TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC 2 SEMESTRE UNIP CORRIGIDO

Por:   •  25/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  2.077 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA

INTERATIVA

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA (GRADUAÇÃO PLENA)

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

2°SEMESTRE

Nome do aluno:

RA: 

- Polo:

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 2° SEMESTRE

 

 

Introdução

        Os conhecimentos estudados em Anatomia, Biologia (Citologia) e as demais disciplinas do semestre, em especial as disciplinas de cunho prático, Recreação, Ritmo e Dança e Ginástica Geral são relacionadas em este trabalho.

O objetivo deste trabalho é poder observar como o corpo reage a certos estímulos e atividades físicas dependendo da idade do praticante utilizando informações e conteúdos estudados.

        Para realização destas atividades foi convidada uma criança (um menino) de 9 anos que treina futebol e atividades físicas diariamente. Foi ensinado a ele a atividade proposta a e logo   foi observado para poder avaliar  como foi sua execução.

Recreação:

        Para a atividade proposta foi escolhido um jogo tradicional “pega-pega “ . A proposta é poder observar o esquema corporal, o desenvolvimento físico e motor, coordenação, cognição, e como a criança trabalha diferentes habilidades como, a agilidade, velocidade, parada brusca, noção espacial e lateralidade.

Foi pedido a ela que participasse da brincadeira e foi observado que a criança teve sua habilidade motora estimulada pelo que não teve nenhuma dificuldade na sua coordenação. Observou-se ser uma criança enérgica ou que proporcionou maior rapidez na brincadeira, e capacidade para elaborar a estratégia de jogo.

Nesta idade (9 anos) é um período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são progressivamente refinadas combinadas e elaboradas para o uso em situações crescentemente exigentes.  Aqui a criança se encontra numa fase transitória em que ainda está refinando suas habilidades e o desenvolvimento motor ainda é acompanhado dos caminhos neurais essenciais do cérebro. 

Durante a brincadeira foram estimuladas as atividades cerebrais. A memória é um sistema funcional e inter-hemisférico (armazenamento e preservação das informações nos dois hemisférios) que afeta a aprendizagem, principalmente, a de curto termo. Logo, a memória deve ser estimulada dinamicamente e não mecanicamente, colocada em situação, pois parece estar provado que a treinabilidade facilita a aprendizagem. A memória é à base do raciocínio, ou seja, se não há armazenamento não tem aprendizagem (FONSECA, 1995).

A criança demostrou uma coordenação motora desenvolvida e  seu desenvolvimento motor realizou as tarefas distribuídas entre os hemisférios cerebrais direito e esquerdo, envolvendo a criatividade o raciocínio lógico e auto regulação, indicando assim o aperfeiçoamento da coordenação motora, do equilíbrio e do desenvolvimento cognitivo.  

Ginastica Geral:

        A atividade proposta foi a parada de mão, para poder observar o equilíbrio e força e flexibilidade.

A criança está posicionada em posição ortostáticas (de pé) e iniciara um movimento avançando uma perna a frente elevando os braços na posição vertical na linha do ombro. A criança irá projetar o tronco e braços a frente e colocar a palma das mãos no chão, com os dedos voltados pra frente, e o quadril e a outra perna ereta, porem invertida, com alinhamento de quadril, tronco, cabeça e os pês em flexão plantar. Em seguida a criança aproximara o queixo do peito, flexionara os braços e sem deixar a cabeça tocar o solo, apoiará as costas (sem apoiar as mãos) flexionará as pernas e voltar á a posição inicial.

O corpo deve permanecer na linha do pulso. Dedos afastados permitem melhor equilíbrio.

Na atividade realizada percebeu-se que a criança realizou facilmente a atividade proposta, conseguiu realizar os movimentos de flexão e extensão do corpo, fortalecendo nessa postura cada músculo envolvido no esforço, obviamente mais os ombros e os braços por suportar muito mais carga (peso corporal) e uma considerável melhora da sua resistência geral, como a força e o equilíbrio.  

Podemos dizer então que foi observado três capacidades físicas nesta atividade:

1) Flexibilidade:  Necessária para manter os ombros e a coluna torácica na posição correta durante o movimento.
2) Resistência muscular:  responsável por manter os braços estendidos e pressionando contra o solo.
3) Equilíbrio:  indispensável para manter o corpo alinhado com seu centro de massa sobre as mãos.

Ao realizar a atividade percebeu-se que a criança coordenou bem os movimentos realizando o equilíbrio durante alguns segundos e ajudou incorporar a força, flexibilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação, poder e disciplina.

 Ritmo e Dança 

        A atividade proposta foi uma dança urbana. Com essa proposta conseguiu-se observar se a criança teria ritmo.

A atividade tornou-se uma proposta divertida e prazerosa, a criança conseguiu realizar movimentos com liberdade, muita ginga e com criatividade. Ela não teve dificuldade, manteve uma coordenação perfeita dançando com ritmo. Observou-se equilíbrio, consciência corporal, coordenação motora e autoconfiança, tornando o som visível no movimento e no corpo, como também uma noção de espaço e desenvolvimento muscular e reflexos. Com essa atividade estimulou-se criatividade e a criança desenvolveu a sua intuição, equilíbrio, desenvolvimento cognitivo, emocional e psicomotor.

 Efeitos das atividades propostas no:

Sistema nervoso

Durante a atividade o participante foi estimulado pelos nervos que partiram do cérebro.

Nosso cérebro é flexível, as diversas conexões cerebrais podem ser desfeitas (sinapses) refeitas ou construídas a partir do estimulo que recebemos. Este fenômeno é muito importante para os neurônios e felizmente, nosso cérebro está constantemente formado por novas conexões movimento entre as células nervosas   e a atividade física é um dos fatores principais para estimulá-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com