TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  1.490 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE ENSINO

1. IDENTIFICAÇÃO

Escola: Escola “Santa Catarina”

Turno: Matutino

Professor: Jéssica Furlani e Felício Borges

Turma: 3º e 4º do Ensino Fundamental I

Número de Alunos: 3º (20 alunos) e 4º ano (17 alunos)

Disciplina: Educação Física 

Tema: Atletismo

Total de Aulas Prevista: 14 aulas, sendo 7 em cada turma.

2. JUSTIFICATIVA

A educação física escolar deve garantir o acesso dos alunos às práticas da cultura corporal, contribuir para a construção de um estilo pessoal de exercê-las e oferecer instrumentos para que sejam capazes de apreciá-las criticamente (CAPAVERDE; MEDEIROS; ALVES, 2012).

A Escola Santa Catarina na qual iremos estágiar está localizada na Praça Augusto Ruschi – n° 114, Centro de Santa Teresa- ES. É uma escola com boa estrutura física, com salas de aula espaçosas, um pátio, uma quadra descoberta, e mais um ginásio coberto, o que nos dá uma grande possibilidade de trabalhar vários temas com os alunos.

As turmas a receberem as intervenções, são crianças do ensino fundamental I, dos 3º e 4º anos, nessas turmas as crianças demonstraram serem educadas, porém, como de praste nesta fase da vida, são bem curiosas, agitadas e brincalhonas.

O tema escolhido para trabalharmos com estas turmas foi o atletismo, foi escolhido pelo fato de seguirmos o programa de ensino do professor, para não fugirmos do tema proposto para esse trimestre. Do qual também não tínhamos opção de poder mudar as aulas que já estavam sendo trabalhadas.

A ludicidade é um elemento fundamental no processo de desenvolvimento motor e cognitivo do aluno e de qualquer pessoa, pois trabalha o conteúdo de forma agradável, fazendo com que os alunos aprendam com maior facilidade os objetivos proposto a eles, assim utilizaremos dessa forma para tentar proporcionar um aprendizado a essas crianças.

Está escola é uma instituição particular, devido a isto que também optamos por ela, para termos uma maior noção de como é fazer um estágio em escola particular, pois até então só estagiamos em escola publica.

3.  CONTEÚDOS

O conteúdo por nós escolhido a ser trabalhado é o atletismo, pois,

o atletismo dentro do contexto escolar pode ser considerado um conteúdo de fundamental importância, pois as capacidades e habilidades motoras por ele exploradas servem de auxilio e de base para o aprimoramento e a execução de movimentos que serão utilizados em outras modalidades esportivas. Ainda, esta inclusão da pratica do atletismo no ambiente escolar, tem uma importância decisiva para a formação de crianças e jovens, na medida em que esta modalidade pode lhes proporcionar vivencias e experiências básicas, fundamentais para o seu desenvolvimento motor. (BRAGADA, 2000 apud PIERI; HUBER, 2013).

4. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Trabalhar de forma lúdica alguns conteúdos que são desenvolvidos no atletismo.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Vivenciar as atividades voltadas ao atletismo, porém de uma forma lúdica;
  • Respeitar a limitação dos alunos;
  • Contribuir para a integração dos alunos.

5. METODOLOGIA

Iremos propor atividades para que os alunos vivenciem algumas modalidades do atletismo, as aulas serão de cunho expositivo e prático.

E através de brincadeiras lúdicas, as crianças aprenderão as regras básicas de cada modalidade trabalhada, e usaremos competições para incentivá-los na prática dessas atividades.

A avaliação será feita ao fim das aulas, de forma oral onde responderemos questões que os alunos possam ter dúvidas. Além da nossa própria observação sobre a participação e envolvimento dos alunos durante as aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com