TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Ciclo Estudos do Lazer

Por:   •  17/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO

PORTFÓLIO – CICLO 2

TAGUATINGA - DF

2021

A fim de sistematizarmos a discussão proposta, você deve ler o texto Multiplicidade de profissionais e de funções (autoria de Luís Wilson Pina – páginas de 113 à 126), disponível no Livro Lazer: formação e atuação profissional (MARCELLINO, 2013: livro eletrônico disponível na Biblioteca Digital Pearson), selecionar duas características específicas (verificar o tópico “Os requisitos para o profissional) que devem ser buscadas pelo profissional do lazer e, produzir um texto dissertativo ,abordando a importância destas características na formação e atuação do profissional de Educação Física no referido campo.

A animação cultural: Relacionado diretamente com o trabalho comunitário. Como ferramenta educacional e de entretenimento, oferece inúmeras formas de aquisição do mundo e do conhecimento cultural, seja por meio de formas naturais ou estruturadas de expressão. O campo profissional visa aprimorar as características da existência de cada pessoa por meio da evolução individual e da reflexão sobre os grupos sociais nesse processo, deve-se entender que a arte representa o que as pessoas pensam como arte, e requer um treinamento constante e inúmeras camadas de aprendizagem social para que haja um diálogo para distinguir os outros profissionais. Flexível, enérgico, fácil de interagir com pessoas de todas as idades e grupos sociais, comportar-se verdadeira e naturalmente e ser diplomático em situações de confronto, para que possa controlar completamente as diferentes situações na animação cultural, e diferentes culturas são iguais no mesmo espaço.

É um grande desafio para a formação de um profissional em Educação Física, principalmente se voltada para o lazer, ampliar espaços de formação no interior do seu currículo, possibilitar aos alunos em formação profissional, uma base de conhecimento solida teórica e prática consistente para compreender que lazer enquanto política pública, uma significativa vivencia nos espaços de atuação profissional e a pratica da pesquisa na área do lazer, com isso ampliar novos olhares para uma boa formação na área do lazer. Percebe-se que o esporte tem abordado com muita frequência manifestações artísticas, como teatro, cinema ou literatura. A ligação entre a atividade física e as obras de artes não se limita a temática. Ambas se entrelaçam durante toda a história e se completam a edificação da identidade cultural de quem as apresenta.

Lazer: De maneira geral, percebemos no artigo que, a partir da década de 1990, alguns setores empresariais e algumas organizações no Brasil passaram a estudar em profundidade as novas possibilidades de prestação de serviços à população. Isso levou a uma crescente demanda por serviços no setor de lazer. Grandes parques aquáticos, parques temáticos como o Beto Carreto World, turismo natural e centros culturais começaram a surgir no Brasil. Isso já é comum na América do Norte, Estados Unidos e Canadá, e na Europa, mas no Brasil o setor ainda é muito pequeno, exceto por instituições como SESI e SESC que trazem lazer diversificado em sua estrutura. Com o novo espaço de lazer diversificado, novos profissionais são necessários para se preparar para ajudar os usuários. Por não se tratarem de atividades simples, profissionais qualificados são necessários para melhor atender os participantes para que possam desfrutar com facilidade as atividades de lazer ou entretenimento. A nova atividade exige orientação e planejamento de profissionais preparados, por se tratar de uma forma de lazer mais complexa e diversificada. O conceito de profissionais qualificados na área de lazer não se aplica apenas a parques aquáticos ou temáticos. Na área escolar, os profissionais formados em Educação Física atribuem grande importância ao aprimoramento da área do lazer em seus cursos de formação. Esse tipo de conhecimento aplicado dentro e fora da sala de aula mudou a vida dos alunos e o dia a dia da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com