TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper seminário interdisciplinar introdução a pesquisa

Por:   •  28/10/2019  •  Artigo  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  18.585 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO À PESQUISA

RESUMO

O conhecimento, proveniente da ciência, é entendido como intencional, pois houve uma intencionalidade de sanar uma dúvida, sobre um determinado questionamento. O trabalho científico é dotado de normas técnicas e pesquisas, cujo possuem regras (registradas e reconhecidas), com a finalidade de padronizar sua realização. Dos mais variados tipos de trabalhos científicos, temos o paper, o qual é semelhante a um artigo cientifico. Sua estrutura é baseada em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Com o objetivo de auxiliar a qualidade, produtividade e informar, os mais diversos leitores. Contudo, é necessário estudarmos a abordamos o tema de introdução a pesquisa, o qual nos remete a conceitos pré-determinantes á realizar um trabalho científico, o paper por sua vez, é o mais usado corriqueiramente, logo, é importante abordarmos como uma introdução a pesquisa, conciliada a mecanismos de pesquisa, é importante para a elaboração de uma pesquisa científica.

Palavras-chave: Pesquisa científica. Trabalho acadêmico. Paper. Introdução a pesquisa.

  1. INTRODUÇÃO

A diferença do homem, em relação a outros seres vivos, é a capacidade de raciocinar. A condição de pensar dispõe a consciência de si, e com sua realidade na sociedade. O homem busca a constante evolução, esse processo ocorre através de tentativas e exploração de limites físicos, psíquicos e científicos.

Não só pesquisadores científicos nos impulsionaram historicamente a conhecer e saber, mas nossa insatisfação permanente sobre a realidade. A função de pesquisa, não é de formar um pesquisador ou apenas produzir conhecimentos novos, mas também de preparo profissional, nos qualificando e não desatualizados e ultrapassados.  

As informações chegam por vários meios de comunicação, por isso afirmamos que o mundo atual é dominado por quem possui maior investimento em ciência e pesquisa. Ha muitas maneiras de escrever os resultados encontrados na pesquisa, seja acadêmica ou não. Alguns autores descrevem na metodologia da confecção de artigos, dentre eles opaper.

Estudar e analisar diferentes formas de confeccionar paper é de total relevância, necessitando o desenvolvimento do senso crítico, de cunho científico para analisar diferentes informações. O objetivo deste trabalho é elucidar qual a melhor forma de confeccionar um paper, bem como entender as diferentes e tapas que permeiam este processo. Obviamente trazendo assuntos específicos para se realizar uma pesquisa, e principalmente aquilo que á antecede sua introdução, seu início, como tudo começa.

2. INTRODUÇÃO A PESQUISA

A introdução a pesquisa, é um dos componentes mais importantes cujo acadêmico deve possuir, ao ser abordado sobre um determinado tema, o mesmo deve possuir o senso crítico, assim também, a consciência de que, se deve buscar o máximo de conteúdo possível, com o intuito de enriquecer seu trabalho.

        

        Esse senso, essa consciência, é algo que está automaticamente ligado á sua psique, e conseqüentemente, conhecimento de mundo; por muitas vezes, não dominamos, e tampouco, conhecemos os temas cujo nos são ofertados á pesquisar, entretanto, o papel, crucial, de um acadêmico, é de buscar a informação, conhecer o desconhecido, trazer resposta ao caso obscuro.

        A introdução a pesquisa, vem por sua vez, nortear o acadêmico para qual rumo, caminho, percorrer, qual tema filtrar; a partir deste preconceito, obtemos o ideal em foco para partirmos para nossa pesquisa acadêmica.

        Quando iniciamos nossa jornada, nosso caminhar, no universo da pesquisa, paralelamente, devemos nos atentar a que tipo de pesquisa irá adotar como parâmetro, inclusive quais métodos e regras essa possuem, conciliando então o saber e a materialidade (trabalho físico).

3. ARTIGO CIENTÍFICO

O artigo científico é o resultado de pesquisas realizadas, não são de cunho dissertativo e de teses. Contudo, carrega um formato compacto e possibilita maior divulgação, as dissertações e teses servem de matéria prima para produção de artigos. O artigo caracteriza um formato de publicação/divulgação das pesquisas.  

3.1 TIPOS DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Os artigos científicos, no geral, são classificados em três tipos, são eles:

• Analítico – procura descrever um assunto específico, tomando como tema as relações existentes e os aspectos importantes em torno de determinado tema;

• Classificatório – possui características informativas, procurando classificar e ordenar os principais aspectos de um determinado tema e depois explicar as partes divididas;  

• Argumentativo – faz um enfoque sobre um argumento específico, depois procuram apresentar argumentos favoráveis e /ou contrários ao argumento apresentado. Durante a discussão do tema em questão, o autor conduz o leitor a uma tomada de posição.

O principal objetivo do artigo é sempre levar ao conhecimento do público, uma nova idéia ou alguma abordagem diferente dos estudos realizados, por exemplo, fatores ainda não explorados em pesquisas ou a necessidade de esclarecer uma questão ainda não resolvida.

4 PAPER

Uma síntese de idéias, aplicadas a um tema específico, cujo dever seguir o padrão original e reconhecer a fonte do material utilizado. Para Audrey J. Roth (1994, p.2), “[...] paper é um documento que se baseia em pesquisa bibliográfica e descobertas pessoais.” Se o autor apenas compilou informações sem fazer avaliações ou interpretações sobre elas, o produto de seu trabalho será um relatório.  

O paper é o oposto de um relatório, justamente porque se espera de quem o escreve uma avaliação ou interpretação de fatos ou das informações que foram recolhidas.  

Para Roth (1994, p. 03):

(a) uma síntese de suas descobertas sobre um tema e seu julgamento, avaliação, interpretação sobre essas descobertas; (b) um trabalho que deve apresentar originalidade quanto às idéias; (c) um trabalho que deve reconhecer as fontes que foram utilizadas; (d) um trabalho que mostra que o pesquisador é parte da comunidade acadêmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com