TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERCEPÇÃO V DA IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES

Por:   •  26/5/2018  •  Monografia  •  3.954 Palavras (16 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 16

PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES DA REGIÃO METROPOLITANA DA CIDADE DE SÃO LUÍS

PERCEPTION OF BODY IMAGE IN ADOLESCENTS IN THE METROPOLITAN REGION OF SÃO LUÍS

COSTA NETO, Sebastiao Felix[1]

PRAZERES,Jozimar[2]

RESUMO

O referente estudo trata da temática da imagem corporal em adolescentes. Nele buscou-se identificar a autopercepção da imagem corporal, termos que será correlacionado com esquema corporal, sendo o primeiro a forma como ele enxerga seu corpo, como ele o imagina em suas dimensões e o valor que ele atribui a essa percepção e o segundo a ideia que o indivíduo faz de si como pertencente da espécie humana. A metodologia é do tipo transversal cuja população-alvo é composta por 80 adolescentes. Ele foi desenvolvido com o objetivo de identificar o nível de satisfação da imagem corporal em adolescentes, do sexo feminino, de 14 a 18 anos, numa escola da região metropolitana de São Luís. Para tal, contou com uma amostra de 80 alunas matriculadas. Para dimensionar a insatisfação com a imagem corporal os adolescentes foram submetidos a um questionário de auto resposta, denominado Body Shape Questionnaire (BSQ). O instrumento de pesquisa, validado para o Brasil por Di Pietro (2002), e composto por 34 questões que se referem aos sentimentos e atitudes destes jovens em relação aos seus corpos nas últimas quatro semanas. Totalizando os resultados, chegou-se à conclusão que 68(85%) meninas estão satisfeitas com sua autoimagem corporal e 12(15%) não estão satisfeitas.

Palavra-chave: imagem corporal; educação física; identidade.

ABSTRACT

The referent study deals with the subject of body image in adolescents. It sought to identify self-perception of body image, terms that will be correlated with body schema, the first being the way he sees his body, how he imagines it in its dimensions and the value it attributes to that perception and the second to Idea that the individual makes of himself as belonging to the human species. The methodology is of the transversal type whose target population is composed of 80 adolescents. It was developed with the objective of identifying the level of body image satisfaction in adolescents, female, from 14 to 18 years of age, in a school in the metropolitan area of ​​São Luís. This included a sample of 80 enrolled students. In order to assess dissatisfaction with body image, the adolescents were submitted to an auto answer questionnaire, called Body Shape Questionnaire (BSQ). The research instrument, validated for Brazil by Di Pietro (2002), is composed of 34 questions that refer to the feelings and attitudes of these young people regarding their bodies in the last four weeks. Summing up the results, it was concluded that 68 (85%) girls are satisfied with their body self-image and 12 (15%) are not satisfied.

Keywords: body image; physical education; identity.


1.INTRODUÇÃO

O conceito de imagem corporal é a figura do corpo humano formado em sua mente, ou seja, o modo pelo qual o corpo a representa para nós, sendo, portanto, referência do próprio homem a si mesmo e ao mundo. A imagem corporal não é algo pronto e definitivo, mas algo dinâmico, que se modifica, altera-se, e justifica a labilidade da imagem corporal pela influência dos estados emocionais, dos conflitos psíquicos e do contato com o mundo e com outras pessoas. (BITTENCOURT, et al2009).

As pessoas costumam avaliar-se de acordo com sua interação com o ambiente e com as influências sofridas por ela, isso permite que a sua autoimagem se desenvolva continuamente por toda a vida. Porém o grande problema é que a sociedade procura rotular padrões do que é “belo”, o que anula, de certa forma, a individualidade da pessoa, pois as pessoas são pressionadas a concretizarem em seus corpos o corpo ideal que a cultura em que estão inseridas deseja. A satisfação do corpo é um dos aspectos mais importantes relacionados à Imagem Corporal e é através dela que o indivíduo mostra-se satisfeito ou não com sua aparência.

Em qualquer sociedade sempre existe uma imagem social do corpo que é um símbolo, ou modelo, que provoca sentimentos de identificação ou rejeição por parte dos indivíduos que compõe este grupo. (RUSSO, 2005). O homem vive o seu corpo não a sua maneira e vontade, pois ele se subjuga a aprovação social vigente.

Para Neiva, Ribas e Abreu (2004) no período da puberdade é que se constrói o novo esquema corporal. O jovem sente seu corpo como estranho, pois ocorrem mudanças físicas, novos impulsos e sensações, gerando uma certa dissociação mente–corpo. Consequentemente, ele tenta reformar seu corpo, erotiza seu pensamento e fica, às vezes, confuso com relação à sua identidade sexual. Algumas condutas típicas desse período são: dietas, voracidade, constipação e sujeira. Nessa etapa o adolescente pode ter alterações com relação à percepção do próprio corpo e apresentar fadiga, somatizações e até mesmo desenvolver quadros como anorexia, bulimia e outros. O sentimento de identidade característico desse período é a unidade, que vai sendo formado a partir da necessidade do adolescente de integrar-se e diferenciar-se no espaço como uma unidade que interage. Todo esse processo resulta na configuração da identidade do ego corporal.

Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo geral identificar o nível de satisfação da imagem corporal em adolescentes, do sexo feminino, de 14 a 18 anos, numa escola da região metropolitana de São Luís e como objetivos específicos: Classificar o nível de satisfação com a imagem corporal nas alunas de 14-18 anos que participam das aulas de Ed. Física; Verificar a discrepância existente entre a imagem corporal percebida e a desejada com as medidas antropométricas.

A cobrança social imprime o desejo de um corpo que na maioria das vezes não condiz com a realidade, à insatisfação com o corpo é facilmente observada entre mulheres. Em virtude disso a hipótese do estudo é que a maioria das adolescentes envolvidas na pesquisa se mostram insatisfeitas com sua imagem corporal.

2.METODOLOGIA

Este estudo é do tipo transversal com abordagem quantitativa.

2.1 População e Amostra

A população deste estudo refere-se às adolescentes do sexo feminino, matriculadas no Ensino Médio (1ªà3ªséries) em uma escola particular, situada na região metropolitana de São Luís- MA.

Inicialmente, foi feito o contato com a escola para a autorização de realização do estudo em suas dependências.

Posteriormente foi feito o convite às adolescentes, pela coordenadora da escola, nas aulas de Educação Física para a participação na pesquisa, onde foram explicados os objetivos da investigação, a forma de seleção das alunas, o local, data e as atividades a serem desenvolvidas naescola, o compromisso com o sigilo das informações cedidas.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (243.1 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com