TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PILATES: UM EXERCÍCIO FÍSICO QUE AJUDA A MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS

Por:   •  7/6/2021  •  Artigo  •  3.124 Palavras (13 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 13

        

PHYSIO SERV

CURSO DE PILATES

PILATES: UM EXERCÍCIO FÍSICO QUE AJUDA A MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS

MICHELE SANTOS SILVA

ITABERABA – BA

Dezembro – 2019

PHYSIO SERV

CURSO DE PILATES

PILATES: UM EXERCÍCIO FÍSICO QUE AJUDA A MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS

[pic 1]

ITABERABA – BA

Dezembro– 2019

RESUMO

            Observamos que ultimamente as pessoas tem procurado cada vez mais cuidar da saúde e uma das formas que estão fazendo isso é por buscarem o método pilates. O pilates é uma atividade que não possui contra indicação, por isso pode ser praticado desde crianças a idosos, ajudando a melhorar significativamente a postura, flexibilidade e força muscular. Dessa forma o presente estudo buscou por meio de pesquisa bibliográfica comprovar a eficácia do método pilates desde crianças até idosos, mostrando assim, como surgiu o pilates, por quem pode ser praticado e quais os benefícios do mesmo para uma qualidade de vida melhor das pessoas.

Palavras-chave: pilates, flexibilidade, atividade

ABSTRACT

            We have noticed that lately people have been seeking more and more to take care of health and one of the ways they are doing this is by searching for the pilates method. Pilates is an activity that has no counterindication, so it can be practiced from children to the elderly, helping to significantly improve posture, flexibility and muscle strength. Thus, the present study sought through a bibliographical research to prove the efficacy of the pilates method from children to the elderly, thus showing how pilates arose, who could be practiced and what the benefits of it to a better quality of life of people.

Keywords : Pilates, flexibility,activity

ÍNDICE

1.INTRODUÇÃO........................................................................................................pág.6

2. REVISÃO DE LITERATURA................................................................................pág. 8

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................pág.13

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................pág.14

                                                                                                                                 

1. INTRODUÇÃO

No atual sistema em que vivemos podemos observar que a correria da vida das pessoas está de forma intensa, mas mesmo com a correria do dia a dia as pessoas tem procurado cada vez mais exercitarem seus corpos para que possam adquirir uma boa saúde, além do corpo perfeito. Muitos tem buscado academias, ou até mesmo exercícios mais simples como fazer caminhadas ao ar livre, porém existe uma atividade que tem crescido cada vez mais no gosto das pessoas que é o pilates. O Pilates é um método extraordinário que ajuda as pessoas a trabalharem melhor os seus corpos, possibilitando a melhora da coordenação motora, aumentando gradativamente a qualidade de vida das pessoas.

Dessa forma as pessoas têm procurado cada vez mais o método pilates, pois o mesmo não possui contra indicações, a maioria das outras atividades não são indicados para todas as idades, normalmente para cada idade tem uma modalidade específica, ao contrário do pilates que é um método simples e que não traz riscos a saúde, podendo ser realizada por qualquer tipo de pessoa, pois pode ser feito no ritmo de cada paciente, não exigindo demais dele (MARTINS,2013).

Assim, o pilates é uma ótima atividade tanto para jovens como para adultos e idosos, por se tratar de uma atividade que ajuda as pessoas a melhorarem suas vidas, serem pessoas mais ativas e com uma qualidade de vida bem melhor.

O pilates traz vários benefícios aos praticantes dentre esses uma melhora significativa na flexibilidade, fortalecimento muscular, respiração e até mesmo na coordenação motora.

Desse modo esse estudo se concentrará em responder a pergunta: Como o pilates pode ajudar pessoas de diversas idades a terem um modo de vida melhor?

Assim, ele Abrangerá o método pilates como uma atividade que pode trazer benefícios e que pode ser praticada por pessoas de diferentes faixas etárias, explicando o que é o método pilates, como o mesmo pode influir na vida das pessoas e quais benefícios pode trazer.

Portanto, o seguinte trabalho foi realizado tendo como abordagem o método qualitativo que atua explicando o porque das coisas (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), tendo como natureza a pesquisa aplicada de caráter exploratório que de acordo com GIL,2002 “Estas pesquisas têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses” envolvendo pesquisa com procedimento de pesquisa bibliográfica realizada por meio de levantamento de referências teóricas que já foram publicadas tanto escritas como por meio eletrônico. (GERHARDT; SILVEIRA, 2009 apud FONSECA, 2002, p. 32).

O tema apresentado nesta pesquisa: PILATES: um exercício físico que ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas, será esboçado por meio dos seguintes autores: Camila Régis Sinzato, Charles Taciro, Carolina de Araújo Pio, Aline Martins de Toledo, Jefferson Rosa Cardoso, Rodrigo Luiz Carregaro; 2012, Efeitos de 20 sessões do método Pilates no alinhamento postural e flexibilidade de mulheres jovens: estudo piloto; Lívea Vieira Fernandes, Marcio Luis de Lacio; 2011, O método pilates: estudo revisional sobre seus benefícios na terceira idade;  Rivien Aparecida de Souza Martins; 2013,  Método pilates: histórico, benefícios e aplicações revisão sistemática da literatura; Irma Pujól Goulart; Lilian Pinto Teixeira; Simone Lara; 2016, Análise postural da coluna cervical e cintura escapular de crianças praticantes e não praticantes do método pilates; Vanessa Salgado Silva, Joana Cardoso Mascarenhas, Aline Mendonça de Sá, Cloud Kennedy Couto de Sá; 2015, Efeito de um programa de exercícios baseado no método Pilates sobre a postura de crianças: um estudo piloto; Joseane do Nascimento Muniz, Fernanda de Sousa Nunes, Felipe Aurélio Nunes de Sousa, Jany Aline Alencar de Oliveira, Luciane Marta Neiva de Oliveira, Michelle Vicente Torres; 2014, Análise do efeito do método Pilates no perfil postural de idosas; Flávia Bertolla1, Bruno Manfredini Baroni2, Ernesto Cesar Pinto Leal Junior3, José Davi Oltramari1; 2007, Efeito de um programa de treinamento utilizando o método Pilates na flexibilidade de atletas juvenis de futsal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (181.2 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com