TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cinesiologia Tem Como Objetivo Compreender os Fundamentos do Movimento Humano

Por:   •  14/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 8

UNIFAST

UNIDADE DE FORMAÇÃO ACADEMICA SUPERIOR E TECNICA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

FRANCISCO WIDEMAR FURTADO DE LIMA MOURA

CINESIOLOGIA

CONCEIÇÃO-PB

NOVEMBRO/2016


FRANCISCO WIDEMAR FURTADO DE LIMA MOURA

CINESIOLOGIA

Trabalho apresentado como requisito  para obtenção de nota referente a I avaliação da disciplina Cinesiologia, ministrada pelo professor Flávio Jane Mangueira.

CONCEIÇÃO-PB

NOVEMBRO/2016

  1. INTRODUÇÃO

A Cinesiologia é uma área de estudo que tem como objetivo compreender os fundamentos do movimento humano a partir da criteriosa análise de suas estruturas anatômicas, especialmente, dos ossos e músculos esqueléticos. O termo Cinesiologia tem origem do grego (kinein = movimento; logos = estudo) e significa literalmente “estudo do movimento”.

Os primeiros estudos sobre o movimento humano de que se têm registros, foram realizados pelo grego Aristóteles (384 – 322 a.C.) nas obras De partibus animalium (partes dos animais); De motu animalium (o movimento dos animais) e De incessu animalium (progressão dos animais), ele descreve a ação dos músculos e analisa a marcha. Aristóteles também identificou as alavancas mecânicas como alavancas anatômicas que atuam no movimento humano.

Outro importante nome na história da cinesiologia é o de Galeno (131 – 201 DC), sua obra na medicina foi hegemônica por mais de mil anos, dentre várias descobertas, podemos destacar seus estudos sobre a contração muscular e a constatação de que as artérias conduziam sangue e não ar como se pensava até então.

A partir do século XX, com os significativos avanços tecnológicos e metodológicos, especialmente das técnicas de análise do movimento, a cinesiologia se consolida como área de conhecimento, assumindo vital importância em cursos que têm como principal objeto de estudo o movimento humano, como é o caso da fisioterapia e da Educação Física. O aluno e o professor de Educação Física encontrarão na cinesiologia um respaldo importante para explicar o porquê de suas práticas pedagógicas.

  1. OBJETIVOS

2.1 GERAL

  • Definir a Cinesiologia e enquadrá-la como área de estudo dos movimentos do corpo humano.

  1. ESPECÍFICOS

  • Detalhar a organização das estruturas musculares do tronco, membros superiores e inferiores;
  • Reconhecer, no corpo humano, as principais bioalavancas que podem ser encontradas;

3 DESENVOLVIMENTO

Toda alavanca é constituída por três elementos que atuam na execução de um movimento ou mesmo na manutenção de um estado de equilíbrio. Tais elementos são denominados por Ponto de Apoio ou Fulcro, Força Motriz ou Potência e Resistência, sobre os quais especificamos a seguir: Fulcro ou Ponto de Apoio (A): No corpo humano, este elemento corresponde as articulações, ao redor das quais giram os segmentos corporais. Força Motriz ou Potência (F ou P): Corresponde ao esforço executado pelos músculos que através da contração são fundamentais para execução de um movimento (trabalho motor). A distância da Força Motriz ou Potência até o Ponto de Apoio é denominado por Braço da Potência. Resistência (R): Representada pela carga a ser movimentada pela alavanca, podendo corresponder no movimento humano aos segmentos corporais, objetos desportivos como bolas, pesos, discos, dardos ou ainda a resistência de elementos como a água (trabalho resistente). Todos esses elementos podem ser combinados, dependendo do gesto desportivo. A distância da Resistência até o P dependendo da sua função ou movimento executado, as alavancas são divididas em 3 classes, conforme a seguir:

Alavancas de Primeira Classe ou Interfixas (PAR) São caracterizadas pelo fato do fulcro (ponto de apoio) estar localizado entre a força motriz (potência) e a resistência. No corpo humano, tais alavancas podem ser exemplificadas pela movimentação dos músculos agonistas e antagonistas nas direções opostas em relação a uma articulação.

Alavancas de Segunda Classe ou Interresistentes (PRA) São caracterizadas pelo fato da resistência estar localizada entre o fulcro (ponto de apoio) e a força motriz (potência). No corpo humano, são bastante raros os movimentos contemplados por essa alavanca.

Alavancas de Terceira Classe ou Interpotentes (APR) São caracterizadas pelo fato da força motriz (potência) estar localizada entre o fulcro (ponto de apoio) e a resistência. No corpo humano esta alavanca atua na realização de muitos dos movimentos.

Momento de Alavanca ou Torque Mecânico (M) Responsável por grande parte dos movimentos de flexão e extensão dos segmentos corporais ao redor das articulações (movimentos de rotação), o momento de alavanca ou torque mecânico é resultado da multiplicação entre a força motriz ou potência (F) pela distância da aplicação (d) desta força até a articulação envolvida no movimento, conforme segue:

 M = F . d

 A partir de um ponto de referência visual pré-estabelecido, o sentido do movimento executado pelo segmento corporal pode ser semelhante ao ponteiro de um relógio (sentido horário) ou contrário ao ponteiro de um relógio (sentido anti-horário).

Vantagem Mecânica (Vm)  Pode ser definida como a razão (divisão) entre o braço da força motriz ou potência (Bf) e o braço da resistência (Br), podendo ser utilizada a relação a seguir:

Vm = Bf / Br

Pelo fato dos braços serem medidos na mesma unidade (normalmente centímetros ou metros), a vantagem mecânica é uma grandeza física sem unidade (grandeza adimensional), sendo medida apenas por números. A terminologia vantagem mecânica é utilizada para os casos em que o braço da força motriz ou potência (Bf) é maior que o braço da resistência (Br), resultando em um valor maior que 1 (Vm > 1). Para os casos em que o braço da força motriz ou potência (Bf) é menor que o braço da resistência (Br) a terminologia utilizada é Desvantagem Mecânica, resultando em um valor menor que 1 (Vm < 1). Em tais alavancas é preciso usar uma grande potência ou força motriz para vencer uma pequena resistência. Nessas situações a “perda em força" é compensada em deslocamentos e, consequentemente, em velocidades No caso dos braços da força motriz ou potência (Bf) e o braço da resistência (Br) tiverem o mesmo tamanho a vantagem mecânica será igual a 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com