TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO

Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros.

Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional?

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

Quase sempre pessoas buscam  corpos perfeitos e ainda mais saudáveis, mas abrir mão de hábitos como má alimentação, vida sedentária entre outros, ainda faz parte da maioria da população. Infelizmente é necessário surgir uma ameaça à saúde nos obrigando a nos cuidar, essa associação aos benefícios conquistados através da atividade física por fim se torna essencial.

Atualmente o exercício físico tem feito parte do cotidiano de muitos, nas redes de saúde o incentivo o apoio tem crescido, exercício realizado paralelamente ao uso de medicamentos tem combatido diversas patologias, mas muitas são as barreiras encontradas para adesão impedindo o indivíduo de continuar com o estilo de vida saudável como, falta de tempo, excesso de trabalho, cansaço etc..

A não adesão consiste na dificuldade ou fracasso, por parte do paciente, em cumprir o programa ou orientação propostos pelos profissionais da saúde. As dificuldades de adesão é um problema comum em várias áreas da saúde, tanto em prevenção, tratamento, como em reabilitação e há necessidade de entendê-la melhor, já que compromete todo o tratamento (SANGUIN; VIZZOTTO, 2007).

Analisando hipoteticamente, um indivíduo de 45 anos que nunca praticou nenhum tipo de atividade física, apresentando sobrepeso e apresentando diabetes tipo 2. Por recomendações médicas procurou uma academia á fim de iniciar atividade física. Um perfil que requer atenção, conhecer as limitações do caso e a doença. O educador físico deve estar atento as dificuldades que o indivíduo apresentará no processo da adesão ao exercício físico.

         De um modo geral, mas principalmente neste caso devem-se exemplificar os exercícios, induzir de forma agradável, voluntária, para que se possa diminuir a rotatividade nos programas de atividade física, a participação de um ou mais da família ou de amigos auxiliam no processo da adesão, incentivos positivos em relação às atividades e alimentação saudável a importância de seguir corretamente as recomendações médicas, explicações claras e objetivas sobre conseqüências de uma diabetes não tratada e para isso o educador físico deve analisar, pesquisar sobre o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com