TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Grupo 4º Semestre Educação Fisica

Por:   •  14/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.162 Palavras (13 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE LICENCIATURA EMeducação fisica

ANGÉLICA EVANGELISTA DA SILVA

gileno lopes do santoS

keila de oliveira silva

luzia dias lobato lopes

MILEIDE POZZI DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

4º Semestre

Bom Jesus da Lapa – Bahia

2016

[pic 3]

ANGÉLICA EVANGELISTA DA SILVA

gileno lopes do santoS

keila de oliveira silva

luzia dias lobato lopes

MILEIDE POZZI DA SILVA

produção textual em grupo

4º Semestre

Trabalho de Educação Física apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de média bimestral nas disciplinas: Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança; Educação Física Escolar e Saúde; Metodologia do Ensino da Ginástica Escolar; Educação Física Adaptada e Primeiros Socorros; Seminário da Prática- Metodologias do Ensino da Educação Física: Atividade Rítmica, Dança e Ginástica Escolar.

Tutores Orientadores: Prof. Anisio Calcidari Jr., Prof. Túlio Moura, Prof.ª Patricia Proscêncio, Prof.ª Eloise W. Almeida,Prof.ª Silvia Paulino Ribeiro Albanese, Prof.ªLuana Conti.

Tutora virtual: Silvia Cristina Vieira

Tutor presencial: Rodrigo Gomes dos Santos

Bom Jesus da Lapa – Bahia

2016

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO...............................................................................................4

2-DESENVOLVIMENTO...................................................................................5

A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ...............................5

ALUNOS COM SINDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA......................8

O TRABALHO COM DEFICIENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ...........................11

-ANALISE DAS ENTREVISTAS............................................................................. 11

3-CONCLUSÃO................................................................................................13

4-REFERENCIA.................................................................................................14

5-ANEXOS..........................................................................................................15

        -ENTREVISTAS.............................................................................................15

1-INTRODUÇÃO

O presente portfólio tem o objetivo de ampliar nossos conhecimentos através de pesquisas, estudos dirigidos, aulas teóricas e praticas sobre a dança e a educação física, e importância delas na vida do homem e no contexto escolar.

Percebemos que a dança está presente na vida do ser humano desde os primórdios da existência humana. Dentro do contexto escolar, ela designa expressão corporal, motricidade, cultura, além de inserir atividades rítmicas, ginástica, e relacionadas à saúde.

Vimos também, o quanto a inclusão de pessoas especiais (com síndrome de down), é importante para a vida delas, e de quem está ao seu redor, seja em casa ou na escola.

 Assim, levantamos alguns questionamentos como: Porque dançar? Quais benefícios da dança? Quais as amplitudes da dança no ambiente escolar? Qual prática pedagógica utilizar com alunos especiais? Entre outras que veremos no decorrer deste trabalho.

2-DESENVOLVIMENTO

A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

A dança sempre se fez presente na história do ser humano, desde a antiguidade,quando nossos antepassados usavam a dança como rito para algum deus, rito de caça ou tantas outras coisas.

Com o passar do tempo ela se fez presente também na escola, que é um espaço de transformação do individuo, pois é compreendida como uma prática corporal que sustenta a educação moral, intelectual e física, conhecimentos necessários à educação do cidadão.

A escola deve instrumentalizar e construir conhecimentos através da dança, de forma que contribua para o desenvolvimento do comportamento humano e para a formação de estruturas corporais complexas.

A dança deve fazer parte do conteúdo programático escolar, para, especificamente, formar e desenvolver o individuo de forma geral. Deve estar sistematizada para aprimorar o ritmo e o movimento, com amplitude e qualidade, sem estar ligada literalmente, a festinhas e eventos.

Na maioria das vezes, o trabalho deste conteúdo se baseia em festividades escolares, dancinhas em apresentações ou coreografias elaboradas, movimentos mecânicos, que não significam nada para o aluno. O certo seria utilizar a dança como expressão corporal livre, que possa aperfeiçoar a espontaneidade, a criatividade, sem focar apenas em espetáculos, e de forma interdisciplinar.

A dança é um instrumento fundamental nas aulas de educação física desde que passou a fazer parte da grade curricular, pois ela tem proporcionado vários movimentos significativos que leva o ser humano a se tornar cada vez mais convictas que, quando dançamos, estamos interagindo como pessoas criticas e expressivas, não importa qual o sexo, idade ou religião.

Desde sua origem o homem e a sociedade vêm produzindo cultura. A dança faz parte dessa cultura, que requer movimento, gingado, agilidade. A partir desse contexto, os professores de educação física vêm a necessidade de planejar e apresentar algumas danças que venha a ajudar no enriquecimento dos conhecimentos motores e agilidades cognitivas de seus alunos.

O professor de educação física pode sentir alguma dificuldade em trabalhar com este conteúdo, pois, a maioria deles focam em jogos como o futsal, e enfrentam também alguns preconceitos por parte de alguns alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (177.7 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com