TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos de Atletismo

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  2.375 Visualizações

Página 1 de 11

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA: Frei Ambrósio

ANO: 8ª Série A

PROFESSOR: Amaro Theodoro Damasceno Neto

HORÁRIO: 08h00min às 08h35min

DATA: 23/04/2014                                        Nº DE ALUNOS: 40

ACADÊMICA: Brenda Tayane de Ávila Feitosa

PLANO DE AULA

1- Tema: Atletismo

2- Sub-tema: Técnicas de Revezamento

3- Objetivo Geral:

Oportunizar aos alunos movimentos variados relacionados a técnicas de revezamento, trabalhando de forma lúdica para que os mesmos vivenciem novas práticas.

4- Objetivos Específicos:

- Cognitivo: Despertar nos alunos a curiosidade e o conhecimento que os mesmos têm sobre o esporte, através da participação nos jogos, e nas atividades propostas;

- Motor: Executar movimentos variados de braços e pernas relacionados ao atletismo, como novas aquisições motoras;

- Sócio-afetivo: Estimular através do atletismo, o respeito, a inclusão e a socialização dos alunos sendo algo muito importante para a vida estudantil;

- Moral: Instigar o desenvolvimento moral dos alunos através das atividades sugeridas.

5- Conteúdo:

Parte Inicial: “Alongamento e Transmissão de Bola Sentado” (5min)

Parte Principal: “Transmissão de Bola em Pé” “Corrida de Revezamento com Bolas” e “Dando a volta no Cone” (35min)

Parte Final: “Relaxamento” (5min)

6- Metodologia:

O método a ser utilizado será o global, pois o mesmo implica numa visão globalizada da aprendizagem que se dá na totalidade da ação.

Parte Inicial: A acadêmica iniciará sua aula com um alongamento e em seguida pedirá que os alunos sentem-se um atrás do outro, mantendo uma distância de 1,50m entre eles, para que os mesmos pratiquem a transmissão da bola com movimentos amplos de braço, utilizando ambas as mãos para a recepção e a entrega.

Parte Principal: A professora executará o mesmo exercício, mas dessa vez de pé, sem caminhar, e repetir o exercício caminhando, utilizando uma ordem para a passagem do bastão.

Ao terminar essa atividade, a acadêmica pedirá que os alunos formem um quadrado e colocará uma equipe em cada vértice. Ao sinal, corre o primeiro de cada grupo, que deve entregar a bola para o seu companheiro. Executa-se este trabalho em volta das estações e ganha a equipe que chegar primeiro ao lugar de saída.

A última atividade será “dando a volta no cone”, nela trabalharei as competições de revezamento em volta dos cones. Neste caso, passa-se a bola depois de ter contornado o cone, a entrega é imediata e deve ser feita na mão do companheiro ou companheira.

Parte Final: Para encerrar sua aula, a professora fará alguns exercícios de relaxamento.

7- Recursos Didáticos:

  • 02 Bolas;
  • 02 Cones;
  • 01 Apito.

8- Avaliação:

A avaliação a ser realizada será a formativa, pois a professora dará continuidade na forma de ensino-aprendizagem do aluno, podendo ser entendida como uma prática de avaliação contínua que objetiva desenvolver as aprendizagens. (HADJI 2001).

9- Referência:

HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

FLOR, Iván et all. Manual de Educação Fisica. Esportes e recreação por idades. Madrid – Espanha: Cultural, s/a.

OBS: O presente plano está sujeito à alteração.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA: Frei Ambrósio

ANO: 6º Ano

PROFESSOR: Amaro Theodoro Damasceno Neto

HORÁRIO: 10h50min às 11h30min

DATA: 14/04/2014                                        Nº DE ALUNOS: 40

ACADÊMICA: Brenda Tayane de Ávila Feitosa

PLANO DE AULA

1- Tema: Atletismo

2- Sub-tema: Variações nas Formas de Correr

3- Objetivo Geral:

Propor aos alunos movimentos coordenados de braços e pernas para conseguir maior rapidez na corrida.

4- Objetivos Específicos:

- Cognitivo: Levar o aluno a conhecer novas formas de correr, para aprimorar suas habilidades;

- Motor: Executar movimentos variados de braços e pernas relacionados ao atletismo e a corrida, como novas aquisições motoras;

- Sócio-afetivo: Propor atividades prazerosas que contribuam para a percepção de cada aluno e estimulem o trabalho em equipe e a socialização entre os mesmos;

- Moral: Proporcionar atividades que ajudem no desenvolvimento moral dos alunos através do referido esporte.

5- Conteúdo:

Parte Inicial: “Alongamento e Corrida Livre” (10min)

Parte Principal: “Revezamento Alemão e Corrida Cruzada” (25min)

Parte Final: “Trote e Relaxamento” (10min)

6- Metodologia:

O método a ser utilizado pelo professor será o Misto, pois o mesmo consiste na combinação dos outros dois métodos, parcial e global, realizando atividades como meio de analisar e desenvolver as habilidades adquiridas durante o processo de aprendizagem (FERRATI, 2009).

Parte Inicial: A acadêmica iniciará sua aula com um alongamento e em seguida pedirá que os alunos corram livremente pelo campo de futebol. Com o passar do tempo, a professora pedirá que os estudantes mudem a forma de correr, como por exemplo, levantando os joelhos e as pontas dos pés, com oscilação de braço esquerdo e direito, correr de costas, de lado, correr em diferentes ritmos e velocidades e assim por diante.

Parte Principal: A professora posicionará os alunos em colunas, uma de frente para a outra, em seguida explicará a atividade que se dará da seguinte forma. Os alunos deverão correr para entregar um objeto ao colega da coluna que está a sua frente, e dará a volta nessa fila e voltará para o fim da sua fila, e assim os outros colegas farão, até todos pegarem e passarem o objeto.

A segunda atividade será a “corrida cruzada”, que será realizada da seguinte maneira. Um jogador ficará no centro do círculo, rodeado por seus companheiros, ao sinal da professora, todos cruzam de um lado para o outro, e o jogador tem que tentar tocá-los e quem for pego fica no centro e continua o jogo.

Parte Final: Para encerrar sua aula, a professora pedirá que os alunos deem voltas trotando ao redor do campo e ao fim das voltas, a mesma fará alguns exercícios de relaxamento para os estudantes voltarem à calma.

7- Recursos Didáticos:

  • 01 Bastão.

8- Avaliação:

A avaliação a ser realizada será diagnóstica, pois o professor irá visualizar as habilidades e dificuldades de cada aluno e a partir daí o mesmo poderá adaptar seu planejamento a realidade dos alunos. (BARBOSA, 2007).

9- Referência:

BARBOSA, Cláudio Luís de Alvarenga. Educação Física Escolar: da alienação à libertação. 5. ed. Petrópolis RJ: Vozes, 2007.p.34.

Disponível em: http://futsalamoreira.blogspot.com.br/2011/03/metodo-misto.html. Acesso em: 19 de Fevereiro de 2014, às 16h00minh.

FLOR, Iván et all. Manual de Educação Fisica. Esportes e recreação por idades. Madrid – Espanha: Cultural, s/a.

OBS: O presente plano está sujeito à alteração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com