TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO APLICADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  16/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 4

UNICSUL

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO APLICADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA

Tema: Jiu Jitsu no Ensino Fundamental I

Nomes                                                                                RGMs:

São Paulo
2015




I- INTRODUÇÃO

O presente planejamento tratará sobre a inclusão de lutas no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), abrangendo crianças a partir de 6 anos de idade. O tema a ser abordado será o Jiu Jitsu.

A escolha foi baseada em um debate realizado com alunos de uma escola estadual de ensino fundamental I. Através desse mapeamento percebemos o entusiasmo das crianças em aprender lutas, e através de uma pesquisa de campo nos deparamos com um projeto social na comunidade onde era ensinado Jiu Jitsu, no qual somente adolescentes poderiam participar, já que não havia uma didática apropriada para a idade deles. Então realizaremos no ambiente escolar, embasados na construção do conhecimento cognitivo, a inclusão do Jiu Jitsu na aula de educação física, com jogos e brincadeiras que irão abordar os fundamentos básicos da modalidade. Este ensino será aplicado para construção do conhecimento do aluno a partir da interação com o meio através de resolução de problemas.

QUAL A TEORIA PEDAGÓGICA??? CONSTRUTIVISMO?????

FAÇA CONSIDERAÇÕES SOBRE A TEORIA


II – DESENVOLVIMENTO

II.I – OBJETIVO GERAL

Têm-se por objetivo geral através do Jiu Jitsu, melhorar o desenvolvimento do conhecimento cognitivo do aluno, de modo que os jogos resgatem a cultura popular trabalhando a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem e que os mesmos construam seu conhecimento através da interação com o meio inserido.

 II.II- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Trabalhar a disciplina e a perseverança através dos jogos de desafio.
  • Desenvolver a atenção, iniciativa e cooperação entre si.
  • Proporcionar vivencias para que eles verifiquem o efeito de suas ações de maneira agradável.

II.III – CONTEÚDOS DE ENSINO

Serão trabalhados jogos e brincadeiras. Através dos jogos de desafio será trabalhado a perseverança e disciplina. Atividades como conquiste a faixa, carrinho de mão humano, 100 kilos e pega-pega caranguejo, (para esse desenvolvimento podem ocorrer adaptações de local ou objeto, conforme a necessidade)
O conteúdo foi escolhido através da necessidade de aplicação do jiu jitsu para a faixa etária determinada que se encontrava ausente na comunidade e pela forma lúdica de aprendizagem que pode ser aplicada para que haja maior facilidade e melhor assimilação dos alunos.

II.IV – PROCEDIMENTO DE ENSINO

Trabalhar de modo que o aluno execute e reflita, portanto além dos conhecimentos práticos, buscar em alguns momentos recursos de troca de informações, conhecimentos prévios, informações da mídia e etc.. De forma que seja mais abrangente a inserção desse conhecimento para o educando.
Será trabalhado de lúdica utilizando jogos e brincadeiras nas aulas praticas e nas aulas teóricas em forma de vídeo, imagens e idas as academias para assistir as aulas de lutas.

II.V – RECURSOS DIDÁTICOS

Vídeos sobre a modalidade, pesquisas na internet abordando temas como técnicas, regras, história e também materiais como tatame ou colchões e faixas semelhantes a do jiu jitsu para realização das aulas práticas.

II.VI – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Primeiramente será feito um levantamento prévio do conhecimento dos alunos sobre o tema proposto. Serão feitas perguntas e atividades

 Após aplicação das atividades será feita uma conversa onde os próprios alunos darão suas impressões sobre a aulas.

Serão feitos registros contendo as impressões da aula, onde será elaborado um portfólio que armazenará as informações obtidas de cada aula, para que haja aprimoramento da mesma.
De uma forma geral, as aulas serão registradas por fotos, filmagens, relatórios do professor e impressões dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com