TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO PSICOLOGIA APLICADA Á SAÚDE

Por:   •  27/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  1.425 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TELMA ROBERTA DAMASCENO PARENTE

PORTIFÓLIO CICLO 2

Trabalho      apresentado ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina PSICOLOGIA APLICADA Á SAÚDE como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Keiko Maly Garcia D Avila Bacarji.    

VILHENA/RO
2019

Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros.

Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional?

Após realizar leitura sobre esse assunto, conclui que é fato que trabalho em que se lida diretamente com o ser humano é bastante "complicado" devido a uma série de fatores. Principalmente em relação ao profissional de saúde que devem lidar com todo tipo de pessoa a fim de prover uma vida mais saudável para a mesma.

A adesão ao tratamento é o fator mais importante para o controle efetivo de muitas doenças, e é de extrema importância o conhecimento dos fatores que interferem no complexo quadro da adesão ou não ao tratamento proposto pelo médico ou profissional a seu paciente. O conhecimento dos motivos que dificultam a adesão ao tratamento proposto, do ponto de vista do paciente, pode auxiliar em muito criação de programas interdisciplinares que incrementem este processo, proporcionando maior qualidade de vida da população, principalmente daquela de poucos recursos financeiros e sócio culturais.

Por isso que é importante ter noções de psicologia na grade de cursos biológicos, pois o profissional precisa estar preparado para atender todos os indivíduos, inclusive os mais "teimosos". Assim o especialista da área irá analisar quais são as melhores técnicas para fazer com que o enfermo entenda que tudo que você está passando, são recomendações para o bem do mesmo. Portanto a adesão não pode ser reduzida ao cumprimento das recomendações, mas ao resultado da exposição a situações de aprendizagem e de enfrentamento.

Hipotetizando:

O indivíduo chamado de JOAO apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, pois o mesmo e obeso e sedentário.

 Eu como educador físico trabalho em uma academia, e após realizar a anamnese e avaliação física desse aluno, constatei que ele não pratica atividade física e é extremamente sedentário.

 Realizei a prescrição de treino e as orientações.

E após 45 dias reavaliei o aluno e constatei que ele continua sedentário e não baixou o peso.

Sendo assim, reorientei e o mesmo onde ele me informou que tem dificuldades em controlar a sua alimentação e se sente envergonhado porque é gordo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (107.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com