TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percurso de Jogos Tradicionais

Por:   •  4/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.101 Palavras (21 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 21

Índice

Agradecimentos 1

I. Introdução 2

II. Fundamentação Teórica 3

1. Jogos Tradicionais 3

2. Programa de Expressão e Educação Físico-motora 4

3. Jogos tradicionais e a relação com o Programa Expressão e Educação Físico-motora 5

III. Metodologia 6

IV. Apresentação e discussão de resultados 8

1. O percurso de Jogos Tradicionais 8

2. Questionário às Crianças 10

3. Questionário à Professora 13

V. Conclusão 16

VI. Bibliografia 17

VII. Web grafia 17

ANEXOS 18

Agradecimentos

Queria agradecer às pessoas que me ajudaram ao longo da realização da Prova de Aptidão Profissional como também nos três anos de curso.

Ao meu professor Luís Cardoso que desde o início me ajudou imensamente na realização deste projeto.

Aos meus colegas, Patrícia João, Mafalda Abreu, Rui Pereira, Alexandre Rita, Cláudio Gonçalves, Vítor Moreira, Tiago Dias, Natacha Gomes, Nuno Soares e Ricardo Simões por colaborarem comigo no dia da atividade, na montagem e realização do percurso de jogos tradicionais.

À minha professora de português por me ajudar na realização de uma carta formal dirigida ao agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro.

À minha mãe por me ajudar e dar apoio neste projeto, ao meu pai e avós maternos por me apoiarem e se orgulharem de mim por atingir este patamar e por darem o seu amor incondicional.

À pessoa mais querida que me apoiou nos momentos de estresse e ansiedade, pela paciência que teve comigo e pela força que sempre me transmitiu, Patrícia João.

À família de coração por me apoiar e dar força para continuar a elaboração deste projeto e na vida.

À minha Professora da primária Jacinta Maldonado, pelo apoio incondicional, preocupação e carinho.

Ao Diretor Júlio da escola EB1/JI do Bairro Novo, pela simpatia e por confiar em mim na aplicação desde projeto.

Aos funcionários da Divisão de Desporto da Câmara Municipal do Seixal que me ajudaram com informações, deram o apoio e se preocuparam.

À psicóloga Manuela Martins por me ter acompanhado e ajudado na escolha desde curso e na vida.

Ao meu professor Pedro Barata pela simpatia, apoio e preocupação.

À minha Diretora de Turma Ana Cristina Santos pela enorme simpatia e apoio nestes três anos.

E por fim a todos os professores que me acompanharam ao longo dos três anos de curso e à minha turma.

I. Introdução

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional foi-me solicitado realizar um projeto no qual me era permitido escolher o tema. Optei por abordar os jogos tradicionais, colocando em prática a atividade.

O objetivo pela qual escolhi este tema foi implementar um percurso de atividades dos jogos tradicionais numa escola primária para o desenvolvimento das capacidades e entretenimento das crianças.

O que me motivou esta abordagem foi bastante pessoal. Fui ao encontro da minha infância onde me recordo de não ter atividades de lazer no recinto escolar, dai, foi fácil chegar aos jogos tradicionais que sempre admirei ver e fazer. Conclui que este projeto teria que ser aplicado na escola onde aprendi e cresci.

O estudo foi realizado na EB1/JI do Bairro Novo a uma turma de 1ºano com 22 alunos da Professora Jacinta Maldonado, sendo que apenas 21 estiveram presentes. Apliquei dois questionários diferenciados aos alunos e professora.

II. Fundamentação Teórica

1. Jogos Tradicionais

Desde sempre existiram criança e com elas as brincadeiras. É através da brincadeira que a criança estimula a sua capacidade de imaginar, criar e transformar. Ela desenvolve o seu conhecimento e projeta nas suas brincadeiras a interação com o meio envolvente. Mas nem sempre se brincou da mesma forma, os recursos e a sociedade ditavam diferentes práticas que podemos alcançar nos dias de hoje. Os poucos recursos resultavam em criatividade e imaginação, mas com a evolução da tecnologia de informação e comunicação os jogos tradicionais tendem a ficar esquecidos apesar de carregarem valor e costumes que fazem parte da história e de gerações.

Introduzir os jogos tracionais no cotidiano nos dias de hoje é reconhecê-los como elemento de desenvolvimento infantil, contribuindo assim não só para a função de preservar a cultura bem com a perceção da sua realidade social e cultural.

Os jogos tradicionais são meios naturais com a componente da prática desportiva que permitem à criança se expressar, libertando sentimentos e descontentamentos, interagindo e compreendendo melhor o mundo à sua volta. Ela aprende regras de convivência social como, partilhar, cooperar, liderar, respeitar, competir e assim se construir enquanto individuo de uma forma lúdica e prazerosa.

A ideia seria as escolas desenvolverem projetos que possibilitem o resgate dos jogos tradicionais e promover a sua valorização. Seria preciso disponibilizar espaços adequados para assim despertar o interesse da criança e o jogar se torne divertido.

O educador desempenha um papel importante no processo didático/pedagógico que é promover a participação da criança não só processos coletivos e desafiar a mesma a encontrar soluções despertando o espírito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com