TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC 1 SEMESTRE UNIP CORRIGIDO

Por:   •  25/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  2.515 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA (GRADUAÇÃO PLENA)

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

1°SEMESTRE

Polo: - 2020

Introdução

O conhecimento de alguns aspectos relacionados ao crescimento e desenvolvimento humano e à aprendizagem e desenvolvimento motor são de fundamental importância para entendermos como aprimorar o desenvolvimento de habilidades motoras e de capacidades motoras e/ou atenuar a perda dessas variáveis em cada faixa etária. O objetivo deste trabalho é propor uma atividade que mostre a diferença de habilidades motoras em duas pessoas de idades distintas utilizando informações e conteúdos estudados nas disciplinas deste semestre.

Conforme Peres, Serrano e Cunha (2009) referem que os estudos na área do comportamento motor são influenciados por três fatores: o indivíduo, o ambiente e a tarefa, podendo ser potenciais limitadores de um desenvolvimento de novas aprendizagens.

Atividade proposta: Habilidade motora manipulativa e locomotora

Objetivo:  Determinar o desenvolvimento das habilidades motoras a partir das dificuldades apresentadas. Desenvolver agilidade, concentração, noção de espaço-tempo, velocidade e força, respeitar limites do próximo.

Participantes de diferentes idades:    criança 9 anos vs   adolescente 14 anos.

As atividades propostas foram:

  • Lançamento com bola
  • Corrida
  • Rebater

Materiais: Dois tacos de tamanho médio (pedaço de madeira), dois alvos (foi utilizada garrafa pets 2 litros com  pouco de agua dentro) e uma bola pequena de borracha .

Relatório do desenvolvimento da atividade:

São colocados os alvos a uma distância determinada dos participantes e será realizado um círculo que servirá de base para descansar o taco. Os participantes estarão posicionados a uma distância de 10 metros.

Será solicitado ao participante 1 efetuar o lançamento da bola elevando o braço por cima do ombro e desde atrás (arremesso por cima), e tentar derrubar  o alvo. Enquanto o participante 2 deverá tentar defender o alvo rebatendo a bola bem longe e tentar correr até o alvo do adversário e voltar a sua posição o mais rápido possível.

Logo da primeira rodada será a vez do participante 2 fazer o lançamento da bola e assim será possível para analisar o desenvolvimento e desempenho de cada participante nessa atividade.

Analises das dificuldades apresentadas pelos participantes:

A dificuldade observada está relacionada às características físicas e funcionais dos participantes como peso, altura, força, e resistência.

Embora a criança de 9 anos apresente já sua habilidade motora desenvolvida completamente, ela teve maior dificuldade na precisão do lançamento, na coordenação  e na rapidez da corrida. Os dois conseguiram executar o movimentos porém de diferente maneira. A criança de 9 anos queria acertar o mais rápido possível alvo , e se observada uma certa ansiedade. Já o adolescente executou com maior precisão o movimento fixando no exercício proposto, ele apresentava uma melhor concentração, coordenação de movimentos e velocidade na  execução.

Conversando com eles, os dois participantes tem rotinas de atividades físicas, o adolescente treina futebol diariamente e a criança de 9 ano pratica natação, futebol semanalmente.

 Questionário do relatório:

  1. Durante a execução da atividade proposta, foi possível não perder de vista a totalidade do corpo humano? Ou a compreensão do movimento foi realizada de maneira segregada?

Foi possível executar a atividade proposta sem perder de vista a totalidade do corpo humano, o movimento foi realizado por ambos, mantendo o domínio físico, domínio psicológico, experiências, independência e ambiente. Na execução da atividade não foi  observado somente o movimento em execução e sim a totalidade do indivíduo como um sujeito que tem uma interação com o mundo. Respeitando neste caso a diferença física e idade. Pode-se observar também uma intencionalidade nesses movimentos e o corpo. Tudo isso tendo em conta que as pessoas se desenvolvem em diferentes ritmos.

O ser humano se desenvolve em diferentes ritmos, dependendo de suas próprias características e das experiências (MANOEL, 2005).

b) Faça uma relação entre o movimento executado pelos participantes e os exercícios no mundo antigo. Em qual contexto histórico você acredita que sua atividade se enquadrou? Justifique sua resposta. 

Existem duas versões para a origem da brincadeira. Uma delas é um jogo criado por jangadeiros no Brasil, durante o século XIX, que jogavam tacos nos porões dos navios durante a travessia dos oceanos, que recebeu o nome de Taco e a outra versão para a origem é que teria surgido na Inglaterra. Conta-se que o jogo era praticado por ingleses da Companhia Melhoramentos e o nome “bets” seria uma homenagem à rainha Elizabeth. Outros dizem que esses mesmos funcionários usavam o termo “bets”, pois jogavam o cricket valendo dinheiro por meio de apostas que em inglês se diz “bets”. Taco ou bete, o fato é que o jogo extremamente popular no Brasil.

O movimento escolhido se enquadrou no contexto num movimento de partida de Taco.

  1. Caso uma criança, adolescente, adulto ou idoso tivesse quebrado a ulna (osso do antebraço) durante a atividade, quais atitudes você deveria tomar para proteger a integridade da vítima? Explique um passo a passo do seu atendimento para essa pessoa até sua chegada no hospital. Justifique a idade da vítima.

Fraturas do antebraço estão entre as mais comuns em crianças, representando 40% a 50% de todas as fraturas da infância.

O terço distal do antebraço, envolvendo o rádio e/ou a ulna, é a localização mais comum, representando cerca de 75% das fraturas do antebraço e de 20% a 25% de todas as fraturas pediátricas. Essa alta incidência pode ser explicada pelo aumento da massa corporal em relação a um conteúdo mineral ósseo em geral durante o crescimento e desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (48.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com