TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Capoeira no Brasil

Por:   •  7/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

1. Capoeira no Brasil

2.Tempo necessário: 50 minutos aula teórica / 50 minutos aula prática

3.Etapa de ensino (x) Ensino Fundamental (anos finais) ou Educação de Jovens e Adultos ( ) Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos

4.Ano ou série da etapa de Ensino: Ensino Fundamental (anos finais) 6º ano (x) ou 7º ano ( ) ou 8º ano ( ) ou 9º ano ( ) Ensino Médio 1º ano ( ) ou 2º ano ( ) ou 3º ano

5.Objetivos da aula: - Aprimorar diversas condutas psicomotoras, destacando-se dentre elas a coordenação motora geral, a lateralidade, e a organização espaço-temporal; assim como valências físicas (resistência, flexibilidade, agilidade, destreza, expressão corporal); - Fomentar a interdisciplinaridade, tendo em vista ser a Capoeira um esporte genuinamente Brasileiro; - Favorecer e enriquecer a cultura popular Brasileira.

6.Competências e Habilidades a serem desenvolvidas: Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

7. Unidades Temáticas/ Objetos do Conhecimento: Lutas pelo Brasil (Capoeira no Brasil: surgimento, quem praticava, quais instrumentos usavam).

8. Estratégia de Ensino: Será por meio de: Aula expositiva, dialogada e prática

9. Detalhamento da Aula: Esta aula será realizada a partir da estratégia de ensino de aula expositiva, dialogada e prática. Ao chegar na sala de aula apresentar o tema a ser estudado “Capoeira pelo Brasil”, questionar se os alunos conhecem o assunto abordado, após ouvir o conhecimento prévio dos educandos, fazer um resumo no quandro colocando os principais pontos da história. Passar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=__cymEk0qOw para complementar o estudo da capoeira no Brasil. Após mostrar a história da capoeira, passar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=__cymEk0qOw que mostra os passos básicos da capoeira. Em seguida levar os alunos para quadra para aplicar na prática o gingado da capoeira.

10. Recursos/materiais: giz, lousa, vídeo, datashow, quadra.

11.Sugestão de trabalho interdisciplinar: Para próxima aula os alunos deverão fazer uma pesquisa onde mostra: Qual o papel do negro perante a sociedade Brasileira? A mesma deverá ser entregue para o professor em folha pautada A4, com capa.

12. Avaliação: Tipo de Avaliação: Formativa/Instrumento Avaliativo e Relatório de um trabalho individual.

13. Referências: https://www.youtube.com/watch?v=__cymEk0qOw acesso em 24/03/2020 as 15h

https://www.youtube.com/watch?v=__cymEk0qOw acesso em 24/03/2020 as 15h e 33min

https://www.infoescola.com/artes-marciais/capoeira/ acesso em 22/03/2020 as 16h

https://www.dicaseducacaofisica.info/historia-da-capoeira/ acesso em 24/03/2020 as 15h e 45min

14. Etapas para preparar a aula. Ao planejar a aula é importante que você tenha consciência e saiba detalhadamente como você faz organizar e elaborar o plano de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com