TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula

Por:   •  14/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 8

              TRABALHO INDIVIDUAL  

                             Aluno:

     PAULO EDSON SILVA: RGM: 17933871

                               


      CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO

   

                               PAULO EDSON SILVA: 17933871  

                    PROJETO DE AULA

                   

                     Trabalho  Individual

                             

 

               CARAGUATATUBA

                           

                                                 2019

      PAULO EDSON SILVA: 17933871

           PROJETO DE AULA.  

     

           Trabalho  Individual  

Trabalho individual da disciplina Atividade interdisciplinar apresentado aoCentroUniversitárioMóduloOrientadora Prof. : Evanildes

CARAGUATATUBA

2019

SUMÁRIO

  1. RESUMO....................................................................05
  2. INTRODUÇÃO ...........................................................06
  3. DESCRIÇÕES METODOLÓGICAS ..........................08
  4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................11
  5. REFERÊNCIAS..........................................................12
  1. RESUMO

  A atividade Física para terceira idade têm como objetivo promover a qualidade de vida para pessoas idosas  por meio de exercícios físicos. Realizado em praça pública atendendo os idosos de ambos os sexos, com aulas ministradas aos finais de semana, onde são desenvolvidos exercícios físicos de baixa intensidade, caminhada e exercícios trabalhando o fortalecimento das articulações e músculos dos membros superiores e inferiores, visando trabalhar a função cardiorrespiratória, a flexibilidade e a força. Estas aulas acontecem aos domingos em uma praça pública. A equipe integrante é constituída por professores já formados em bacharel em educação física, um aluno bolsista e dois alunos voluntários do Centro Universitário Módulo.

Palavra-chave: Idoso, Atividade Física e Osteoporose.

2.INTRODUÇÃO

O crescimento da população idosa mundial faz com que o estudo do envelhecimento esteja em evidência. Segundo Benedetti et al (2008) o processo de envelhecimento, que antes era restrito aos países desenvolvidos, está ocorrendo nos países em desenvolvimento e de modo mais rápido. Dentre estes, o Brasil é o país em desenvolvimento com envelhecimento populacional mais acelerado do mundo, passando de 7,5% em 1991 para cerca de 15% em 2025, ficando dentro da atual proporção de idosos dos países europeus (RAUCHBACH, 2001; p.13).

. No Brasil, dispomos de pouco trabalho sobre a ocorrência de fraturas osteoporóticas, enquanto em outros países, como os EUA os gastos excedem a 18 bilhões com fraturas, o que se prevê que em 2020 o tratamento das sequelas da osteoporose custará de 30 a 60 bilhões de dólares por ano, daí a premência de se implantarem estratégias efetivas de prevenção e tratamento (RIERA, 2003).

Na literatura, encontramos várias perspectivas de programas de atividade física para a terceira idade. Assim sendo, o projeto: Atividade Física e Qualidade de vida para terceira idade” procura desenvolver, por meio de práticas de lazer, o aspecto do envelhecimento biológico, em conjunto com o psicossocial. Segundo Rauchbach (2001), o envelhecimento biológico se caracteriza por perdas orgânicas e funcionais, que tende em resultar na atrofia muscular e na diminuição da eficiência funcional. Já o psicossocial envolve as relações sociais e o desequilíbrio psicológico causado pela depressão, ansiedade e isolamento em decorrência da velhice. Sendo assim, buscamos desenvolver o nosso trabalho com os idosos, privilegiando atividades físicas de lazer cujos resultados amenizam os efeitos causados pelo o envelhecimento biológico e psicossocial, pois o lazer e a atividade física “atuam de forma benéfica nessa fase da vida contribuindo para liberações de tensões e estados de inseguranças” (RAUCHBACH,2001 p.17).

Neste contexto, a prática regular de atividade física traz benefícios biopsicossociais aos idosos. Dentre os biológicos, há um aumento da força muscular, aprimoramento da flexibilidade, diminuição do percentual de gordura e melhora dos aspectos neurais. A atividade física também influi na redução dos fatores que causam quedas, manutenção ou melhora da densidade corporal óssea diminuindo, assim, o risco de osteoporose e melhora da postura. Dentre os aspectos psicossociais, as atividades físicas contribuem para a melhora da estética corporal, autoestima, autoimagem, integração, socialização, inserção em um grupo social, diminuição da ansiedade e depressão, dentre outros benefícios. De acordo com a OMS (apud Benedetti, 2008) a participação em atividades físicas leves e moderadas pode retardar os declínios funcionais. Assim, uma vida ativa melhora a saúde física e mental.

Dessa forma, o projeto tem como objetivo promover a qualidade de vida para pessoas idosas, por meio do desenvolvimento de oportunidades de Exercícios físico-desportivo utilizando do espaço da Praças públicas. Como objetivos específicos, este projeto busca trabalhar a melhoria na manutenção das capacidades funcionais; benefícios psicossociais, auxiliando na diminuição da depressão, na melhoria do bem-estar e da autoestima dos idosos, como também, educando os idosos para o uso do tempo livre, visando com isso, a melhoria da qualidade de vida em geral.

O exercício regular de sustentação de peso promove a formação óssea. Logo se recomenda 20 a 30 minutos de exercício aeróbico (p.ex., caminhada),3 dias ou mais por semana. Além disso, o exercício melhora o equilíbrio, reduzindo a incidência de quedas e fraturas. (SMELTZER, 2005).

3. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA

O projeto “Lazer ativo: Atividade Física e Qualidade de vida para a Terceira Idade” tem uma equipe composta por três professores, uma aluna bolsista e dois voluntários do Centro Universitário com a ideia de atender a população idosa de Caraguatatuba, com 60 anos ou mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (209.7 Kb)   docx (280.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com