TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO GINÁSTICA DE ACADEMIA

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

PORTFÓLIO GINÁSTICA DE ACADEMIA

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

BELO HORIZONTE

03/2017

1) Quais os objetivos dos métodos francês, sueco, alemão e calistênico de ginástica?

O método francês tinha como objetivo o aperfeiçoamento motor, considerando as dimensões anatomofisiológicas, dando ênfase nas qualidades físicas mais utilizadas na vida cotidiana, ou seja, na economia de energia, no desenvolvimento físico in¬tegral, no aumento da resistência orgânica, além de valorizar ap¬tidões por meio dos exercícios naturais, repudiando os artificiais (CARVALHO, 2009).

É possível observar que o método francês era voltado para a manutenção das funções diárias do indivíduo, aumentando a resistência por meio de exercícios, para que o dia de trabalho e as atividades rotineiras fossem menos exaustivos.

Na Suécia, os estudiosos propunham um método de edu¬cação física com finalidades higiênicas e corretivas, integrando exercícios racionais, analíticos, simples e localizados objetivando desenvolver o corpo humano partindo dos mais simples para os mais complexos (MALTA, 1998).

O método sueco desenvolvia, além do físico, aptidões ra¬cionais e pedagógicas, mas ao mesmo tempo rígidas, com a in¬fluência militar nos exercícios, como, por exemplo, as marchas e os exercícios formais.

O método Alemão de ginástica era executado em aparelhos e em contato com a natureza, tendo um caráter peda¬gógico, de formação moral e disciplinar. Houve também a intro¬dução de aparelhos portáteis na ginástica, o improviso na ativi¬dade corporal, a valorização do ritmo e o contato do corpo com o solo (CARVALHO, 2009).

Inspirada no método sueco, a calistenia defendia uma gi¬nástica com exercícios livres e ritmados com a utilização de músicas com o objetivo de desenvolver força, agilidade física e flexibilidade trazendo um efeito favorável sobre a postura e a forma do corpo executando grandes números de repetições com o máximo de contrações musculares. (GUIMARÃES, 2007).

2) Na Grécia Antiga, conforme a conceituação histórica da ginástica, esta adquiriu status de Educação Física, porém havia diferenças entre Atenas e Esparta quanto à forma e aos objetivos da ginástica. Identifique e explique essas diferenças:

Em Esparta a ginástica tinha apenas um objetivo que era a formação de soldados, e iniciava-se com jovens de sete anos no intuito de troná-los exímios guerreiros. Diferentemente dos Atenienses que iniciavam as práticas da Educação física a partir de 14 anos de idade em locais fechados durante as palestras oferecidas pelos sábios e ao completarem 18 anos, após sua “aprovação”, eram encaminhados para os ginásios para serem treinados pelos ginastas em busca de formação em um universo repleto de artes na qual os filósofos discutiam sobre a união do corpo e da mente.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

Caderno de Referência, Batatais, Claretiano 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com