TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE

Por:   •  20/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

Lucas Câmara da Silveira - RA 8055844

Portfólio – Psicologia Aplicada à Saúde

CAMPOS DOS GOYTACAZES

2019

Atividade no Portfólio

Objetivo

 Compreender as variáveis psicossociais em situações de tratamento. Descrição da atividade

        Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros.         Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional? Depois de concluir sua atividade, poste-a no Portfólio

1 INTRODUÇÃO        

        Sabemos que o corpo humano é organizado fisiologicamente e anatomicamente para se movimentar, porém o que vemos nos dias atuais é que o exercício físico não está inserido no estilo de vida da maioria das pessoas. O que acabam levando para uma vida sedentária (SIMÃO, 2008).  

        Portanto, devemos partir do conceito que o ser humano precisa de exercício para que nosso organismo funcione da melhor forma possível. Podemos conceituar de maneiras diferentes o exercício físico e a atividade física (SANTAREM, 2012).

        A atividade física pode ser definida como contração muscular. Pois durante a contração muscular ocorre o gasto energético junto com várias funções orgânicas. A contração muscular pode levar a um movimento do corpo ou não, de acordo com a contração isométrica, que ocorre quando músculos opostos realizam movimento nas articulações e dessa forma não ocorrendo movimento (SANTAREM, 2012).

        O exercício físico pode ser entendido como formas sistematizadas de atividades físicas. Como a atividade física ocorra na vida diária, como por exemplo na locomoção, no lazer e no trabalho, quando se almeja estimular algumas funções especificas, os exercícios físicos são utilizados pela maior eficiência e segurança. Ou seja, o exercício é selecionado de acordo com os objetivos, seja na saúde ou na aptidão física (SANTAREM, 2012).

2 APRESENTAÇÃO DO CASO

        Em uma academia de musculação da cidade de Santo Antônio de Pádua, RJ, se matricula um aluno, a mando de seu médico, com o objetivo de praticar atividades físicas, afim de diminuir o peso corporal.

        Trata-se do senhor José Francisco, que possui 55 anos, com um diagnóstico de obesidade. Além do sobrepeso, o senhor José relata que é sedentário e não vem seguindo a dieta imposta pelo seu nutricionista. Após uma longa conversa, o mesmo ainda afirma não deixar de tomar cerveja aos finais de semana e que não gosta de praticar exercícios.

        De todos os problemas relatados pelo senhor José em sua entrevista realizada no ato da matricula, o que mais nos preocupou foi a que o cliente não está totalmente empenhado no treinamento, ou seja, esse cliente talvez não terá uma adesão ao tratamento.

        Segundo (SANGUIN; VIZZOTTO, 2007 apud MARUCCI, 2015) a adesão ao tratamento irá depender da capacidade do paciente em dar seu melhor e seguir as recomendações tanto do professor de educação física quanto do médico e do nutricionista. O nosso novo cliente da academia deverá estar esclarecido de que as ações dos profissionais que o auxiliarão, serão em favor do seu tratamento e desta forma irá auxilia-lo na perda de peso e buscar uma melhora na qualidade de vida.

        A esse respeito, é preciso considerar que:

A não adesão consiste na dificuldade ou fracasso, por parte do paciente, em cumprir o programa ou orientação propostos pelos profissionais da saúde. As dificuldades de adesão é um problema comum em várias áreas da saúde, tanto em prevenção, tratamento, como em reabilitação e há necessidade de entendê-la melhor, já que compromete todo o tratamento (SANGUIN; VIZZOTTO, 2007 apud MARUCCI, 2015, p. 60). 

3 ATUAÇÃO NA ADESÃO DO CLIENTE

        Através da entrevista (anamnese) com senhor José Francisco, chegamos à conclusão que mesmo contando com os melhores métodos de treinamento, ainda assim nosso cliente não será capaz de manter a adesão ao tratamento, devido à falta de ânimo, motivação e ainda encontra uma dificuldade muito grande em seguir uma dieta.

        Em nosso programa de treinamento, foi elaborado para o senhor José, formas de facilitar a adesão ao treinamento, em seguida montamos uma planilha de treino que deverá ser seguido pelo cliente. Desta forma, o cliente mantendo a adesão, poderá cumprir todas as etapas do periodização necessária para combater os riscos da obesidade do paciente.

        Ao procurar a adesão do paciente, devemos segundo Marucci (2015), procurar maneiras de facilitar a adesão ao tratamento. Em nosso programa utilizaremos as seguintes formas para chegar aos objetivos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com