TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula Natação

Por:   •  19/2/2016  •  Resenha  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade física durante a gestação

COSTA, Daniele Batista; CHIARA, Vera Lucia; GUGELMIN, Sílvia Angela; e DIAS, Patrícia Martins. Atividade física e gestação: saúde da gestante não atleta e crescimento fetal. Artigo científico. Rio de Janeiro - RJ. 19p. pdf.

Este artigo veio elucidar a visão e costumes do processo evolutivo da raça humana, de que gravidez não deve ser tratada como doença, onde abstém a prática de atividade física, ou seja, durante este período “deve haver a integração da atividade física regular no cotidiano, acompanhada de melhoria da qualidade de vida e alimentação”, este pensamento evolutivo se dá, primeiramente, devido o culto ao corpo perfeito e uma gravidez saudável, para ambos: mãe e filho.

Apesar de persistir o pensamento popular “acreditando-se que o exercício aumentaria o risco de trabalho de parto prematuro por meio de estimulação da atividade uterina”.

É claro que o aspecto nutricional também é importante, pois junto com atividade física ajudam ao combate “a redução de edema, cãibra nas pernas e fadiga”, além de atuarem: no controle e ganho de peso, aspecto emocional e aceitação ao corpo.

O artigo ressalta a importância da atividade física no momento do parto natural, onde os músculos da cintura pélvica estão preparados para a passagem do feto, não ocasionando o estresse muscular, acreditando que devido à prática atividade física há influência positivamente em sentirem menos dor na hora do parto do que as não praticantes.

Contudo, sugere-se praticar atividades físicas leves como: hidroginástica, natação, yoga, caminhada e bicicleta, ou seja, atividades com menos impactos e ressaltando em realizá-las moderadamente.

Portanto, este artigo é destinado às futuras ou atuais grávidas, tendo por finalidade, esclarecer sobre a atividade física durante a gestação, obtendo os benefícios em ser uma grávida ativa, e desmistificando a hipótese em prematuridade.

Caio Augusto P. Daudt

[Anápolis, 2 de outubro de 2011.]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com