos deuses por todas as partes. As pessoas viam os deuses como os elementos básicos de que o mundo era feito. Eles não viam nenhuma parte de suas vidas sem os deus

Na antiga Grécia os jogos eram parte de uma grande organização religiosa. De toda forma as pessoas honravam os deuses exibindo sua melhor forma, sua melhor condição física, quatro grandes festivais religiosos eram celebrados com jogos esportivos: os Píticos, dedicados ao deus Apolo e realizados no santuário de Delfos; os Ístmicos, realizados no santuário de Corinto e dedicados ao deus Poseidon; os Nemeus, realizados em Nemeia, no santuário de Zeus e a ele dedicados; e, por fim, os Olímpicos, que eram realizados em Olímpia e também dedicados a Zeus.

O atletismo e a exibição do físico eram atos de adoração.

Conforme a adoração pelos deuses crescia o local se tornou o domínio mais sagrado de Zeus. a lenda dizia que foi pela honra de zeus que seu filho hércules criou um festival olímpico. Era em sua honra que os atletas competiam, fazendo um juramento de não pecar contra os jogos e sobre os olhares de zeus o mundo ficaria em paz enquanto durasse os jogos. Foi então que os jogos cresceram e foram celebrados a cada quatro anos por mais de mil anos e era o maior espetáculo do mundo antigo.

Foi Hércules que determinou o tamanho dos estádios originais.

Nas primeiras 3 edições a corrida era a única prova realizada.os gregos nomeavam a olimpíada com o nome do ganhador. A pista em Olímpia tinha 192.38 metros de cumprimento, uma linha formada por placas de mármore ,marcava a largada. Na prova tinham lugares para ate 20 pessoas. As posições eram marcadas por sorteio. Um apito ou trompete marcava a largada. Os primeiros jogos limitavam-se a uma única corrida com cerca de 192 metros. Em 724 a C. introduziu-se uma nova modalidade semelhante aos atuais 400 metros rasos. Em 708 a C., acrescentou-se o pentatlo (competição formada por cinco modalidades atléticas incluindo luta livre, salto de distância, corrida, lançamento de disco e lançamento de dardo) e posteriormente o pancrácio (luta similar ao boxe).Em 680 a C. foi incluída a corrida de carros. Com formato arredondado na frente e abertos atrás, os veículos corriam sobre rodas baixas, sendo puxados por dois ou quatro cavalos alinhados horizontalmente. Outras competições com animais foram incluídas, como uma corrida de cavalos montados e outra de charretes puxadas a mulas..

Os assentos nos estádios eram apenas para os juízes.

O estádio foi criado no século II antes de cristo, lá, os atletas se preparavam para as provas de atletismo e se abrigavam do tempo. Ao lado dele ficava o palestra, construído no século III antes de cristo, e abrigavam os esportes de lutas, quando estes foram introduzidos nos jogos.

Os gregos sempre praticavam seus esportes nus. Isso se devia ao orgulho que tinham de seus físicos musculosos. A participação das mulheres era proibida.

Em 600 a C., foi erguido o templo de Hera (esposa de Zeus), onde passaram a ser depositadas coroas de louros para os campeões. O estádio ganhou tribunas de honra e a cidade um reservatório de água. Existiam também hotéis para as pessoas importantes, sendo que o mais conhecido da época foi construído ao redor de uma elegante fonte, onde no final se formava uma espécie de nações unidas entre as cidades-estado gregas.

Trégua Olímpica

Os jogos antigos não teriam durado mais de mil anos se não fosse a trégua olímpica, escrita em bronze, quebrar a trégua, seria um sacrilégio contra zeus. Ela era uma instituição religiosa de política, segundo seus termos, todos os conflitos entre estados gregos eram proibidos.

Decadência e o Fim

Após a invasão da Grécia pelos romanos iniciou-se a decadência dos Jogos Olímpicos da Era Antiga e o espírito original de integração foi aos poucos sendo deixado de lado e as disputas, antes cordiais, passaram a ser encaradas como combates.

A última Olimpíada da Era Antiga foi disputada em 393 d.C., quando o imperador Theodosios 1º cancelou os Jogos, proibindo a adoração a deuses.

O período áureo dos Jogos Olímpicos antigos correspondeu ao século V a.C.. As perturbações que a Guerra do Peloponeso gerou na Grécia teriam inevitavelmente consequência sobre os jogos: Élide, que até então tinha mantido uma atitude politicamente neutra, aliou-se a Atenas durante este conflito e baniu os Espartanos do evento. Em 424 a.C., sob a ameaça de invasão de Esparta, os jogos tiveram que ser realizados sob proteção de tropas. Embora Esparta não tivesse chegado a invadir o santuário, este episódio revela que o conceito da "trégua sagrada" tinha sido esquecido.

Em 365 a.C. a Arcádia, ajudada por Pisa (inimiga de Élide), conquistou o santuário; as duas cidades organizaram os jogos de 364 a.C.. Élide tentou recuperar o santuário recorrendo à força; o conflito gerado levaria à pilhagem dos templos do Áltis. Élide acabaria por retomar o controle do santuário porque se temia a fúria dos deuses, tendo as Olimpíadas de 364 a.C. sido consideradas inválidas.

Em 336 a.C., depois das cidades gregas terem sido conquistadas por Filipe II da Macedónia e pelo seu filho Alexandre Magno, foi construído no Altis o Filipéion, um edifício onde se encontravam estátuas de Alexandre e da sua família feitas de ouro e marfim, materiais que até então tinham sido reservados às estátuas dos deuses.

Em 146 a.C. a Grécia foi conquistada pelos romanos. Para financiar a sua guerra contra Mitrídates VI do Ponto, o general romano Sula saqueou o Áltis (bem como os santuários de Delfos e do Epidauro). Em 80 a.C.,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com