TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIO DO HETEROCRONISMO DA RECUPERAÇÃO / PRINCÍPIO DA MULTILATERALIDADE

Por:   •  7/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  4.459 Visualizações

Página 1 de 2

PRINCÍPIO DO HETEROCRONISMO DA RECUPERAÇÃO

Dentro do processo de treinamento é precisado selecionar os estímulos adequados e o melhor momento para realiza-lo novamente estes estímulos, pois se aplicado estimulo cedo demais, pode-se entrar num ciclo de desgaste das reservas energéticas, no entanto, se aplicado tarde demais, perde-se os benefícios da supercompensação.

Existem estudos que estimam o tempo de recuperação de acordo com as diversas sessões de treinamento, ressaltando que devido à individualidade biológica os há diferenças de tempo nos diferentes organismos. Somente o acompanhamento e registros nos treinos permitirá que a descoberta do tempo adequado para cada atleta, baseando-se na evolução das performances.

A observação do heterocronismo da recuperação é importante para a compreensão e prescrição dos conteúdos dos treinos.

PRINCÍPIO DA MULTILATERALIDADE

O desenvolvimento das capacidades está relacionado com a qualidade e quantidade dos estímulos esportivos que o atleta recebeu durante sua formação.

Para teóricos como Schmolinsky e Ozolin, um atleta que pratica diversas modalidades como (natação, vôlei, futsal) em sua formação, possui um mais repertório e consequentemente uma multilateralidade de conhecimento que influenciará na especialização.

Segundo Hegedus, a multilateralidade não depende de diversas modalidades, onde somente uma capacidade física é desenvolvida. Deve-se objetivar a diversidade técnica funcional, ou seja solicitar diferentes tipos de de coordenação neuromuscular e utilizar diferentes sistemas energéticos o que pode ser obtido através de apenas um esporte, desde que bem orientado, já garante a multilateralidade dos futuros atletas.

INTENSIDADE (CARGA) DO TREINAMENTO

No treinamento, de força, a intensidade é expressa como uma porcentagem da carga ou uma repetição máxima (1RM). A intensidade, uma função dos estímulos nervosos empregados no treinamento, é determinada pelo esforço muscular e energia do SNC dispendidos. O estimulo depende da carga, velocidade do movimento e variação dos intervalos de repouso entre repetições.

A carga de treinamento, expressa como intensidade, refere-se à massa ou peso erguido. No treinamento isocinético, a carga expressa como a força gerada pelo atleta contra resistência oferecida pela máquina.

O treinamento de força emprega as seguintes cargas.

Uma carga supermáxima excede força máxima do indivíduo.

A carga máxima é de 90 a 100% da máxima.

A carga pesada é de 80 a 90% de 1RM.

A carga média é de 50 a 80% de 1RM.

A carga baixa é de 30 a 50% de 1RM.

Valor de

Intensidade Carga Porcentagem

1 RM Tipo de Contração

1 Supermáxima >105 Excêntrica/Isométrica

2 Máxima 90-100 Concêntrica

3 Pesada 80-90 Concêntrica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com