TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA DE PROMOÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE MOTORISTAS E COBRADORES DE ÔNIBUS DA REDE REAL ALAGOAS

Por:   •  24/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CENTRO DE EDUCAÇÃO - CEDU

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

ADAMS DE ALMEIDA LOPES

PROGRAMA DE PROMOÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE MOTORISTAS E COBRADORES DE ÔNIBUS DA REDE REAL ALAGOAS

Maceió - AL

Outubro/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

ADAMS DE ALMEIDA LOPES

PROGRAMA DE PROMOÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE MOTORISTAS E COBRADORES DE ÔNIBUS DA REDE REAL ALAGOAS

Projeto apresentado à disciplina de Atividades Físicas e Saúde Pública, ministrada pelo Prof. Ms. Victor José Bastos da Silva, como requisito referente a Prova Final do Período.

Maceió - AL

Outubro/2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        IDENTIFICAÇÃO        5

3.        DIAGNÓSTICO        6

4.        PLANEJAMENTO        6

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7


  1. INTRODUÇÃO

Responsáveis pelo transporte de milhões de pessoas, que utilizam dos transportes coletivos para exercícios de suas funções e necessidades, a responsabilidade dos motoristas e cobradores de coletivos vão além do simples deslocamento de um local a outro, passam a exercer importância também social e econômica. Com essa responsabilidade, põe-se os olhos sobre estes profissionais e sobre a importância de uma boa qualidade de vida como reflexo de um bom desempenho funcional, visto que a apresentação de alguma falha por parte de motoristas e cobradores podem colocar em risco as necessidades essenciais de toda a população.

Na literatura, pode-se observar o elo de problemas relacionados à qualidade de vida de motoristas e cobradores com o exercício da função. GUTERRES et. al. (2011) afirma que “O problema das dores nos motoristas e cobradores de ônibus urbano pode estar relacionado às longas e exaustivas jornadas de trabalho na posição sentada e à desorganização do tráfego urbano, que costuma ser congestionado, barulhento e agressivo” já BIGATTÃO (2005) destaca o impacto psicológico e social que esse serviço pode exercer sobre estes funcionários quando diz que “O Stress ocupacional pode ser decorrente de uma variedade de fontes, algumas delas pertencentes ao ambiente e as condições de trabalho, e outras da própria pessoa. As fontes estressoras do ambiente podem ser: chefia autoritária, falta de apoio dos colegas, horário inadequado, condições físicas inapropriadas entre outras. ” A autora ainda cita que “O Stress ocupacional pode contaminar as áreas afetivas e sociais, bem como as relacionadas à saúde, debilitando-os. Pode ainda levar a pessoa a enfrentar dificuldades que podem acentuar seu nível de stress, e interferir no seu desempenho, constituindo-se em mais fonte de stress, como levar a pessoa a reagir com o uso de álcool excessivo ou de outras drogas como forma de aliviar a ansiedade ou lidar com o senso de incompetência diante de situações difíceis. ”

Ainda nesse sentido, PRADO et. al. (2011) afirma que “No que se refere ao ambiente do trabalho percebe-se nessa profissão uma tendência negativa uma vez que o barulho e o calor do motor, a relação nem sempre cordial com os passageiros, a poluição e até mesmo a falta de ponto de apoio nas paradas geram um ambiente hostil à essa categoria. ”

Observando essa forte interferência negativa na qualidade de vida dessa categoria, destaca-se as medidas paliativas e sugestivas a serem adotadas com o intuito de benefícios à saúde e a qualidade de vida destes funcionários. “A melhoria das condições de trabalho dos motoristas e cobradores de ônibus coletivo urbano é fundamental para que se possa ter uma boa qualidade de vida desses trabalhadores. Por ser um serviço essencial, requer intervenções cuidadosas não só no sentido da preservação do direito social ao acesso a um transporte de boa qualidade, mas também no sentido da preservação do direito dos trabalhadores à sua saúde. ” Afirma GUTERRES et. al. (2011) e ratifica a necessidade do planejamento de programas que incluam atividade física e hábitos de vida saudáveis, voltados à prevenção deste grupo de trabalhadores. Já PRADO et. al. (2011) recomenda a implantação de programas de atividade física nos momentos de repouso ou paradas, compensando a inatividade física e a geração de fatores agravantes do sedentarismo. BIGATTÃO (2005) observando os benefícios psicológicos ainda destaca que “A prática da atividade física pareceu sugerir nesta pesquisa, uma estratégia eficaz para o controle do stress, sendo a atividade física um meio de liberação da acetilcolina e que os exercícios físicos desempenham uma parte importante na redução do stress, ajudam a descarregar a energia e auxiliam a mente a voltar-se para outras atividades e, assim, esquecer as frustrações e pressões que em princípio ativam o corpo além de aumentar os níveis de endorfinas no sangue, proporcionando uma sensação de bem-estar, entre outros.”

Com esta base, o projeto visa a implantação de programa promoção à saúde e a qualidade de vida de funcionários da rede Real Alagoas no município de Maceió-AL.

  1. IDENTIFICAÇÃO

O projeto proposto inclui a implantação permanente de estações de atividade física nos terminais da rede, para usufruto dos funcionários da empresa, priorizando atividades que promovam interações sociais dos funcionários, atividades lúdicas e distrativas, atividades de alongamento e flexibilidade, visando a melhoria da qualidade de vida e diminuição tanto do stress ocupacional, quanto das lesões causadas pela excessiva carga de trabalho em posições semi estáticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com