TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula

Por:   •  11/11/2018  •  Artigo  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

UEMG – IBIRITÉ

PEDAGOGIA / MANHÃ

NOME: Laryssa Cristina de Oliveira

Professora: Kátia

Resenha do livro Da cultura do corpo

O livro “Da cultura do corpo” de Jocimar Daolio. Campinas.

O livro é dividido em quatro capítulos sendo o primeiro, falando sobre a Antropologia, o segundo aborda a construção Cultural do corpo humano, terceiro capitulo fala do trabalho de professores de Educação física e o ultimo capitulo fala sobre do corpo matéria-prima ao corpo cidadão.

“Capitulo 1- Antropologia: UM DESLOCAMENTO DO OLHAR.”, o autor busca resgatar na parte histórica as bases, onde começou todo estudo  voltado para a metodologia, que deu uma ajuda para construção da área da Educação Física. A Antropologia ensina a evitar qualquer tipo de preconceito, uma vez que o comportamento humano, por ter uma dimensão pública, não pode ser julgado por meio de conceitos como mau ou bom ou errado ou certo.

A Antropologia contribuiu, por si só, é útil para todas as áreas do conhecimento e também para a Educação Física, onde não tem o hábito de considerar as diferenças entre alunos e grupos de alunos de forma que não tenha preconceito.

O primeiro capítulo é de grande importância para compriender todo conteúdo abordado.

O segundo capítulo aborda “A CONSTRUÇÃO CULTURAL DO CORPO HUMANO”, mostrando que o corpo humano é construído culturalmente, e a sua natureza não se restringe só ao biológico, mas também cultural.

Considerando, que a natureza humana é fruto da relação entre a natureza e a cultura. As ideias e pensamentos são usados como forma de fazer quem lê e autor terem um momento de discussão e reflexão a fim de entenderem o significado real e reforçar a noção dos conhecimentos da área.

No terceiro capítulo, o autor fala do inicio dos estudos, onde é colocado em discussão junto à opinião de profissionais dessa área. E é feito o levantamento de dados através de entrevistas com homens e mulheres, todos eram  professores para assim, poder entender a atitude, a relação com os alunos, a forma como as aulas eram ministradas, o ambiente e recursos que eram oferecidos aos alunos. Percebeu-se que havia diferença entra escolas sendo consideradas “de classe média” ou “ de classe baixa “ pelo tipo de construção e organização espacial.

O quarto e último capítulo retratam as mudanças ocorridas ao longo do tempo para desenvolver o corpo humano tanto físico quanto intelectual, e a essa passagem resume bem a parte principal deste capítulo que é sobre o controle do corpo que se faz necessário para a existência da cultura, apesar de ser variável entre as sociedades e ao longo do tempo. Esse controle não se dá só por meio de imposição de regras sobre os instintos naturais, mas também por meio da construção da própria noção de corpo e de natureza, variável tanto de uma sociedade para outra como de uma época para outra. O mesmo corpo que torna os homens iguais também os torna diferentes, a igualdade e a diferenciação são dois aspectos de uma questão só.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com