TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRESSE E QUALIDADE DE VIDA

Monografias: ESTRESSE E QUALIDADE DE VIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 5

ESTRESSE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Raquel de Sena Moura

Prof. Igor Cieslak

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Ciências Contábeis (CTB0122) - Psicologia Organizacional (Prática do Modulo III)

22/11/2013

RESUMO

O presente trabalho aborda o tema estresse e qualidade de vida no trabalho, onde pesquisas mostram que, a cada dia as pessoas têm trabalhado mais tempo e sendo mais exigidas em relação a cumprir metas e resultados. O medo de perder o emprego permeia as organizações; fazendo com que os colaboradores se dediquem ainda mais, muitas vezes ignorando seus limites físicos e emocionais. É nesse ambiente que o estresse se faz presente inúmeras consequências negativas as organizações e as pessoas que fazem parte delas. Por fim este trabalho tem o objetivo de levantar o nível de estresse nos funcionários das organizações. Os resultados obtidos revelam que os níveis de estresse não alcançam um grau preocupante, contrapartida as ações de qualidade de vida no trabalho podem ser melhores desenvolvidas.

Palavras-chave: Estresse, Organizações, QVT.

1 INTRODUÇÃO

As exigências são cada vez maiores e os prazos mais curtos na realização de tarefas e projetos que envolvem o mercado de trabalho, vítimas do estresse excessivo e da má qualidade de vida no ambiente de trabalho, colocar o trabalho acima de tudo tornou-se uma necessidade para quem pretende atingir o topo da carreira.

Uma pesquisa realizada em 2004, pelo médico Paulo Pegado com mais de 2000 brasileiros mostra que 18% deles sofrem de depressão e 56% se dizem estressados (ONOGAMA 2006). No entanto, segundo Zakabi (2005) existe uma crença de que o stress nas empresas é um mal necessário para aumentar a produtividade e os lucros. Na verdade, ocorre exatamente o contrario. varias pesquisas mostra que a tesão no trabalho esta associada ao aumento das faltas de funcionários, atrasos e insatisfação com a carreira.

O estresse virou palavra comum popularmente conhecida para representar qualquer tipo de aflição ou cansaço do corpo e da mente. O estresse é a reação do individuo a uma adaptação e pode causar um conjunto de sintomas - físicos, psicológicos e comportamentais (ROSSI,PERREWÉ e SAUTER,2005,p.XVII.)

Tendo em vista os dados apresentados e a importância do tema apresentado relacionado ao estresse e da qualidade de vida no trabalho, a presente pesquisa tem objetivo analisar o nível de estresse e qualidade de vida no trabalho nos funcionários das organizações.

2 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

De acordo com Chiavenato (2004), o conceito qualidade de vida no trabalho (QVT) refere-se à preocupação com o bem-estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas. Atualmente, esse conceito envolve tanto os aspectos físicos e ambientais, como os aspectos psicológicos do local de trabalho.

O conceito de QVT tem profundo respeito pelas pessoas, para alcançar níveis elevados de qualidade e produtividade as organizações precisam de pessoas motivadas, que executam e que sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições. A competitividade organizacional e obviamente, a qualidade e a produtividade passa obrigatoriamente pela QVT (CHIAVENATO, 2004).o autoritarismo do chefe, a desconfiança, a pressão das exigências e cobranças, o cumprimento do horário de trabalho, o baixo astral dos colegas, a falta de perspectiva e a insatisfação pessoal não somente derruba o bom humor das pessoas, como também provocam estresse no ambiente de trabalho.

Neste sentido, na visão do mesmo autor, podemos observa que o estresse é a soma das perturbações orgânicas e psíquica provocadas por diversos agentes, como: traumas, emoções fortes, fadiga, exposições conflitas e problemática.

2.1 FATORES ESTRESSORES PELO AMBIENTE DE TRABALHO

Conforme pesquisas o único fator considerado como maior causador de estresse no ambiente de trabalho e ‘’irrito-me com facilidade’’, pelo fato de exercerem cargos que exigem um grau de comprometimento e responsabilidade elevado fazendo com que as pessoas desenvolvam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com