TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE GINÁSTICA RÍTMICA

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Polo de Apoio Presencial – Campo Grande – MS III

Licenciatura em Educação Física

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Jogos, brinquedos e brincadeiras, Metodologia do ensino da atividade rítmica e dança, Metodologia do handebol, Metodologia do voleibol, Atividade física, lazer e saúde, Seminário interdisciplinar 3.

 

GRUPO

Agda Maria Andrada Saraiva Da Silva  RA:0106023893

Alberto de Oliveira Pereira RA 6000386852

Alexandro Gonçalves  RA: 6251124742

Brunna Blainy Portilho Da Silva  RA:5343663134

Marla Dalym Maciel De Lima   RA: 8798001716

Vandré Luiz C. Pinheiro  RA:5279428698

Wesley Rogério Da Silva Moura  RA: 8798001717

Atividade física, lazer e saúde na prática da Educação Física

Tutora EaD: Lucinéia Pereira

                      Tutor Presencial: Eduardo Ferreira dos Santos

Campo Grande–MS

2018


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..................................................................................................4

2.DESENVOLVIMENTO......................................................................................5

2.1 Análise Crítica................................................................................................6

2.1.1 Tabulação e avaliação dos questionários do ambiente Escolar.................6

2.1.2 Discussão...................................................................................................7

2.1.3 Tabulação e avaliação da atividade física pelo IPAQ................................7

2.1.4 Resultados..................................................................................................7

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................8

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................9

ANEXOS............................................................................................................10


  1. INTRODUÇÃO

De acordo com a Lei de Diretrizes de Bases, a Educação Física Escolar integrada a proposta pedagógica da escola “é um componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar”. (LDB, art. 26, 1996). Isso evidencia a necessidade do profissional de Educação Física no ambiente escolar, para auxiliar na formação física e mental dos estudantes do ensino fundamental e médio.

Este trabalho visa, por uma forma interdisciplinar, contribuir para a formação dos acadêmicos de Educação Física Licenciatura, por meio de atividades de pesquisa de campo com a temática “Atividade Física, Lazer e Saúde na Prática da Educação Física”. Para isso foi aplicado um questionário de uso de atividades motoras físicas de lazer no ambiente escolar, este questionário consiste em várias perguntas, visando, por meio das respostas e posteriormente com a tabulação dos dados obtidos, ter um panorama da situação das atividades físicas em tal ambiente.

Conforme a afirmação de Amaral (2011), tendo em vista que estamos vivendo uma época em que o amadurecimento corporal é incentivado pelos meios de comunicação, e acontecendo de uma forma distorcida, não atendendo a realidade deste novo padrão social. As atividades lúdicas escolares são para muitas crianças a única oportunidade para a prática corporal. O quadro social da infância sem movimento justifica o sedentarismo na população infantil, como falta de tempo, locais inadequados, insegurança, entre outros.

Foi aplicada também uma Avaliação do nível de Atividade Física (IPAQ versão curta) em 6 indivíduos, com as seguintes características, 3 indivíduos que realizam atividades físicas de lazer e 3 indivíduos que não praticam atividades físicas, de posse das respostas, os formulários foram tabulados e discutidos pelo grupo.

2. DESENVOLVIMENTO

Segundo as respostas da Professora Vanessa Garcia Domingos, a mesma que leciona para as crianças do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann, procura sim desenvolver as atividades voltadas a educação físicas desses adolescentes, e a frequências dessas atividades desenvolvidas é de 3 vezes na semana e o tempo gasto para cada atividade é de 10 a 20 minutos por aula prescrita. Em relação a suas aulas, foi aplicado um questionário em que ela daria uma nota de 0 a 5 a algumas perguntas nas quais descreveria a frequência em que ela aborda alguns assuntos em quadra ou sala de aula, as respostas foram bem significativas, e, contudo, a professora reparte bem suas atividades em questão, pois além de os alunos praticarem variados esportes, eles também aprendem a parte teórica em que a educação física se enquadra. Ela também relata que acredita que abordando o tema de forma teórica sobre atividade física, lazer e saúde é sim de suma importância para os alunos da escola.

De acordo com suas aulas, descrevo aqui quais os objetivos das atividades realizadas em quadra ou também na sala de aula:

“As brincadeiras recreativas para educação infantil devem ter como objetivo desenvolver habilidades e capacidades das crianças nestes primeiros anos de vida, sendo assim nada melhor que fazer isso da forma que elas mais gostam, brincando.”

No entanto ela aborda com bastante vigor e precisão tudo aquilo que absorvemos em um curso superior de Educação Física e aplica para seus alunos com grande frequência.

Já na parte mais voltada ao esporte de uma forma sutil, porem que não deixa de seguir alguns princípios, ela responde que em suas aulas há uma frequência essencial na parte de jogos pré-desportivos, cabendo a ela dar-se a “nota” de número 3.

“Os jogos pré-desportivos são variações de jogos menores que ajudam a treinar as capacidades motoras, táticas e físicas dos participantes para determinado desporto.     Por exemplo, para praticar arremessos de Basquete, os participantes podem jogar o chamado “Basquete Baixo”, onde a cesta fica num nível mais baixo e de fácil acesso, mas que ajuda os jogadores a treinarem o posicionamento e modo de fazer as jogadas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com