TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Planos de secção são importantes para se orientar a dissecação

Por:   •  12/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

DOUGLAS TADEU LOPES DE OLIVEIRA – RA 1171539

Educação Física Bacharelado

ANATOMIA HUMANA

ATIVIDADE DO CICLO DE APRENDIZAGEM 1

Nome do Tutor: Prof.ª VERGINIA ANGELA F MARCHIORI

Centro Universitário Claretiano

                                                        

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2015

        Adotou se uma posição padrão, denominada posição anatômica nessa posição o corpo deve estar em pé posição bípede, com a cabeça e os olhos voltados para frente, com os membros superiores ao lado do corpo e as palmas das mãos para frente, os membros inferiores unidos e os pés dirigidos para frente, é a posição de referência na descrição de movimentos, postura, relação entre uma área  e outra .

 O conhecimento dos planos de delimitação, secção e eixos são importantes na avaliação dos movimentos corporais, devemos determinar o eixo em torno do qual o movimento está ocorrendo.

Os planos de delimitação, como o próprio nome diz, delimitam o corpo humano como se estivesse dentro de uma caixa. Sendo assim, temos: dois planos verticais, o plano anterior ou ventral e o plano posterior ou dorsal; dois planos laterais, direito e esquerdo; e dois planos horizontais, o plano superior, que está acima da cabeça, e o plano inferior, que está abaixo dos pés.

Os planos de secção são importantes para se orientar a dissecação, que é a base da Anatomia. Portanto, esses planos cortam o corpo humano em partes, tendo o plano de secção mediano, que divide o corpo humano em duas metades iguais: a metade direita e a metade esquerda. Paralelamente ao plano mediano, há o plano de secção sagital. Verticalmente, existe o plano de secção frontal ou coronal, que divide o corpo em parte anterior e posterior. O corpo humano também pode ser divido em metade superior e inferior pelo plano de secção transversal ou horizontal.

Esses planos também são considerados na hora de analisar os movimentos corporais. Mas, para uma melhor análise dos movimentos, precisamos determinar o eixo em torno do qual ele está ocorrendo; sendo assim, descrevem-se três eixos perpendiculares ao plano de execução do movimento: o eixo vertical, que atravessa o plano de secção transversal; o eixo sagital, que atravessa o plano de secção frontal; e, finalmente, o eixo transversal, que atravessa o plano de secção sagital. (SILVA, C. T. V. 2013, p. 11).

                Os ossos possuem múltiplas funções, como de proteção de órgãos vitais, sustentação do peso corporal, conformação do corpo humano, armazenamento de cálcio e outros íons, suporte de tecidos moles, produção de determinadas células sanguíneas.

                Já os músculos não são somente responsáveis pelos movimentos, mas também tem a função de produzir calor e manter a temperatura corporal, estabilização das posições corporais (como ficar em pé ou sentado), regulagem dos volumes dos órgãos e o movimento de substâncias corporais (sangue, urina, alimentos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com