TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO: PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE

Por:   •  7/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SARAH GHAZZAWI DE BRITTO SOSA

8073835

PORTFÓLIO: PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE

[pic 2]

[pic 3]

Batatais

2020

PSICOLÓGIA APLICADA À SAÚDE

Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros. Sendo assim, imagine uma situação na sua área, em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade da adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional.

Como profissional de Educação Física devemos estar preparados, não só para prescrever exercícios correto para cada objetivo, mas também preparar a parte psicológica do aluno/paciente. Por isso é de grande importância ter essa noção da psicologia, pois precisamos estar preparados para atender todo e qualquer tipo de pessoa e em qualquer situação, inclusive as que apresentam mais resistência a prática de atividade física. Devemos analisar quais são as melhores técnicas para fazer com que o aluno entenda o que é preciso fazer e siga as recomendações para seu próprio bem.

Essa atividade será realizada com um aluno/paciente com hipertensão. Primeiramente faria uma educação voltada para a saúde dele, em especial dando foco nos conceitos de adesão ao tratamento correto, orientando sobre os benefícios do tratamento, incluindo mudanças no seu estilo de vida. Ele teria informações detalhadas e de fácil entendimento sobre os eventuais efeitos de alguns medicamentos, cuidados e atenção especifica de acordo com as necessidades desse paciente, mostrando como o exercício físico iria o ajudar a controlar a hipertensão ou até mesmo não utilizar mais nenhum medicamento para isso. As medidas para que o uso do medicamento seja diminuída ou cancelada seriam a redução do consumo de álcool, o controle da obesidade, alimentação equilibrada, redução de alimentos que contenham sal em excesso, e na área a manter a prática regular de atividades físicas que seria o nosso principal foco.

A adesão a esses hábitos de vida favorece a redução dos níveis da pressão arterial e contribui para prevenção de complicações. No entanto o processo de adesão não depende unicamente do paciente que possui a doença, mas sim de todos os envolvidos com ele, sendo necessário uma junção de esforços do aluno/paciente, dos profissionais da saúde. O paciente deve se manter assíduo nas consultas com seu medico para ter o monitoramento da P.A e trazendo essas informações ao Profissional de Educação Física, para que concilie exercícios físicos que tragam inúmeros benefícios e que esse paciente sinta-se animado com os resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com