TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC 4 semestre unip

Por:   •  15/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  3.583 Visualizações

Página 1 de 2

COMPLEMENTOS DA ÁLGEBRA LINEAR

A álgebra é a parte da matemática que trabalha com abstração. Sendo assim, os alunos a encaram como algo complexo. Ao desenvolver os conceitos de álgebra no ambiente escolar, nós, enquanto docentes, temos que buscar por técnicas de ensino, de modo a torná-la algo prazerosa, visto que os alunos possuem uma visão negativa sobre a mesma.

De acordo com os PCNs Introdução:

[...] para que a aprendizagem possa ser significativa é preciso que os conteúdos sejam analisados e abordados de modo a formarem uma rede de significados. Se a premissa de que compreender é apreender o significado, e de que para apreender o significado de algum objeto ou acontecimento é preciso vê-lo em suas relações com outros objetos ou acontecimentos, é possível dizer que a ideia de conhecer assemelha-se a ideia de tecer uma teia (BRASIL, 1998, p. 75).

Ao trabalharmos álgebra, temos que ter em mente que o objetivo principal é fazer com que os alunos compreendam o assunto e que sejam capazes de aplicá-los em outras situações. Com isso, para desenvolver seu currículo de matemática, primeiramente o professor deve estruturar sua didática, buscando por técnicas de ensino que relacionem a álgebra com sua aplicabilidade.

Trabalhar os conceitos básicos no estudo de álgebra tornou-se algo imprescindível, pois eles servem como base para os demais assuntos algébricos.

PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO

O estágio supervisionado é, sem dúvida, um momento de grande aprendizagem. Por meio dele, podemos trocar experiências, adquirir conhecimentos, estabelecer vínculos, conhecer todo o funcionamento de uma Unidade Escolar. O estágio nos possibilita perceber a relação entre aluno/professor. Por meio dele, podemos perceber os anseios dos alunos, suas dificuldades, para que depois possamos refletir e estruturar nossa didática com base nessas dificuldades. É um momento onde se funde a teoria com a prática. O estagiário tem a possibilidade de aplicar o que se aprende na faculdade no contexto escolar. Por meio da observação, é possível refletir sobre nosso sistema educacional, o que precisa ser mudado. Em suma, posso definir o estágio supervisionado como o momento onde o aluno aprende a se tornar professor.

PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO

O tema "cotas" no meu ver é muito contraditório. Vivemos numa sociedade preconceituosa, onde a cor da pele vale mais do que o caráter da pessoa. A posição social rotula pessoas. As pessoas buscam por uma igualdade, lutam para combater os diversos tipos de preconceito em nossa sociedade. Com a inserção das cotas, só estamos reforçando esse preconceito. Inserir cotas para determinados grupos sociais, só reforça que os mesmos são inferiores aos demais. Se a sociedade luta por uma sociedade onde todos sejam conhecidos como iguais perante a lei, por quê a existência das cotas? Elas não seriam um meio de reforçar que uns são inferiores aos outros? Quando as cotas funcionam em benefício próprio, as pessoas esquecem dessa "igualdade" pela qual buscam.

Por isso, vejo as cotas como um meio de reforçar ainda mais o preconceito existente em nosso país, principalmente quando falamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com