TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O AVANÇO DA EDUCAÇÃO

Por:   •  20/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.893 Palavras (12 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 EVOLUÇÃO, COTIDIANO E INTERDISCIPLINARIEDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.....................................................................................................04

3 POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O AVANÇO DA EDUCAÇÃO FÍSICA........................................................................................................................06

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................09

5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10


1 INTRODUÇÃO

        O presente trabalho de cunho qualitativo bibliográfico tem como finalidade a possibilidade de percepção das relevâncias biológicas, psicológicas e pedagógicas da Educação Física como aspecto interdisciplinar de extrema importância para a atuação docente e discente.

        A temática “Interdisciplinaridade na Educação Física Escolar” possibilitará a contribuição por meio de substâncias fundamentais da área escolar, compreendendo as potencialidades e dificuldades da intervenção da matéria, refletindo e analisando a interdisciplinaridade como ponto de inovação e transformação de ideias para a melhoria da educação.

        Abordaremos as profundas mudanças que a Educação Física Escolar vem passando diante das evoluções históricas do Mundo e da sociedade, como também observaremos o comportamento educacional no cotidiano dos alunos, dos profissionais e das instituições de educação. Ressaltando o foco voltado para a Interdisciplinaridade, abordando o professor de Educação Física como catalisador desse processo, sua ampla área de atuação permite-lhe o contato com diversas disciplinas, atuando de forma direta com os alunos e professores. Sendo os professores de Educação Física, juntamente com os professores em sala de aula, devem se conscientizar da importância de seus papéis na educação brasileira, favorecendo esta forma interdisciplinar de atuação na escola, proporcionando um ensino de qualidade e um retorno eficaz.

        Ademais, ressaltaremos a verdadeira importância de mudar, redefinir e conduzir com excelência as diversas reações de mudança necessárias na Educação Física Escolar, a fim de alterar o interesse mútuo pela área, não tendo esta, como apenas educação esportiva, e sim como meio de englobar as demais disciplinas curriculares.


2 EVOLUÇÃO, COTIDIANO E INTERDISPLINARIEDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

        Com o passar dos anos, o Mundo vêm evoluindo constantemente e se transformando diante das diversas áreas do cotidiano humano. Historicamente, o Homem como ser e espécie, jamais passou por aperto em sua existência. Exemplo disso é a Era Primitiva, onde o Homem fabricava manualmente objetos a partir da matéria da natureza, a fim de ter o mínimo de conforto para sua sobrevivência[1].

        Hoje em dia, corriqueiramente nos deparamos ao tempo passado quando tratamos de improvisar. A diferença esta, exatamente, na Era, a qual vivenciamos à tecnológica, regado de luxo e refresco. Seguidamente, é fácil comparar muitas pessoas das 08 (oito) bilhões no Planeta Terra à primariedade, pois não vivem em condições decentes de continuidade fazendo jus aos tempos atuais.

        Ademais, é de manifestar que a Educação vem ganhando dia-a-dia cada vez mais vez, voz e verdade, passando por desafios equivalentes ao período passado, como a não valorização profissional dos agentes educadores[2], a precariedade de algumas instituições escolares[3] e a falta de recursos governamentais[4]. Diante disso, é necessário improvisar, (re) inventar, ousar da criatividade e tirar proveito do que o Brasil possui de melhor: o brasileiro.

        A frente desse contexto, a interdisciplinaridade é um importante agente para a construção da manifestação do interesse do aluno perante a metodologia de ensino que lhe é proposta, propondo a formação do indivíduo através da capacidade de dialogar com as diversas ciências, fazendo entender o saber como um todo, e não como partes ou fragmentações.

        Nesse cenário:

Faz-se necessário entender que tudo obedece a um processo, sendo fundamental o olhar para o que já se construiu com o que devemos construir, com o antigo e o novo, pois se destruirmos o que já realizamos, caímos no modismo sem fundamentos, o essencial é reconstruir, é recriar o conhecimento, lapidando nossos conceitos com novo rigor, considerando a objetividade e a subjetividade, não como situações antagônicas, mas que se complementam, interagem entre si. (FAZENDA, 1994, p. 43).

        

        Dessa maneira, é de se observar o valor real que a Educação Física possui no ambiente escolar devido a questionamentos e discussões diárias acerca da maneira de transmissão da disciplina, fazendo com que haja um interesse além de somente recreação e treinamento esportivo, por parte de professores e alunos.     Nesse ponto, cabe à escola trabalhar com repertórios diversificados, partindo de experiências vividas pelo educando, possibilitando o acesso a novas experiências e garantindo a aprendizagem dos alunos.

        Nos pensamentos de Fazenda (1994, p. 23) emergem um comprometimento em esclarecer a interdisciplinaridade como uma atitude tomada pelo profissional diante do conhecimento, na tentativa de buscar alternativas para conhecer mais e além de sua área. Esta busca, nos leva a romper com as barreiras entre as disciplinas em questão e, por meio do diálogo constante com nossos pares, os professores, trabalhar na criação de projetos coletivos, numa perspectiva em que todos possam atuar integrando teorias, métodos e práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (198.7 Kb)   docx (237.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com