TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pilates

Projeto de pesquisa: Pilates. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.773 Palavras (20 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 20

1 INTRODUÇÃO

Joseph Hubertus Pilates desejando achar meios de melhorar o estado de saúde, estudou várias disciplinas com diferentes abordagens e acreditando no princípio de “mente Sã e corpo São” desenvolveu um método próprio com o intuito de promover um equilíbrio físico e mental, melhorando a saúde integralmente, por meio de uma série de exercícios controlados.

O método Pilates enfatiza a qualidade na realização do movimento, e não quantidade dos mesmos. A partir disso, o criador da técnica elaborou os exercícios baseado em seis princípios básicos: respiração, concentração controle, precisão, centralização e fluidez dos movimentos.

A técnica pode ser aplicada em solo, utilizando exercícios resistidos com o controle do próprio corpo, e com auxilio de matérias como bolas e molas de diferentes resistências; ou ainda em aparelhos específicos, desenvolvidos por Joseph Pilates e ainda hoje utilizados.

Dentre os vários benefícios, a técnica destina-se principalmente a melhora geral da flexibilidade do corpo e da saúde como um todo, enfatizando também o “centro” de força (tronco), postura, e coordenação da respiração com o movimento, melhorando o condicionamento corpo-mente, prevenindo lesões e tratando dor crônica. Assim, o método não possui contra-indicações específicas, visto que as posturas e movimentos são adaptados e graduados conforme a condição do praticante.

2 HISTÓRIA

O criador do método Pilates é o alemão Joseph Hubertus Pilates (1880-1967). Durante sua infância sofreu de várias patologias como raquitismo, asma, febre reumática, entre outras. Na época uma das medidas de combate a essas doença era a prática de exercícios físicos. Assim Pilates ainda jovem passou a se especializar nas áreas de anatomia, fisiologia, cultura, física, medicina tradicional chinesa e a praticar diversas modalidades esportivas com o objetivo de melhorar sua saúde. Recebeu influência desde princípios da yoga e artes marciais até estudos dos movimentos dos animais (ROBINSON e NAPPER, 2002; BOLSANELLO, 2008).

Em 1912 com o inicio da Primeira Guerra Mundial, Joseph por ser estrangeiro foi enviado a um acampamento, onde começou a colocar em prática seus conhecimentos e passou a treinar os confinados, obtendo ótimos resultados. Sua técnica foi reconhecida em 1918, quando ocorreu um surto do vírus Influenza e as pessoas que praticaram os exercícios ensinados por Pilates não foram contaminadas (LATEY, 2001). Durante a Guerra, Pilates foi transferido para a Alemanha onde utilizou seus conhecimentos para reabilitar pessoas feridas. Então descobriu que as molas das próprias camas dos feridos serviriam como auxílio no tratamento, proporcionando resistência na recuperação do tônus, trofismo e flexibilidade principalmente dos indivíduos acamados por um período mais longo (CIPRIANIS, 2004). Mais tarde, o refinamento da técnica conduziu a criação de equipamentos de mecanoterapia específicos do método Pilates, que são utilizados ate hoje nos estúdios de Pilates (LATEY, 2001).

Em 1926, Pilates levou para os Estados Unidos um método de condicionamento físico e mental, atraindo assim, a atenção do público da dança, pois os bailarinos desejavam melhorar o desempenho, se recuperar de lesões articulares e preveni-las (URLA, 2005). Pouco se conhecia sobre Pilates, que permaneceu por muito tempo como método exclusivo de Joseph Pilates, responsável por publicar apenas dois breves livros.

Em 1967 Joseph morreu aos 87 anos de idade, mas sua esposa Clara continuou a desenvolver o seu método, sendo disseminado para outros países a partir da década de 70 (LATEY, 2001). A partir de então começou a ganhar reconhecimento em outras áreas de reabilitação, como em ortopedia geral, distúrbios neurológicos e dor crônica (DAVIS, 2006).

3 PILATES: O MÉTODO

Pilates refere-se a um programa de treinamento físico e mental que considera o corpo e a mente como uma unidade, não podendo ser separados, e baseia-se na combinação de arte e ciência, que tem como base o conceito denominado de contrologia (GALLAGHER, KRYZANOWSKA, 2000), podendo esse termo ser definido como o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo (KOLYNIAK; CAVALCANTI; AOKI, 2004).

Além de um equilíbrio entre corpo e mente, a utilização da técnica visa uma ampliação da capacidade dos movimentos, aumento do controle, da força, do equilíbrio muscular e da consciência corporal, solicitando o corpo na sua totalidade. Além de trabalhar a correção da postura, realinhamento da musculatura e desenvolvimento da estabilidade corporal para uma vida mais saudável e longeva (CAMARÃO, 2004).

O método Pilates é a fusão de uma abordagem oriental e ocidental. Através das técnicas orientais que visam o relaxamento, respiração, concentração, controle e flexibilidade somados a técnica ocidental visando à ênfase no movimento com força Joseph Pilates estabeleceu a centralização, a concentração, o controle, a precisão, a respiração e a fluidez, como os Princípios Básicos de Controle do Corpo (PEREIRA, 2009), caracterizando assim esses princípios ao método Pilates.

Os exercícios baseiam-se principalmente em manter a globalidade em um centro de força, denominado por Pilates como power house. Esse centro de força é composto pelos músculos abdominais, glúteos e paravertebrais lombares, que têm a função de estabilizar estática e dinamicamente o corpo (SILVA; MANNRICH, 2009), envolvendo o princípio de centralização.

A prática está voltada para a qualidade na execução dos exercícios, e não na quantidade dos mesmos. A concentração deve existir em cada exercício, sendo que a atenção deve estar voltada para a parte do corpo trabalhada, para que o movimento seja desenvolvido com a maior eficiência possível, e aumentando o aprendizado motor do praticante. Já o controle do movimento refere-se à realização dos exercícios com um padrão suave e harmônico, controlando os movimentos a fim de aprimorar a coordenação motora e evitar contrações musculares inadequadas ou indesejáveis. A precisão do movimento também é de fundamental importância para que haja uma execução correta, essa é adquirida no controle e equilíbrio dos músculos ativos. O movimento deve ainda ocorrer de forma controlada e contínua, exibindo fluidez e leveza, absorvendo os impactos do corpo com o solo, ao contrário de movimentos pesados, que criam choques mecânicos e levam ao desperdício de energia, e um desgaste degenerativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com