TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE GINASTICA GERAL

Por:   •  29/3/2016  •  Artigo  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]


CRISTINA SILVA NASCIMENTO- R.A1138963

PROJETO DE

GINASTICA GERAL

Trabalho apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano para a disciplina._GinásticaGeralcomo requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora MARIA CECÍLIA LIETH B. SOARES.    

BATATAIS- CLARETIANO
2015

                                        Atividade Física para a terceira idade.

Objetivo da atividade

Como a ginástica tem essa vantagem de não precisar ser competitiva onde os alunos buscam superar seus próprios limites e se disciplinarem pela necessidade de realizar a atividade para seu bem estar, o objetivo dessa aula foi trazer esse público da terceira idade pra uma realidade que pra eles não é tão conhecida e nem tão pouco vivenciada. A pessoa idosa sente suas dificuldades nas tarefas do dia a dia e muitas vezes a forma de melhorar essas dificuldades é através de medicamentos eles não tem noção do quanto a ginástica pode melhorar a sua condição física justamente porque eles acham que já passaram da idade de fazer atividade física.

A forma de abordagem e apresentação da ginástica tanto como sua forma de começar a praticar fez com que esses alunos olhassem pra ginástica com outro olhar, com menos medo e mais disposição fazendo assim com que se sentissem bem ao praticá-la desejando que a atividade fosse realizada mais vezes e esse era o objetivo dessa aula.

Com o objetivo atingindo pude observar que os alunos de fato tinham essa necessidade de praticar atividade física, não só para o seu bem estar no dia a dia, mas pelo convívio social que a mesma proporciona. Todos participaram de forma ativa, às vezes ate ajudando a colega quando percebia que estava dentro da concepção dela, executando o exercício errado, e também se divertindo com o fato de estarem dançando enquanto se exercitavam, talvez era trabalhada na memória delas momentos que elas dançavam na adolescência revivendo assim momentos felizes que talvez tenham sido deixados de lado.

Percebi que isso fez muito bem a cada uma delas, esse convívio de uma atividade simples, sem muitos recursos onde se pôde aproveitar do que se tinha em mãos, como cadeira, um bastão de cabo de vassoura e boa vontade.

Sei que é possível fazer muito melhor, mas que isso só será possível mesmo com o aperfeiçoamento e conhecimento mais amplo de todos os movimentos que podem ser trabalhados na terceira idade, pois é preciso levar em consideração uma serie de questões que envolvem esse público, por isso nem todo o plano foi executado com precisão, pois na aula é preciso ser prático e usar de linguagem de fácil entendimento, sem muitas nomenclaturas, mas tendo conhecimento daquilo que estar fazendo, porém o que importa pra elas é entender o que se pede pra executar, nesse caso o profissional precisa de fato saber executar os movimentos, pois ele será um espelho pra o aluno.

Os ajustes necessários para uma próxima aula precisam ser realizados, buscando assim uma amplitude de atividades que elas gostem de fazer para não virar algo rotineiro sem objetivos, esses ajustes está associados à busca de conhecimento e de forma pratica de se aplicar aquilo que se aprendeu. Esse aprendizado pode vim com acréscimo de brincadeiras, danças e atividades ao ar livre que a pessoa idosa se sente muito bem ao praticar. É uma opção e uma ótima dica para as futuras aulas de ginástica geral.

Grupo da terceira idade da Pastoral da Pessoa Idosa.

Foi escolhido para essa atividade um grupo de senhoras da terceira idade que fazem parte da Pastoral da Pessoa Idosa que se reúnem duas vezes na semana no Centro de Formação da Pessoa Humana. Esse público tem uma necessidade de praticar esse tipo de atividade devido ao fato de não se exercitarem de forma alguma devido ao tempo, ou devido a acompanhamento de um especialista, devido à falta de conhecimento entre outros motivos por elas mesmas relatados.

Elas fazer trabalhos artesanais e informam dores na região lombar, e nos ombros, também nas articulações, como também nos punhos, relatam terem dificuldades também para executar tarefas domésticas que antes fazia com mais facilidade.

Porém é um público divertido que tem muita história pra contar e por isso a conversa não para e no encerramento da atividade teve um lanche onde a conversa foi divertida relacionada aos exercícios feitos, comentando elas como já estavam se sentindo bem melhor.

Proposta da atividade.

A primeira abordagem é de extrema importância para apresentar a proposta de atividade física para esse público que ver na ginástica algo talvez muito difícil de praticar pelo fato da falta de oportunidade e conseqüentemente de experiência.

Essa primeira abordagem foi feita de forma muito espontânea e divertida, apresentando a ginástica como algo que se pode praticar em qualquer idade e falando dos seus benefícios principalmente pra esse público que tem seus movimentos mais dificultados, reduzidos devido à idade, a falta de cuidados entre outros fatores.

A atividade proposta é uma aula de movimento, ou seja, aeróbica que foi iniciada com um alongamento observando e orientando a postura, coordenação e equilíbrio de cada aluno.

Iniciando o Alongamento

O alongamento foi feito proporcionando pra elas exercícios que na realidade são realizados no dia a dia com o objetivo que ao realizarem essas atividades em casa elas se sintam bem melhor e com menos dificuldades.

Os exercícios de alongamento foram os seguintes:

Com uma cadeira, sentar-se e levantar-se numa seqüência de 10 movimentos de duas series; (Nessa atividade trabalhamos flexão dos joelhos e agachamento)

O próximo exercício com auxilio de um bastão foi feito a extensão e flexão do cotovelo em 10 movimentos repetidos em duas series; (Trabalhamos nesse exercício os músculos dos tríceps e ombro)

Em seguida ainda com o bastão e sentadas fizemos exercício de rotação do quadril em 10 movimentos repetidos em duas series; (trabalhamos nesse exercício rotação do quadril fortalecendo essa área).

Depois alongamos os membros inferiores.

 Sentados bem encostados na cadeira, abraçamos por trás fazendo assim uma amplitude peitoral, deixando o peito mais aberto foi feito exercícios alternados entre as pernas com movimentos de extensão e flexão dos joelhos sem passar do alinhamento dos joelhos; (nesse exercício trabalhamos os músculos da coxa fortalecendo os mesmos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (81.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com