TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Educação Física

Por:   •  8/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Data: 17/08/2022

Dados de Identificação: CAV-UFPE

Disciplina: Educação Física

Professores: Ana Carolina, Josefa Grasiela, Millya , Luana Manueli, Thiago Sobral e Victtor Brayner.

Turma: 7º Ano                                    

Duração da Aula: 45 minutos

Tema: ESPORTES

Especificidade da turma: Aluno com Acuidade Visual 10/60.

Objetivos da Aula: Vivenciar o Goalball adaptado futebol.

Objetivos específicos:

Atividade inicial: Os alunos irão se adaptar ao implemento do jogo

Procedimentos metodológicos

Atividade 1: O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, o esporte foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual.

A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária. A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção.

Atividade 2:

Nesse momento da aula, os alunos deverão formar duplas de acordo com a afinidade com seu par. Um integrante da dupla deve ficar vendado, enquanto o outro terá a função de guia. No começo da atividade as duplas deverão andar pelo espaço livremente afim de se adaptar com a falta da visão e criar mais confiança com sua dupla. Para progredir na dificuldade da atividade, a dupla deve "trotar" pelo espaço, afim de experimentar as diferenças com o aumento de velocidade. Logo após essa vivência, as duplas devem inverter os papéis, para que os integrantes da dupla possam experimentar a falta de visão.

Atividade 3: encontrar seu "par" através das palmas

Descrição da atividade:

Nesta terceira atividade iremos vivenciar uma dinâmica com a turma dividida em duplas, onde um deles estará de olhos vendados e o outro de olhos abertos. A pessoa de olhos vendados tentará chegar a sua dupla que estará à sua frente em uma grande distância, usando somente a audição pra se localizar e chegar onde ele precisa. Durante todo percurso a pessoa da dupla que não está vendada estará mandando comandos por meio de som (palmas) para que sua dupla lhe localize e chegue até ela.

Atividade 4:

Descrição da atividade:

Neste momento da aula iremos vivenciar, como é que se joga a bola e como faz o gol. Em um círculo, os alunos estarão de olhos vendados e caso não tenha vendas para todos os alunos, colocaremos  o que não tem vendas de costa no círculo e os que estão com as vendas de frente para o círculo. Todos terão que está de pernas abertas e o objetivo será jogar à bola e fazer o gol, esse gol será anunciado por nós professores. Dado início ao jogo, a bola passará pelos alunos com intuito final de fazer o gol, lembrando de sempre frisar a importância do silêncio nesse esporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (357.7 Kb)   docx (210.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com