TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVA FUNDAMENTOS DO MOVIMENTO HUMANO

Por:   •  19/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 3

CONTROLE DA AVALIAÇÃO – 1 (1000 PONTOS)

Disciplina Movimento Humano: do dia 09 a 16ABR2021;

Entregar 10 questões com 10 respostas (U1 e 2); Documento em PDF;

Professor: Fábio Barreto Maia da Silva; 7°período; manhã;

1. Diga as três dimensões que vão fornecer um significado para o corpo no envelhecimento?

R: biológica, psicológica e social.

2. Explique Cada dimensão que vão fornecer significado para o corpo no envelhecimento:

R: Na dimensão biológica, durante o envelhecimento o corpo perde seu vigor presente na juventude, ficando mais suscetível à doenças. Na dimensão psicológica, observa-se uma diminuição das capacidades mentais. Na dimensão social, o significado do corpo no envelhecimento está relacionado com o que realmente ele é, e não com o que ele representa.

3. Qual são os benefícios da atividade dança para melhora da Consciência Corporal?

R: A dança pode ser definida como uma atividade física prazerosa que desenvolve a inteligência e, ao mesmo tempo, promove o bem-estar. Quando a pessoa dança, está desenvolvendo várias habilidades cognitivas, como atenção, concentração, memória, raciocínio lógico e noção espacial, o que a leva a ter uma melhor consciência corporal.

4. Como são ministrados os exercícios de relaxamento?

R: Podem ser acompanhados de uma música ambiente e associados à respiração, com a finalidade de trabalhar ou redescobrir a consciência corporal perdida ao longo dos anos. Os benefícios já podem ser encontrados a partir das primeiras sessões. Quanto maior a interação entre os movimentos e a respiração, maior será o relaxamento, apresentando uma sensação de energia vital pulsando por todo o corpo, passando por todos os órgãos e proporcionando sensação de paz e tranqüilidade.

5. Quais os benefícios encontrados com o método pilates?

R: O método Pilates proporciona melhor condicionamento físico, flexibilidade, amplitude muscular, equilíbrio emocional e alinhamento postural. Todas estas conquistas possibilitam melhor consciência corporal, permitindo que o indivíduo tenha condições de reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, tanto internos quanto externos, e consiga reconhecer suas habilidades e limitações.

6. Qual a definição de postura?

R: A postura pode ser definida como o composto das posições das diferentes articulações do corpo em determinado momento. A postura pode ser estática ou dinâmica: a postura estática pode ser em pé, sentada ou deitada, enquanto a dinâmica corresponde à postura quando o corpo está se movendo de uma posição para outra. A postura está sempre relacionada com o alinhamento dos vários segmentos do corpo.

7. Explique o alinhamento vertebral?

R: A conformação da coluna vertebral não é totalmente reta, apresentando uma série de curvaturas anteroposteriores que têm a finalidade de contrabalancear o peso. Estas curvaturas acabam sendo mantidas durante a situação de repouso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com