TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula de ginástica

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  8.445 Visualizações

Página 1 de 2

                                       Plano de Aula

Identificação: Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Disciplina: Ginástica.

Docente: Adriana

Discente: Camila Faria, Daniel Freitas, Luís Cesar, Thais Sicoti.

Público: Acadêmicos do 2º Semestre de Educação Física.

Duração: 40 a 50 minutos.

Tema: Ginástica Artística.

Materiais:

Métodos: O trabalho foi realizado em grupo baseado em coletas de dados, tendo como fonte livros, textos, internet e vídeos, assim como o conteúdo passado nas aulas de ginástica. Aonde desenvolvemos a construção do trabalho, aliando a teoria com a prática.

Objetivo: Desenvolver os exercícios iniciais da ginástica artística, para auxiliar os alunos como levar a modalidade de ginástica artística para o âmbito escolar, fazendo com que todos vivenciem e tirem suas próprias conclusões, sobre as dificuldades e possibilidade de se incluir a ginastica artística em suas futuras aulas.

Atividade 1: Aquecimento e alongamento com prioridade aos membros superiores, inferiores e quadris. Para preparar o corpo para a prática dos exercícios.

Tempo: 15 minutos.

Atividade 2: Rolamento para a frente. Rolamento para frente em superfície macia e com acompanhamento do professor. Em seguida o exercício será repetido sem o auxílio do professor.

Tempo: 05 minutos.

Atividade 3: Rolamento para trás. Rolamento para trás em superfície macia e com acompanhamento do professor. Em seguida o exercício será repetido sem o auxílio do professor.

Tempo: 05 minutos.

Atividade 4: Avião.  - Elevar uma das pernas atrás com pés em flexão plantar. Extensão completa dos membros inferiores. Flecte o tronco à frente. Membros superiores em extensão e afastados lateralmente. Tonicidade geral elevada. Mantém a posição durante 3 segundos. Olhar dirigido para frente.

Tempo: 05 minutos.

Atividade 5: Roda. Posição Inicial: elevar um dos membros superiores. Começar na posição de “afundo”.  Apoiar alternadamente as mãos no solo, à largura dos ombros e longe dos pés.  Colocar a 1ª mão naturalmente e a 2ª mão voltada para dentro.  Alinhar todo o corpo na passagem pela vertical e afastar os membros inferiores.  Olhar dirigido para as mãos.  Fazer a "repulsão" dos Membros superiores. Os membros inferiores apoiam um de cada vez no solo.  Posição Final: elevar ambos os braços.

Tempo: 05 minutos.

Atividade 6: Alongamento dos membros superiores e membros inferiores para finalização da aula.

Tempo: 15 minutos.

Referências:

- LIVRO Almanaque dos Esportes, Editora Europa, 2009.

 - LIVRO: Fique por Dentro – Esporte Olímpico, Benedito Turco; - Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB, 2007.

- Site : http://www.uel.br/cefe/des/sgo/ARTIGOS/SOLO.pdf.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com