TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Por:   •  19/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EDUCAÇÃO FÍSICA

VITOR PFISTER PACHECO DE MORAES

 FORMAÇÃO DOCENTE

[pic 3]

Teresópolis

2015

VITOR PFISTER PACHECO DE  MORAES

FORMAÇÃO DOCENTE

Trabalho apresentado ao Curso Educação Fisíca  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina ; Organização do trabalho pedagógico; Filosofia da Educação e pensamento pedagógico; Psicologia da Educação e da Aprendizagem; e Seminário da Prática II.

Prof. Carlos Eduardo Gonçalves; Rosely Montagnini; Márcia Bastos; Sandra Regina dos Reis; e Raquel Franco.

Teresópolis

2015

INTRODUÇÃO

A escola tem como objetivo a formação de um cidadão habilitado para o exercício da cidadania, a mesma precisa estabelecer metas regras, uma estrutura organizacional para o comprimento dos seus projetos. Este documento que a escola elabora é designado Projeto Político Pedagógico (PPP) que éum documento que determina a identidade escolar. É através do PPP que a escola determina seus objetivos e como atingir cada um deles, e todas essas propostas da escola devem estar bem detalhadas no PPP de tal forma que todos da comunidade escolar possam trabalhar em função delas e de todos.

DESENVOLVIMENTO

Realizamos a análise de um PPP (Projeto Político Pedagógico) de uma determinada escola do município de Teresópolis, a qual oferece o Fundamental II (Séries Finais), do 6º ano ao 9º ano, destacando pontos fundamentais deste documento para uma melhor compreensão da sua importância no fazer pedagógico.

 

  • APRESENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola entrevistada se apresentam em documentos oficiais sendo a Diretrizes Curriculares, Lei de Diretrizes e Bases, e Parâmetros Curriculares Nacionais, aproximando-se o máximo possível da realidade escolar, mesmo havendo algumas controversas.

A organização da rotina escolar é bem estipulada, determinando horários, turnos, quantidade de alunos por série, abrangendo o Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, distribuídos em três turnos, grade curricular, proposta de conteúdos para cada disciplina, e organização de cada disciplina. Observou-se uma séria organização em relação à organização escolar. Existem alguns projetos que visam melhorar a relação comunidade e escola, a fim de evitar e discutir problemas disciplinares.

 O PPP da escola entrevistada abrange vários projetos, sendo eles gerais onde todos os professores e alunos devem trabalham junto, na maioria das vezes em torno de um mesmo objetivo. A escola visa atender diversos tipos de necessidades especiais, algumas delas não podem ser atendidas pela estrutura física atual da escola, porém observou-se este problema está em andamento e não existem projetos voltados totalmente para as necessidades especiais. Observou-se que a escola apresenta uma filosofia voltada a formação do cidadão capaz de exercer sua cidadania em vários âmbitos perante a sociedade. A organização do currículo escolar da se por disciplinas, cada qual com sua metodologia, observando uma desorganização, ou seja, melhor planejamento em relação a algumas disciplinas. São realizados junto à comunidade escolar, eventos em datas comemorativas e locais. A avaliação é a tradicional, onde o processo avaliativo se dar de forma somática e processual, o processo de recuperação e dependência é todo padrão, havendo em casos privados o uso de metodologias diferentes. Os profissionais que auxiliam os professores quanto a procedimentos pedagógicos tanto em problemas interdisciplinares é o coordenador pedagógico.                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com