TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  6.047 Visualizações

Página 1 de 3

CRISTIANO DA SILVA RIBEIRO

PORTIFÓLIO PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE

                               

CAMILA MARIA FERNANDES FANTACINI

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

BELO HORIZONTE

04/2017

Del Prette e Del Prette (2005) colocam que existem cinco componentes importantes que dizem respeito às emoções, são eles: acontecimentos precipitadores, avaliação, mudanças fisiológicas, tendência para a expressão, ação e regulação. Os autores apontam que as reações fisiológicas referentes ao estado emocional associadas as interpretações sobre o valor do evento e que desencadearam essas respostas fazem a mediação entre a expressão emocional e as ações, representando assim, a forma com que uma pessoa resolve um conflito interpessoal. Diante do que você estudou sobre o enfrentamento, descreva uma situação em que uma pessoa conhecida sua ou não, conseguiu resolver o problema. Explique qual dos dois tipos de enfrentamento (emoção ou problema) foi usado

Com o objetivo de elucidar o conteúdo estudado sobre enfrentamento, escolhi a trajetória de vida do canoísta brasileiro Fernando Fernandes.

No dia 4 de Julho de 2009, aos 28 anos, na volta para casa após uma partida de futebol ele dormiu ao volante e sofreu um acidente de carro que o deixou sem movimentos da cintura para baixo. Como resposta a esta situação desafiadora, ele se encontrou em um quadro de estresse, acrescido por fatores como vergonha de sair de casa por preconceitos e pela falta de estrutura que temos no Brasil.

Sintomas de estresse são frequentes em pessoas que passam por situações traumáticas.

Ao pensar no que poderia fazer para lidar com esta situação, ele utilizou como estratégia o enfretamento, visando moderar ou minimizar os efeitos estressores, reagindo surpreendentemente de forma positiva e esperançosa.

 Foi utilizado o tipo de enfretamento focalizado na emoção, com estratégias comportamentais e cognitivas que administram as reações emocionais ao estresse. Através da reavaliação positiva, que solicita a reinterpretação da situação para modificar algo negativo em positivo.

As estratégias comportamentais incluem buscar pessoas que ofereçam apoio social. Familiares e amigos foram muito importantes no dia a dia de Fernando Fernandes. Ele também buscou apoio no Hospital de Reabilitação Sarah Kubitschek, em Brasília, onde pode ter convívio com pessoas que estariam vivendo uma realidade parecida.

Fernando Fernandes se viu entre duas opções: dedicar-se integralmente à possibilidade de voltar a andar (bastante remota) ou aceitar a nova realidade. Ele escolheu a segunda e iniciou suas atividades esportivas como musculação, corridas na cadeira e caminhadas com protese na fisioterapia. Seis meses depois, participou da corrida de São Silvestre pilotando uma cadeira de corrida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com