TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula de Voleibol

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  4.199 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA

Professores: Felipe Oliveira, John, Kamal Curi, Luiz Felipe, Luiz Amaral e Wilker Ricetti

Turmas: Ensino Médio

Data da aula: 04 Maio de 2015

Tempo estimado de aula: 30 minutos

CONTEÚDO: Voleibol para iniciantes.

CONTEÚDO ESPECÍFICO: Fundamentos do bloqueio no voleibol.

OBJETIVO: O aluno deverá, ao final da aula, ter noções básicas dos fundamentos de bloqueio, tanto defensivo quanto ofensivo, conforme apresentado em cada um dos exercícios ministrados. Os treinamentos buscam também desenvolver uma maior percepção do espaço de jogo e melhorar a habilidade motora dos estudantes, estimulando assim o gosto pelas práticas físicas. A aula foi elaborada para uma turma que já teve contato com os outros fundamentos do voleibol, portanto tem um nível de dificuldade intermediário.

MATERIAL NECESSÁRIO: Rede e bolas de voleibol, bolas de iniciação esportiva, arcos, coletes e cones.

AQUECIMENTO: Rouba a Cauda / Alongamento

Cada aluno receberá seu “rabinho”, podendo este ser um colete ou similar ( faixa de tecido, jornal, etc. ). Os participantes deverão colocá-lo preso no cós da calça e, após o sinal do professor, tentar roubar o dos outros colegas, ao mesmo tempo em que protegem o seu. O aluno que tiver perdido o objeto deixa a brincadeira e aguarda o seu reinício. O vencedor será aquele que permanecer com a sua cauda até o fim da atividade. ( Duas repetições ou 5 minutos )

Assim que a primeira brincadeira terminar, será feito um alongamento básico, envolvendo pescoço, membros inferiores e superiores, incluindo dedos das mãos. ( Aproximadamente 2 minutos )

ATIVIDADE 01: Movimentação e Técnica de Execução 

São formadas duas filas de cada lado da quadra, próximas a linha dos 3 metros. Os alunos ficam de frente para rede e, a partir de um sinal do professor, correm juntos em direção a ela, realizando o movimento de bloqueio duplo ( sem bola ), encostando na mão do colega que virá do outro lado da cancha. É importante instruir os estudantes a não tocar na rede e nem invadir o outro lado da quadra durante a queda. Após realizar o movimento em dupla no meio de rede, o aluno desloca-se com passadas cruzadas para uma das extremidades ( esquerda ou direita, dependendo de sua posição inicial ) e simula o mesmo gesto, desta vez individualmente. Assim que terminar o segundo bloqueio, retornará ao fim da fila, do lado oposto, para que possa exercitar o fundamento tanto pela entrada quanto pela saída de rede. ( Cerca de 5 minutos )

ATIVIDADE 02: Coordenação Motora e Reflexo

A turma é dividida em quatro fileiras, utilizando apenas um lado da quadra. Próximo a marca dos 3 metros ( início da fila ), serão colocados quatro arcos, um em cada linha. Os professores ficam posicionados próximos à rede e os alunos, de costas, dentro de cada arco. Após uma contagem inicial ( 1, 2, 3 ), o estudante irá virar-se de frente e, saltando verticalmente, tentará segurar a bola lançada pelo instrutor, caindo ainda dentro do arco. O lançamento pode ser feito tanto para o meio quanto para qualquer um dos lados. O exercício pode ser repetido por mais de uma vez em uma única entrada no arco, utilizando sempre a bola de iniciação esportiva. ( Aproximadamente 5 minutos )

ATIVIDADE 03: Bloqueio de Ataque e de Defesa

É formada uma fila única, em um dos cantos da quadra, com todos os alunos de frente para a rede. Três professores, posicionados do outro lado da cancha ( um na esquerda, um no meio e um na direita ), seguram bolas acima da rede. Os estudantes aproximam-se, um de cada vez, simulando o movimento de bloqueio e encostando na bola, em todos os três pontos da rede. Atentar para o movimento de pernas e braços. Após terminar as repetições, o aluno volta para o final da fila e prossegue com o exercício. A atividade deve ser dividida em duas etapas: na primeira o movimento das mãos deve ser para o bloqueio defensivo; na segunda etapa, o posicionamento das mãos é ofensivo. Pode ser incrementado com o uso de cortadas. ( De 5 a 7 minutos )

ATIVIDADE 04: Simulação de Jogo em Espaço Reduzido

A turma é dividida em quatro grupos, sendo dois em cada lado da quadra ( separadas por cones ). Em equipes de três alunos, é simulada uma movimentação de jogo. O lado que efetuar o saque só pode, na sequência, fazer o fundamento do bloqueio. O lado que receber a bola deve efetuar os fundamentos de recepção, levantamento e ataque. É feito um revezamento, para que cada lado saque / receba a bola apenas uma vez. Após finalizar o exercício, os três alunos são substituídos por outros três, dando prosseguimento a atividade. ( De 5 a 7 minutos )

ATIVIDADE EXTRA: Circuito Curto

Com o corpo já mais aquecido, é possível fazer um exercício com intensidade um pouco maior. Utilizando apenas um lado da quadra, é formada uma fileira única, novamente com todos os alunos. Na direção da fila, é montado uma linha com 4 ou 5 cones ( dependendo do material disponível ), aos quais o aluno deverá percorrer em zigue-zague. Após chegar ao último obstáculo, o professor orientará o aluno a seguir para um dos lados da rede e efetuar o movimento de bloqueio. Logo após, o aluno volta de costas, refazendo o mesmo percurso de ida. Podem-se substituir os cones por arcos, fazendo com que os alunos pulem com um pé de cada vez, de forma aleatória por dentro deles, até que terminem o percurso. Assim que finalizar, o estudante volta ao fim da fila. ( Aproximadamente 5 minutos )

VOLTA Á CALMA: Trote e Caminhada / Alongamento

Para baixar a frequência cardíaca, os aluno deverão percorrer 2 ou 3 voltas na quadra, trotando. Logo em seguida, caminhando, serão dadas mais 2 voltas, desta vez sincronizando o exercício aeróbio com alongamento dos membros superiores. Para finalizar, alongam-se membros inferiores e pescoço. ( De 3 a 5 minutos )

AVALIAÇÃO: Observar a participação, postura e aplicação dos alunos nos exercícios. Analisar também a evolução dos estudantes e o conhecimento adquirido. Após a aula, os professores deverão refletir com os alunos sobre as dificuldades encontradas, erros e acertos de movimentos, assim como o que pode ser feito para corrigi-los.

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS E OBSERVAÇÕES IMPORTANTES DA AULA:

ESPAÇOS POSSIVEIS PARA O TREINO ACONTECER: Quadra poliesportiva ou ambiente similar.

REFERÊNCIAS: Portal do professor, portal da educação, gente que educa, CBV e exercícios de criação própria.

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com