TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Interdisciplinar Fortalecimento do CORE

Por:   •  23/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 5

FORTALECIMENTO DO CORE

Acadêmicos: Matheus de Melo e Edson Sagás Garcia

Tutor: Wagner Martins Izirio

1 INTRODUÇÃO

          O fortalecimento do core, compreendendo os músculos do tronco, abdominais, lombares, pélvicos e os estabilizadores da coluna vertebral, tem se destacado como uma área crucial no âmbito da saúde e do condicionamento físico. Traremos a importância do fortalecimento do core não apenas no contexto esportivo, mas também como uma prática fundamental para a promoção da saúde e prevenção de lesões, já que tem um papel central de estabilidade do corpo, influenciando diretamente a qualidade de movimentos diários e atléticos.

          Ao longo deste trabalho, exploraremos as bases anatômicas e fisiológicas do core, analisando como esses grupos musculares interagem para fornecer suporte estrutural e funcional. O conhecimento adquirido pode beneficiar uma variedade de públicos, desde atletas de elite até aqueles que buscam aprimorar sua saúde e bem-estar geral.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Está cada vez mais comum no meio da atividade física a importância do fortalecimento do core. O Core é um grupo ou conjunto muscular composto por 29 pares de músculos, fazem parte desse conjunto a região lombar, pelve, abdominal, períneo e quadril, esses músculos são responsáveis por sustentar o nosso tronco e estabilizar a nossa coluna.

        Segundo (Behm e Anderson, 2006; Monteiro e Evangelista, 2009), o core é composto por 29 pares de músculos do tronco, pelve e quadris. Suas principais funções são: manter o alinhamento, favorecer a base de suporte do corpo, prevenir lesões e gerar força.

FIGURA 1: LOCALIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS MÚSCULOS DO CORE

[pic 1]

        

        É através de um core fortalecido que se mantem um alinhamento corporal adequado, previne-se dores e lesões, mantém-se a mobilidade articular do tronco, potencializa o desempenho de atletas, gera melhora do equilíbrio, e automaticamente causa o aumento de força e melhora as adaptações neurais.

Segundo Ridlle, 1998 70% a 80% das pessoas do mundo inteiro tem ou terão algum problema relacionado a lombalgia, e esses episódios são mais frequentes em pessoas entre os 30 e 50 anos de idade.

        A dor lombar é causada por uma lesão em um músculo (tensão) ou ligamento (entorse). As causas comuns incluem levantamento impróprio, má postura, falta de exercícios físicos regulares, fratura, disco rompido ou artrite.

        Em qualquer exercício físico o core tem um papel fundamentam para a execução, pois nosso corpo precisa de valências físicas essenciais que são o equilíbrio, postura, força e entre outras que são promovidas somente com a permissão desse grupo muscular.

        A busca por prevenção e tratamento de lesões esportivas vem sendo a principal preocupação dos praticantes de esporte, obtém-se dados através de pesquisas virtuais de que a maioria dos atletas de alto rendimento já precisaram ou precisam de auxílio médico devido a lesões ocasionadas pela pratica de exercícios físicos de forma inadequada.

Os músculos centrais promovem a capacidade de o atleta ter o melhor rendimento sem promover estresses durante a prática que levam a dor (VAN DEN TILLAAR; SAETERBAKKEN, 2018).

        

3 MATERIAIS E MÉTODOS

 Para construção desse trabalho, foi realizado o estudo e uma revisão diante de artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso dentro dos últimos 25 anos.

Esse tipo de pesquisa contribuirá para o conhecimento sobre o tema apresentado, como perspectivas foi tratado o assunto apresentado na literatura científica.

Para tanto, é de suma importância que o pesquisador realize um planejamento sistemático do processo de pesquisa, compreendendo desde a definição temática, passando pela construção lógica do trabalho até a decisão da sua forma de comunicação e divulgação. Boccato (2006, p. 266)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com