TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula

Por:   •  29/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

                           

917104873 – Felipe Peixoto

917105664 – Jheniffer T. Marçoli

917107383 – Paloma Oliveira

917100282 – Rodrigo Santos

917106878 – Thaynara C. S. Barboza

917104333 – Thiago Lima Piffer

Turma: 6ºA – Memorial Noturno

Data da visita:

Professor:

IDENTIFICAÇÃO DO EQUIPAMENTO

Nome da Escola: CEU Jaçanã – Centro Educacional Unificado.

Endereço: R. Francisca Espósito Tonetti, 105 - 02276-010 - Jardim Guapira, São Paulo - SP |

E-mail: smeceujacana@prefeitura.sp.gov.br | Telefone: (11) 3397-3950 | Diretoria de Ensino: Jaçanã / Tremembé

Tipo de escola: Pública (municipal)

 

Nível de Escolaridade:

CEU CEI Jaçanã

CEU EMEI Jaçanã

CEU EMEF Jaçanã

ETEC Parque da Juventude

Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil): Polo Guapira

Infraestrutura:

Teatro CEU Jaçanã 400 lugares

1- Biblioteca

1- Telecentro

3 piscinas, 1 quadra coberta, 2 quadras descoberta, 1 sala de dança

O Bloco Didático do centro, tem capacidade para 2.600 alunos, possui Centro de Educação Infantil (CEI), Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). O CEI dispõe de sete salas de aula e dois berçários. Em sua inauguração, a EMEI tinha seis salas de aula e 16 professores e a EMEF atendia alunos dos ciclos I e II e abriga até 1.260 alunos.

No Bloco Esportivo e Cultural foi construída uma quadra poliesportiva coberta, com piso flexível flutuante. Esse tipo de piso tem revestimento de isopor, o que causa efeito amortecedor. A técnica é utilizada em quadras oficiais para minimizar o esforço dos músculos durante a prática de esportes. Há ainda quadra externa, sala de dança, vestiários, áreas para recreação, sala de ginástica e teatro com palco elisabetano (a plateia circunda três faces do palco), com capacidade para 420 lugares

GESTÃO DO CEU

[pic 2]

DIREÇÃO DA ESCOLA – Profa. Suzana – Coordenadora

Perguntamos a coordenadora da escola, Profa. Suzana, se possuíam um Projeto Político Pedagógico. De acordo com ela, a escola renomeou para “Plano Gestão”. Esse projeto já existe a algum tempo, onde ele é reformulado anualmente sendo discutido com a comunidade, a direção da escola e ouvido também pelos alunos.

Visto exposto, levam em consideração os seguintes aspectos:

  • a eficiência do ensino-aprendizagem;
  • seguir o currículo do estado (melhorando ano a ano com projetos, planos interdisciplinares) todos ligados ao plano gestão;
  • prezar a interdisciplinaridade (onde o aluno enxergue a escola como um todo).

Foi indagado para com a direção da escola, qual a visão que tinham em relação à aplicação da Educação Física escolar e a resposta foi um tanto defensiva por parte da direção. Foi comentado que é pouco restrita a algumas atividades, onde existe uma resistência por parte do alunado para outras atividades. A orientação para os professores é seguir o currículo do estado e o plano gestor – PPP. Sempre, orientando o professor de educação física a procurar enxergar todos de uma forma mais humana e evolutiva, procurando dissolver e envolver a galera por meio da educação física.

Em relação a escola e seu redor, perguntamos se existe algum projeto junto à comunidade, pais e mestres. Com algumas ressalvas foi respondido que sim. Entretanto, envolver a comunidade é extremamente difícil. Utiliza-se feiras culturais, Agita São Paulo e Peças de teatro para envolver os pais. Mas, para projetos com atividades físicas, o envolvimento da comunidade (pais) é muito difícil. Existe um momento para discutir projetos para trazer a comunidade para perto da escola, mas infelizmente a participação do docente a nível de ideia é baixa.

PROFESSOR(A) DE SALA – Professor Tadeu 7º anos

Ao perguntar se os professores da escola seguem um planejamento pré-estabelecido e se elabora planos de aulas, o professor Tadeu respondeu com bastante estridência que todos os docentes da escola seguem o currículo do estado - plano de ensino, montando os seus planos de aula de acordo com a realidade da escola.

Quando foi perguntado quais contribuições a disciplina de Educação Física oferece, no seu olhar de educador físico respondeu que tudo! A interação com pessoas ajuda no desenvolvimento, trazendo condições de vida melhores para atuar na sociedade. No ambiente escolar, é uma disciplina que se integra com as demais sendo multidisciplinar (prof. deu um exemplo onde usou a atividade física na educação infantil utilizando jogos de matemática com a educação física e geografia, mas com a ressalva da estrutura da escola e com apoio dos demais colegas docentes).

PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA – Professor Tadeu 7º anos

Questionamos a educação física em suas especialidades e qual é o papel da Educação Física escolar como conteúdo programático. O professor Tadeu ressaltou que papel fundamental é foco no aluno, onde antes era conhecida pela sociedade como uma aula para distrair e brincar, hoje mostramos ao alunado que ele deve e pode interagir com os demais colegas, mostrando a arte do movimento do corpo desenvolvendo suas capacidades físicas fundamentadas no currículo do estado.

Pegamos o gancho do papel da educação física escolar e perguntamos se o professor tem um planejamento e segue planos de aulas previamente elaborados. Ele respondeu que segue o Planejamento anual (plano de ensino) e bimestral (plano de aula, sendo ele flexível), onde são executadas em modalidades esportivas sendo práticas e teóricas. Entretanto, algumas vezes não segue o planejado em virtude dos alunos, pois não existe uma correspondência assertiva por parte dos alunados. Na escola consta uma sala a parte que contam com pebolim, tênis de mesa e uma mesa para jogos de tabuleiro (quando o aluno não está afim de fazer a aula pratica, mesmo com as condições climáticas sendo favorável, essa sala fica disponível para uso). Foi percebido nesse momento que este professor tem muita dificuldade com os seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com