TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC 3 semestre UNIP GEOGRAFIA

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  5.812 Visualizações

Página 1 de 9

                                               [pic 1]   

                        Universidade Paulista
                                 Pólo: Osasco


                                                                         






         

             
       
Prática como Componente Curricular – 3º semestre

               

                                     






                                               
Aluna: Carolina Vitória F. P. Viana
                                               RA:1409842




                           
                                Maio,2015


                             Carolina Vitória Ferreira Praxedes Viana

Prática como Componente Curricular – 3º semestre

                                     

Proposta prática do curso de Geografia envolvendo os principais conhecimentos das disciplinas ministradas no 3º semestre na Universidade Paulista.

                                                                           

 

Introdução

Durante o terceiro semestre foram estudadas as disciplinas de Prática de Ensino: Integração Escola/Comunidade; Estrutura e Funcionamento da Educação Básica; Didática Geral; Geopolítica, Regionalização e Integração; História Moderna e Contemporânea; Regionalização do Espaço Mundial (Europa/África/Ásia) e Organização do Espaço: Estudos de Território e América. Neste trabalho desenvolveremos breves relatos de cada uma das disciplinas anteriormente citadas relacionando-as com artigos científicos.

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA/COMUNIDADE

         
 Este trabalho apresentou a caracterização do ambiente escolar de uma unidade de ensino fundamental da cidade de Osasco – SP. O objetivo foi identificar as características, necessidades e expectativas da escola e da comunidade, bem como a análise e conhecimento da elaboração de planos de ação, organograma e propostas pedagógicas, de maneira que o aluno de licenciatura se familiarize com o contexto educacional.      
         
 O trabalho foi divido em: Identificação; Análise crítica do ambiente físico; Características da gestão escolar e organização administrativa e pedagógica; Outras atividades desenvolvidas pela escola; Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola; Caracterização da comunidade onde a escola se insere; Localização Geográfica; Equipamentos sociais; Densidade demográfica; Perfil econômico da população e uso predominante do solo e  Levantamento das expectativas da comunidade em relação ao trabalho da escola.
         
 Através desta disciplina, o aluno de licenciatura foi introduzido no ambiente escolar, se familiarizando com sua estrutura organizacional, seus direitos e deveres e seu funcionamento.


  • DISCIPLINA: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

            Em Estrutura e Funcionamento da Educação Básica foram apresentadas as legislações que definem o funcionamento da educação brasileira (LDB), que serviram de base para entendermos melhor a realidade da educação atual de posso país.
            Nesta disciplina vimos também a evolução da estrutura educacional desde a estrutura: primário, ginásio, colegial e superior; após isso a unificação do primário e ginásio (surgindo então o primeiro grau), extinção do exame de admissão; a obrigatoriedade e gratuidade do ensino de 1º grau nas escolas públicas, a gratuidade do ensino de 2º grau; a abolição da obrigatoriedade do ensino profissionalizante do ensino de 2º grau; até os dias atuais onde a educação é dividida em: educação básica e ensino superior. Além disso, a disciplina tratou também sobre as modalidades de ensino: presencial, à distância, profissionalizante, etc.
         


           

  • DISCIPLINA: HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

            História Moderna e Contemporânea tratou sobre a transição do feudalismo para o capitalismo na Europa que desencadeou profundas mudanças na estrutura social e na organização do poder.
            Através desta disciplina entendemos que nossa civilização passou a ser construída na Idade Média. Apesar do termo “Idade Média”  muitas vezes transmitir a ideia de um tempo atrasado, esta foi uma fase de muitos avanços, principalmente no âmbito acadêmico, pois foi na Idade Média que surgiram as universidades locais onde se estudavam Geometria Euclidiana, Lógica, Metafísica, Ética, Medicina, Física e Direito.
            Além disso em “História Moderna e Contemporânea” estudamos a importância das Cruzadas  para a economia da Europa naquela época, expandindo o comércio e colocando a Europa em contato com outras culturas.

  • DISCIPLINA: GEOPOLÍTICA, REGIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO

          Sobre a disciplina Geopolítica, Regionalização e Integração não poderíamos deixar de destacar o Mercosul (Mercado Comum do Sul). Foi o Tratado de Assunção o precursor do que mais tarde viria a se tornar o Mercosul; o Tratado era uma programa de liberação comercial que visava reduções tarifárias e foi crucial para o desenvolvimento dos Estados-membros.

          Atualmente o Mercosul é composto por: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela está em processo de adesão pois o pedido de ingresso está há três anos parado no congresso paraguaio. Além dos Estados-membros, o Mercosul conta com cinco nações chamadas de Estados associados, são eles: Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com