TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aulas Capoeira

Por:   •  15/2/2021  •  Artigo  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DISICIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DAS LUTAS

DOCENTE: MARCOS NUNES

DISCENTE: BEATRIZ LEMOS, ESTEFANE RYANA

Plano de Aula

Objetivo Geral:

Proporcionar a vivência e o aprendizado da capoeira nas aulas de Educação Física, a partir de um olhar reflexivos crítico-expositivo emancipatório.

Objetivos Específicos

Contextualizar a história da capoeira.

Oferecer através da ludicidade a vivência da capoeira, através de jogos e dinâmicas de grupo, que proporcione experiências especificas da capoeira.

Conteúdo

Capoeira

Procedimentos Metodológicos

No primeiro momento: já com os alunos em um espaço como uma quadra/pátio. Será aberto um debate com a turma sobre a capoeira, e como ela se apresenta para eles, o que conhecem e o que já ouviram sobre. Através disso, será proposta para a uma atividade denominada História em Movimento, com a perspectiva de abordar questões históricas como a escravatura, os senhores do café, os capitães do mato, a construção de músicas relativas a este contexto pelos escravos e todos os percalços enfrentados pelos escravos. Para que os alunos entendam como era a vida o trabalho dos escravos, e como eram as hierarquias.

No segundo momento: acontecerá a vivência da brincadeira a fuga dos escravos. Dentro desta atividade um aluno será o senhor do café (hierarquia maior dos cafezais) outros serão os capitães do mato (que pegavam os escravos) e os demais escravos. Nessa atividade, os escravos iriam fugir ao verem os capitães do mato e estes serão mandados pelos senhores do café.

Em outro momento: será abordado uma atividade chamada: andando, dançando, correndo e parando. Utilizando uma caixa de som, será colocado músicas/gingas popularmente conhecidas da capoeira. A ideia é que ao ouvirem batidas fortes e acelerada na ginga, deveram correr de maneira mais acelerada, quando o ritmo mudar eles deveram dançar, e consequentemente quando o som for desacelerando eles devem, andar e assim quando o som parar, eles devem parar. A proposta é vivenciar a ginga, de forma pura e sem critérios técnicos e fazer uma reflexão de que ginga nada mais é que a maneira de andar dentro de uma roda, no entanto com outras características, inclusive acompanhando a música.

.

Material

Caixa de som

Avaliação

Será feito um resgate de tudo que foi apresentado durante a aula, qual o conhecimento adquirido, o que eles acharam a respeito da aula e da temática e questionaremos sobre o que os movimentos realizados em aula lembra a eles, a que os movimentos se assemelham e se em algum momento da vida deles, eles já realizaram aqueles movimentos ou algo parecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (722.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com