TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORRIFÓLIO 01 – PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO

PORTIFÓLIO 01 –

PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE

Jéssica Rodrigues do Carmo

PORTIFÓLIO 01 –

 PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE

Belo Horizonte

Claretiano

2018

A princípio é preciso conhecer o indivíduo, e através da análise de comportamento, será possível perceber os comportamentos não saudáveis.

Para Moreira; Medeiros (2007) no behaviorismo, o comportamento não é uma ação isolada, mas uma interação do organismo e o ambiente.  O indivíduo apresenta respostas comportamentais, através da interação com o ambiente que lhe oferece estímulos.

No ambiente empresarial, na qual atuo com a Ginastica Laboral, é preciso estimular o individuo com um ambiente agradável e incentivador no momento das aulas. Além das aulas, são realizados outros métodos, como: palestras de conscientização e dialogo individual. Que acredito ser um estimulo para iniciar a adesão ao tratamento.

A partir deste estímulo e resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção. Que na visão da Gestalt, o comportamento deve ser estudado considerando as condições que alteram a percepção do estimulo.

Saber o que e como o individuo percebe é importante neste processo. Em seguida, apresentará algumas respostas positivas ou negativas.

Em nossa área de atuação, sabemos que a adesão a tratamento não acontece de forma rápida, por meio de poucos estímulos. De acordo com a teoria de Freud, diante da percepção que tal mudança se torna algo aflitivo e agoniante, o individuo opta por suspender o tratamento. Se lhe causa sofrimento, ele lhe apresenta os mecanismos de defesa. Por hora, de forma independente a sua vontade.

Partindo das perspectivas da Psicologia da Saúde, determinamos que a saúde desse indivíduo também deve ser explicada, nos contextos biológico: nossa conformação genética e sistemas; psicológico: motivação, emoção e entre outros fatores psicológicos; e social: a relação interpessoal e o ambiente. Estes fatores podem interferir de forma negativa na adesão do tratamento.

Diante de recomendações preventivas ou de mudança no estilo de vida, será apresentado a este indivíduo estímulos partindo de analises, como foi descrito. Atentando sempre aos fatores psicológicos, pois os mecanismos de defesa são utilizados de forma inconscientes; e as orientações de um médico para que tenha sequência e eficácia no tratamento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

MOREIRA, M. B.; MEDEIROS, C. A. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007. Fonte: Unidade 1. p. 23.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com